Se houve algo na minha vida que decidi mudar foi a forma como me organizava. De momento, se existe algo que definitivamente não pode faltar na minha vida é organização. Apesar de durante muitos anos da minha vida não soube ao certo o que significava bem organização pessoal, agora vivo dependente de diversos métodos de organização. Acabou por ser daquelas resoluções de ano novo que acabou por resultar bem. Hoje em dia não funciono sem um único método de organização que seja. Preciso de ter uma forma ou outra para organizar-me, seja em papel ou digital.
É verdade que durante muitos anos tentei dar uso a uma agenda. Digo-vos que acabava por dar-lhe uso, mas não diretamente de uma forma que me satisfazia por completo. Este ano, bem no início, dei por mim a encarar o drama: uma agenda não funcionava para mim. Depois de logo em Janeiro ter investido numa agenda da Moleskine da Alice no País das Maravilhas. Bom, ao menos tenho mais um caderno bem lindo com os outros. Uma agenda não é para mim, portanto, decidi que estava na altura de ir para o mais simples: meio digital.
Uso o Notion Para Organizar a Minha Vida
Uma das aplicações que veio para revolucionar a minha vida foi o Notion. Mas, eu e o Notion temos uma história deveras engraçada/complicada. No final de 2019 instalei a aplicação em tudo o que tinha em casa: tablet, telemóvel e computador. Instalei, criei uma conta e vi o que era. No dia seguinte já estava a desinstalar porque não via sentido naquilo, demasiado complicado para mim. Entretanto passei a dar uso ao bullet journal, achei que finalmente tinha encontrado o método de organização ideal. De certa forma assim foi, mas não era aquilo que eu precisava a longo prazo, ou até mesmo para quando estivesse com mais trabalho em mãos. O tempo passou, experimentei mil e uma aplicações, nenhuma dava para mim. Claro que estar a pagar também não fazia parte dos meus planos, já tenho imensas subscrições e se desse para poupar uns trocos seria o ideal.
Então, Fevereiro de 2020. O mês que destruiu por completo todas as expectativas que eu tinha para 2020. Bom, Janeiro foi aquele mês que passou a correr para mim, nem senti Janeiro passar. Chegou a Fevereiro e eu deixei de lado tudo, mesmo tudo. Não sei ao certo o que se passou, mas acho que sem querer tomei um comprimido de desmotivação. E como uma desgraça não vem só: começaram a aparecer problemas atrás de problemas. Assim que terminou o mês parecia que tinha vivido três meses num só. Início de Março decidi que iria mudar, o bullet journal já não dava para mim, iria procurar uma ferramenta que ajudasse a organizar toda a minha vida. Então, voltei ao Notion.
“Tem sido a ferramenta de trabalho mais útil de organização nos últimos tempos.”
Realmente tem sido a ferramenta de trabalho mais útil de organização nos últimos tempos. Acabei por usar o Notion para organizar toda a minha vida: casa, trabalho, projetos, escrita, livros, finanças, objetivos, etc. Sinceramente, tem sido muito útil para mim, principalmente na hora de planear/criar conteúdo. Se precisar de anotar uma ideia ou rascunho, faço isso no Notion. Quanto à escrita, também guardo tudo aqui relacionado com as histórias que esteja a trabalhar, ou pretenda trabalhar. Com resumos, sinopses, personagens, ideias, etc. Um dos principais motivos que dou uso ao Notion – e realmente levou-me a instalar em todos os dispositivos – é porque posso anotar uma ideia que surja durante o dia e mais tarde aceder seja no computador ou tablet. Está ali tudo o que preciso a um toque de distância. Outra maneira que dou uso ao Notion, posso até dizer abuso, é para organizar leituras: livros que compro, os que li ou que quero ler, ou até para desafios literários.
Podes ter interesse em ler: 5 Dicas Para Uma Vida Organizada
Admito que ao início torna-se uma ferramenta complicada de trabalhar. Ao início torna-se muito confuso, com tanta informação e comandos para aprender, parece que só nos complica a vida. A melhor dica que posso dar-vos quanto a esse problema é mesmo assistirem a vídeos de como as pessoas usam o Notion. Existe até canais no YouTube que mostram como criar bases de dados, facilmente podem adaptar para vocês. Para quem não tem já um certo método de organização, pode acabar por ser mais um problema, mas novamente procurem vídeos no internet e facilmente vão encontrar um meio que vos facilita a vida.
Como eu já sabia ao certo qual o método de organização que eu queria, bastou criar conforme aquilo que precisava. Demorei algum tempo, mas no final compensou tudo. Uso imensos templates, alguns criados por mim, outros criados por outras pessoas. Se ao início fiquei confusa com a forma como o Notion funcionava, agora acho que a aplicação por si só é o ideal para qualquer criador de conteúdo. Acreditem que assim que começarem a usar a aplicação não vão entender nada, vão ficar confusos e sem perceber nada das diversas funcionalidades. Mas, é preciso algum tempo para aprender.
Como realmente o Notion pode ser útil para a vossa vida?
Como disse acima, o Notion realmente pode vir a ajudar-vos na organização pessoal. Existem imensos modelos onde te ajudam a criar um meio de organização financeiro, ou então para planear uma viagem. O Notion acaba por ser uma ferramenta onde podes organizar toda a tua vida num só espaço.
Porque uso o Notion?
Por enquanto, até agora foi a única ferramenta que encontrei onde posso fazer de tudo e mais alguma coisa. Posso criar tabelas, listas, texto, etc. Tudo numa só aplicação. Antes de começar a usar o Notion como deve ser experimentei imensas, nenhuma delas satisfazia-me por completo. Acabei por ficar-me por esta, pois satisfaz todas as minhas necessidades. Porque haveria de usar mil e uma aplicações, quando o Notion só por si tem o essencial para conseguir organizar de forma simples e prática a minha vida.
Deves usar o Notion como meio de organização?
Sinceramente, é daquelas questões que só tu podes responder. Se não experimentares, nunca saberás. Para mim o Notion resulta muito bem, mas há muitas pessoas que simplesmente não se querem dar ao trabalho. Aliás, não têm tempo ou motivação. Nesse caso, existem outras opções já fabricadas.
Portanto, recomendo claro a que experimentem o Notion, nem que seja por pura curiosidade. Ao início não vão entender nada, eu também fui assim. Só com o tempo, conforme ia explorando a aplicação, dei por mim a ver como poderia dar uso a ela. Fiquei completamente apaixonada, dei por mim a começar de imediato a organizar a minha vida toda aqui. Num único lugar, num único espaço a um simples toque de distância. Para quem tem de criar conteúdo, acho que é uma mais valia. Tem ajudado imenso a mim, acredito que poderá vir a ajudar mais bloggers. Novamente, enquanto não experimentarem, como deve ser, não saberão se é um método de organização que devem ou não inserir na vossa vida.
Leave a Reply