• Skip to main content
  • Skip to left navigation
  • Skip to right navigation
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
  • Literatura
    • Bookstagram
    • Opiniões Literárias
    • Projetos Literários
  • Lifestyle
    • Desenvolvimento Pessoal
    • Organização
    • Produtividade
  • Escrita

The Little Angie

  • Contacto
  • Política de Parcerias

Um Guia Para Maratonas Literárias

Setembro 15, 2018

/ literatura
Eu participo em diversas maratonas, tento ao máximo para participar em todas. Porquê? Primeiro porque gosto de ler em conjunto com mais pessoas, aquele sentimento de partilha é incrível. Segundo, ajuda-me imenso a avançar nas leituras. Contudo, assim que terminam as maratonas eu fico quase sempre com uma ressaca literária enorme. Por que motivo? Eu tento ler sempre o máximo, claro, completar o mais número de desafios. Consigo completar grande parte dos desafios, mas termino a maratona com uma ressaca literária. Porém, isto apenas acontece nas maratonas que não me preparo como deve ser. Como assim? Existe uma forma de se preparar para as maratonas? Existe, e eu vou vos ensinar algumas dicas.
// Antes da Maratona //
– Quando escolher a tbr? 
Assim, para como quase todas as maratonas, é necessário planear uma tbr – lista de livros que se pretender ler durante a maratona. O maior erro que podemos cometer é sem dúvida planear a tbr demasiado cedo. Aconselho a que o façam uns dias antes, no máximo uma semana. Porquê? Porque de uma forma ou de outra aparecem livros que queremos imenso ler, e com a lista já planeada não queremos fazer alterações. Quanto mais em cima da maratona melhor!
O resultado de planear a tbr muito cedo e guardar para depois de a maratona terminar aqueles livros que compras/recebes, é que com o passar do tempo perdes o entusiasmo para os ler e terminam na estante ao lado dos outros que ainda não leste nem sabes quando vais ler. Acontece-me imenso isto, e por mais que eu quero ler os que estão há mais tempo, sinto enorme tentação em ler os mais recentes: acabo por não ler nem uns nem outros. Como mudar isto? Não comprar mais livros até ler todos os que temos em casa. Uma tarefa difícil, mas a única solução.
– O que devo realmente ler?
Ler calhamaços nem sempre é bom. Eu sou aquela pessoa que demora imenso tempo a ler um calhamaço, por isso nunca os coloco nas maratonas. Evito ao máximo colocá-los em projectos com datas definidas. Deixo-os para quando tiver mais tempo, e limito-me a ler livros que sei que não irei demorar muito a ler. Opto por livros com cerca de 300 páginas. O objectivo aqui é ler mais livros, mesmo que sejam poucas páginas. Não ficámos aborrecidos de estar sempre a ler o mesmo, podemos variar e de certa forma sentimos que somos mais produtivos. Outra vantagem: ao ler mais livros ficas a conhecer mais histórias. Só pontos positivos!
– O que colocar na tbr?
Ter uma tbr variada. Com diversos géneros literários, caso te aborreças de ler aquele género podes sempre escolher outro. Nunca faço uma tbr com apenas fantasia ou apenas thriller. Gosto sempre de colocar um romance, um thriller, um young-adult, por vezes até um não-ficção. Diversidade é o essencial para as maratonas. Tenham noção que o objectivo é ler, e por vezes ler pode tornar-se exaustivo.
Os livros de contos podem ser uma grande ajuda nas maratonas. Ultimamente tenho adotado este método. Escolho alguns contos ou livros com menos de cem páginas, para intercalar com as leituras de livros com mais páginas e mais intensos. Ajuda-me a relaxar, e não estou apenas fixada naquele mundo literário. O facto de serem de leitura rápida ajuda-me na produtividade, e sinto-me sempre com mais vontade para ler mais. Ou seja, ler contos ou livros menores vai ajudar a nossa leitura a fluir melhor.
Uma dica que cada vez uso mais é tentar ler continuações durante maratonas. Todas aquelas séries que tenho paradas aproveito para colocar um livro na tbr. É óptimo porque ao ler posso depois despertar o interesse para ler, e quem sabe acabe por terminar a série toda durante a maratona! Recentemente fiz isto para a série de Red Queen e li todos os livros numa questão de meses! Não ficaram anos na estante.  
Para ajudar-vos a entender melhor, decidi fazer uma pequena lista com livros que tenho em conta na hora de fazer a tbr para as maratonas:
– incluir uma continuação
– um livro de leitura rápida (mais ou menos 100 páginas)
– vários géneros literários diferentes
– livro de contos
– um livro que compraste a pouco tempo e queiras muito ler
// Durante a Maratona //
– Ler livros com mais de 350 páginas em maratonas torna-se muito complicado para mim. Portanto evito ao máximo os colocar na minha tbr. 
– Adoro ler mangás, comics, bandas desenhadas, graphic novels, contudo, há muitas maratonas que não o permitem o que acho totalmente errado. 
– Há pessoas que gostam de audiobooks, e acho óptimo para maratonas.
– Tenham sempre uma tbr de reserva caso vos apeteça ler outro livro.
– Participar com amigos na maratona e fazer leituras conjuntas ajudam a ler mais.
– Tenham snacks enquanto estiverem a ler, o ideal é comida saudável para vos despertar e aumentar a concentração e produtividade.
– Caso estejas aborrecido durante a leitura não te sintas culpado por deixar a leitura de lado durante uns momentos. E, não tenhas receio em abandonar leituras e muito menos por não terminares os livros que pretendias.
– Não passes muito tempo dentro de casa a ler, vai dar um passeio aqui podes dar uso ao audiobook e, porque não ler num jardim? Ou, podes ir até uma biblioteca, vai ajudar-te a entrar no mood.
– Não passes muito tempo nas redes sociais. Quando estou a participar numa maratona eu gosto de utilizar apenas pausas de 10/15 minutos para entrar nas redes sociais e procurar um pouco mais de inspiração para continuar a ler.
– Não ler na cama, porque vais cair na tentação de dormir. É bom fazer uma pequena sesta e recarregar as energias, mas se passares o dia na cama a ler vais sentir-te cansado e dormir mais do que deves não vai ajudar na hora de ser produtivo. Com isto, aconselho a não se deitarem tarde apenas para ler. Deitem-se cedo e acordem mais cedo. Dormir é essencial durante as maratonas.
Está aqui o meu género de Guia Para Maratonas Literárias. São tudo dicas que uso e sei que de certa forma resultam, pelo menos comigo. Participar em maratonas é muito bom, mas nunca coloquem demasiada pressão em cima de vocês. Cada vez que o faço termino as maratonas com um sentimento enorme de vazio e cansaço. Ler o que queremos e podemos, sem pressões. Ler não é uma obrigação, pelo contrário.
Digam-me abaixo que dicas ou truques costumam utilizar durante as maratonas? Como fazem para ler mais durante as maratonas? Por que motivo participam em maratonas literárias?
Entretanto, caso estejam interessados convido-vos a dar uma vista de olhos na minha maratona de Outono. Para verem a publicação da maratona basta clicarem aqui!

Share this post

Categories: Literatura

Mais Artigos Neste Blogue

Um Mais Um – A Formúla da Felicidade de Jojo Moyes

Happily Letter After de Penelope Ward e Vi Keeland

Os Meus Objetivos Literários Para 2020

Prev
Literatura | Treze Más Histórias para Adormecer – Ana Cláudia Dâmaso
Next
Literatura | A Ilha dos Segredos – Nadia Marks
Next Post Literatura | A Ilha dos Segredos – Nadia Marks

Reader Interactions

Comments

  1. Angie says

    Setembro 22, 2018 at 15:50

    De certa forma tenho adotado o mesmo método, gosto sempre de fazer uma tbr pequena, mas saber o que tenho de ler e sentir uma certa segurança de ter um plano. Mas, sem dúvida que ler o que nos apeteça é o melhor numa maratona!

    Obrigada pela tua visita, beijinhos <3

    Responder
  2. Angie says

    Setembro 22, 2018 at 15:49

    Antes eu também não conseguia terminar tanto livro em tão pouco tempo, mas à medida que participava em mais maratonas e lia mais, o meu ritmo de leitura aumentou e agora consigo ler 5/6 livros quase por semana. Mas se forem calhamaços a história já muda!

    Obrigada pela tua visita, beijinhos <3

    Responder
  3. Mariana Leal says

    Setembro 16, 2018 at 11:18

    Também gosto muito de participar em maratonas mas, recentemente, tenho alterado a forma como organizo a minha TBR: vou lendo os livros que me apetece e depois vou encaixando nas categorias 😀 É certo que assim é menos provável completar a maioria dos desafios, mas divirto-me muito mais 🙂

    Responder
  4. Little Wonderland says

    Setembro 15, 2018 at 14:46

    Nunca participei numa maratona literária pela simples razão de eu demorar imenso tempo a ler um livro. Não consigo arranjar tempo ou vontade todos os dias para ler, por mais que adore livros, haha. Para além que gosto mesmo de ler ao meu ritmo. 🙂 Mas gostei imenso do post, é muito útil para quem participa nestas maratonas!
    Fiquei a seguir o blog. 🙂
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    Responder

Leave a Reply Cancel reply

@Instagram

Gostos não se discutem, mas partilham-se.⁣ ⁣ Gostos não se discutem, mas partilham-se.⁣
⁣
Faço críticas literárias desde 2016. Por norma escrevo todas as minhas opiniões no GoodReads, algumas acabam por ir para o blogue ou então para o Instagram.⁣
⁣
Faço-o por puro prazer e porque gosto de falar sobre o que leio. Acho que quando se trata de discutir opiniões sobre livros temos sempre uma boa dose de discussão. Mas, claro, há sempre algumas exceções.⁣
⁣
Eu não gostei de ler "Verity" de Colleen Hoover. Partilhei aqui no Instagram a minha opinião, assim como no GoodReads. Posso dizer que nunca vi tanta gente revoltada por uma simples opinião. Lá de vez em quando, lembram-se de mandar-me uma mensagem de ódio a dizer que eu não sei o que é boa literatura.⁣
⁣
Só queria passar a informação de que é completamente normal não gostarmos de um livro que todos gostam. Acreditem, vocês não são o problema, assim como quem gostou não é o problema. Não podemos ser todos iguais, logo não podemos gostar todos do mesmo.⁣
⁣
Portanto, aceitem que não vamos gostar todos dos mesmos livros, assim como não vamos ter todos as mesmas opiniões.⁣
⁣
Por isso, deixem-se de mandar ódio a quem não gosta dos vossos livros favoritos.⁣
⁣
#readmore #booksarelife #readmorebooks #readersofig #bookrecommendations #bookstack #bookstagrammers #bookworms #Bookhaul #lovetoread #bookstagramph #instabookstagram #booksph #booksaremylife #booksarelife #bookhoarder #booksaremagic #booksandtea #whattoread #bookblogging #bloglogiaig #hmbookgang #instabookclub #instabooklovers #instabookgram #bookstagramsofportugal #bookseverywhere #bookstagramportugal #bookstagrammademedoit #bookstagramming
Os próximos thrillers que vou ler são... thrille Os próximos thrillers que vou ler são... thrillers escritos por mulheres (claro!)⁣
⁣
Este ano comecei o ano a ler mulheres. Por acaso calhou, mas é um dos meus objetivos faz alguns anos: ler cada vez mais livros escritos por escritoras. Comecei pelo meu género preferido e também para o meu desafio #MaisThrillersMaisMulheres que será um dos meus focos principais para 2021.⁣
⁣
Entretanto comecei já um destes livros, será que conseguem adivinhar qual deles é? Digo-vos que estou a prever uma leitura de cinco estrelas. ⁣
⁣
Qual será a vossa próxima leitura?⁣
⁣
#keepreading #bookclubs #bookwormlife #booknook #booksta #booksharks #bookreading #booklist #thrillerbooks #fictionbooks #fortheloveofbooks #whatimreading #bookcollector #booknerd #bookworld #bookalicious #bookaddiction #bookaddicts #bookaddicted #bookworms #readingisfundamental #bookrecommendation #bookaesthetic #bookshelves #readabook #readmore #bookstagramportugal #hmbookgang #bloglogiaig
Opinião Literária de "Amigo Imaginário" de Step Opinião Literária de "Amigo Imaginário" de Stephen Chbosky⁣
⁣
Sabem aqueles livros que vos dizem tudo e mais alguma coisa? Comecei esta leitura a medo, puro medo. Sentia que novamente estaria a cair na armadilha de "mais hype que qualidade". Após ter lido o primeiro livro do autor - um livro bem aclamado pela crítica que teve direito a adaptação cinematográfica - e de certo modo não ter gostado, estava de pé atrás com este novo livro.⁣
⁣
O tamanho por si só assusta. É um calhamaço que intimida qualquer um. Porém, tenho de dizer-vos de antemão que vocês quando começarem a ler nem vão dar pelas páginas a voar. A história é tão envolvente e com uma escrita tão fluída que o próprio leitor vê-se a entrar na história logo nas primeiras páginas.⁣
⁣
Posso dizer-vos que este livro foi uma completa surpresa para mim. Com um enredo que só motiva o leitor a ler mais, personagens com segredos obscuros e um segredo por desvendar. Porquê? Como? O quê? Queremos ler rapidamente para desvendar como será o final de "Amigo Imaginário", mas assim que o leitor chega ao final do livro termina com o coração cheio e com uma enorme vontade de reler novamente o livro.⁣
⁣
Se recomendo este livro? Quem seria eu se não recomendasse uma das minhas maiores surpresas literárias de 2020? Considero-o uma leitura quase obrigatória para os fãs de fantasia, horror, paranormal, thriller e mistério.⁣
⁣
#keepreading #bookclubs #bookwormlife #booknook #booksta #booksharks #bookreading #booklist #thrillerbooks #fictionbooks #fortheloveofbooks #whatimreading #stephenchbosky #bookcollector #booknerd #bookworld #bookalicious #bookaddiction #bookaddicts #bookaddicted #bookworms #readingisfundamental #bookrecommendation #bookaesthetic #imaginaryfriendstephenchbosky #readabook #readmore #bookstagramportugal #hmbookgang #bloglogiaig
Qual foi ou será a vossa primeira leitura de 2021 Qual foi ou será a vossa primeira leitura de 2021?⁣
⁣
A primeira leitura de 2021 já cá conta. Para além de que já comecei uma segunda leitura. De momento estou a ler livros que me apetecem, ou seja, ando a ler na maioria thrillers.⁣
⁣
Este ano disse a mim mesma que ia ler mais do que gosto do que ler às cegas, optei por este ano ir atrás do prazer da leitura e dos géneros que me aquecem o coração. Por isso, comecei o ano a ler um thriller escrito por uma mulher. Não foi um livro incrível, mas não foi mau.⁣
⁣
Como o livro não me encheu as medidas apostei novamente noutro thriller e mais uma vez escrito por uma mulher. Será que a segunda leitura de 2021 será melhor que a primeira?⁣
⁣
Contem-me quais são os vossos planos e objetivos para 2021?⁣
⁣
#keepreading #bookclubs #bookwormlife #booknook #booksta #booksharks #bookreading #booklist #thrillerbooks #fictionbooks #fortheloveofbooks #whatimreading #readingnook #bookcollector #booknerd #bookworld #bookalicious #bookaddiction #bookaddicts #bookaddicted #bookworms #readingisfundamental #bookrecommendation #bookaesthetic #readabook #readmore #bookstagramportugal #hmbookgang #bloglogiaig #maisthrillersmaismulheres
Opinião literária de "Kill Creek" de Scott Thoma Opinião literária de "Kill Creek" de Scott Thomas.⁣
⁣
Mas que livro. As minhas expectativas para "Kill Creek" eram altas, digo-vos que ando de olho neste livro faz algum tempo. Demorei imenso tempo a terminar a leitura por um simples motivo: não queria que a história terminasse.⁣
⁣
"Kill Creek" conseguiu ganhar um lugar especial no meu coração, tornou-se rapidamente num dos meus favoritos do ano. Scott Thomas tem um talento peculiar para descrever momentos sobrenaturais e admito que diversas vezes senti que não estava sozinha no quarto.⁣
⁣
Ao início pensei que seria uma história que apenas se iria passar dentro de uma casa assombrada, mas foi muito além de só isso. A história foca-se na casa, mas com um detalhe: explora os medos mais bem guardados dos personagens.⁣
⁣
E falando em personagens, digo-vos que tenho uma personagem favorita: Moore, claro! Achei que todas tiveram um papel fundamental para o desenrolar da ação, cada passo que davam ou pensamento mais tarde via-se que fazia sentido para o avanço da narrativa.⁣
⁣
O toque mais especial e mais importante desta história é a forma como as personagens vão mudando ao longo do tempo. Quando são confrontados com os seus maiores medos, quando a dor é tanta que são capazes de tudo.⁣
⁣
"Kill Creek" foi uma boa surpresa. Faltou qualquer coisa, não sei ao certo, houve momentos que pareciam repetitivos e outros que achei demasiado dramáticos. Não deixou de ser uma excelente leitura, recomendo muito este livro. Principalmente pelo plot twist no final que deixo o leitor em choque.⁣
⁣
#killcreek #scottthomas #euamolivros #greatbooks #readingiscool #booksaremagic #booksaremylife #bookpile #bookpassion #readreadread #bookishpost #booksonbooks #bookishlife #beautifulbooks #totalbooknerd #greatreads #readingislife #beautifulbooks #whattoread #readersofig #booksofig #readmorebooks #alwaysreading #bookhoarder #booktography #readabook #bookaesthetic #bookstagramportugal #hmbookgang #bloglogiaig
4 Razões Pelas Quais Precisas de Ler os Livros de 4 Razões Pelas Quais Precisas de Ler os Livros de Cara Hunter (em especial o livro "Sem Saída")⁣
⁣
Sou grande fã da autora, desde que li o seu livro "Perto de Casa" que se tornou uma das minhas autoras preferidas de policiais. Este terceiro livro superou por completo todas as minhas expectativas. Sem dúvida alguma que foi uma das minhas leituras preferidas deste ano.⁣
⁣
Por isso, eis aqui 4 razões pelas quais deves ler os livros da escritora Cara Hunter:⁣
⁣
1. São sempre livros que assim que começámos a ler não queremos parar. A escritora possui um talento incrível para captar a atenção do leitor logo no primeiro capítulo.⁣
⁣
2. A escrita que é simples e direta, sem precisar de muito para mostrar os cenários mais duros ao leitor. Cara Hunter sabe exatamente como passar o que vai na sua mente para as páginas do livro e depois diretamente para o leitor.⁣
⁣
3. A autora incentiva o leitor a criar as suas próprias teorias. Ela dá-nos pistas de quem será o culpado, mas também gosta de brincar com o leitor: a páginas do fim quando achámos que desvendámos o crime, a autora mostra que erramos completamente nas nossas suposições. O leitor não se sente enganado, sente-se sim deslumbrado pela mente incrível da autora.⁣
⁣
4. Em todos os seus livros a autora partilha um género de recortes de jornais, algumas partilhas de opiniões em fóruns na internet. Acaba por ser um toque extra, vemos ali a maldade das pessoas, a tirarem as suas próprias conclusões online, sem realmente saberem o que se passou e muitas vezes atrás de perfis falsos.⁣
⁣
Policiais que vão dar-te boas horas à caça do culpado. Num par de horas vais ter terminado este livro, e sabes que mais? Vais querer o próximo logo. "Sem Saída" superou tudo, com um enredo duro e de deixar o leitor ansioso para descobrir a verdade. Eis aqui uma escritora que sabe perfeitamente como eu gosto de um bom policial.⁣
⁣
Se ainda não leram esta autora, nem sabem exatamente o que perdem. Se fosse a vocês ia a correr comprar os três livros já traduzidos para português da autora.⁣
⁣
#readmore #booksarelife #readmorebooks #readersofig #bookrecommendations #bookstack #bookstagrammers #bookworms #Bookhaul #lovetoread #bookstagramph #instab
Siga no Instagram
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
  • Home
  • Categorias
  • Alguém Disse Crime
  • Contacto
Copyright © 2021 The Little AngieBack to Top
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.Ok