Há livros que nos veem cair aos mãos como por magia. Não sou amiga de romances, sou daquelas leitoras que torce o nariz aos romances. Contudo, um romance acabou por tornar-se um dos meus favoritos da vida. Foi uma surpresa, daquelas que ninguém consegue prever. Apenas soube automaticamente nas primeiras páginas que Viver Depois de Ti de Jojo Moyes viria a ser o tal. Não demorei muito para apaixonar-me pela Lou, criei logo uma relação de amizade com ela. Se poderia algum dia vir a imaginar que cairia de amores por um romance, nunca na vida.
Como explicar esta história? Tudo nela é incrível. Bato palmas à Jojo Moyes que conseguiu trazer um romance onde o foco principal não era exatamente o romance, mas tudo aquilo que acontece até que o amor aconteça. A forma como a relação das nossas personagens principais evolui, mostrando que por vezes o amor não é apenas num click. Acima de tudo, senti que a escritora quis passar a mensagem de que o amor não é apenas um mundo cor de rosa, que por vezes temos de tomar decisões contra aquilo que o nosso coração diz. Viver Depois de Ti é daqueles livros que nos revolta, terminámos o livro de cara lava – é impossível não chorar, digo-vos já – e com uma dor intensa no peito. Eu chorei, mas também sorri. Para além de ser uma história dura, tem momentos muito cómicos que dão sempre outro ar ao enredo.
Viver Sem Ti de Jojo Moyes
O facto de eu ter gostado deste livro quando nem admiro romances diz muito sobre o livro. É uma história linda, não me canso de dizer isso, mas para além do enredo temos a escrita que é deveras fenomenal. Admiro imenso a escrita da autora, conseguiu cativar-me de forma inexplicável, para além de que a leitura por si só fluí de forma tão simples. Gostei imenso da forma como a autora transmite as emoções até ao leitor. É essencial neste género de livros mais emotivos conseguir transmitir corretamente as emoções para o leitor. Nem sempre é fácil, eu sei, mas a Jojo Moyes tem um talento incrível para tal. Não só neste livro, como nos restantes. Ela conseguiu aquilo que muitos não consegue: transformar uma história fictícia em quase real para muitos.
Toda a fama em volta de Viver Depois de Ti de Jojo Moyes é realmente bem merecida. Podem achar que se trata apenas de mais um romance na prateleira da livraria, mas só mesmo quem lê consegue entender o impacto que este livro pode ter na nossa vida. O ideal seria começar a leitura sem quaisquer expectativas, foi assim que eu comecei e resultou bem comigo. Não criem demasiadas expectativas, deixem-se levar pela história da nossa personagem principal, acreditem que vão surpreender-se. É o meu livro preferido da vida, se ele merece tal lugar, acreditem que é bom. Mesmo bom.
Leave a Reply