Ouvia falar do Scribd tanto que finalmente decidi experimentar este serviço que diz revolucionar a vida dos leitores. Desde da primeira vez que ouvi falar deste serviço fiquei de pé atrás. Uma aplicação paga que oferece e-books e audiobooks, vale a pena? Ora, nada que experimentar para ver, correto? Assim fiz, atirei-me de cabeça e experimentei o primeiro mês grátis de Scribd. Vale a pena? Não vale? É dinheiro bem investido? Dinheiro desperdiçado?
Quando decidi investir nesta aplicação o principal motivo foi sem dúvida os audiobooks, sou fã deste formato de literatura porque gosto de ouvir quando estou deitada ou a fazer as tarefas domésticas. Consigo concentrar-me bem no que estou a ouvir e não me faz qualquer impressão este formato de leitura. Não é um género que consuma todos os dias, apenas quando me sinto um pouco mais cansada e não me apetece estar realmente com um livro a ler. Tenho preferência para audiobooks mais técnicos, ultimamente tenho-me virado para audiobooks de desenvolvimento pessoal.
Agora a questão: vale a pena? Quais as vantagens? Desvantagens?
É um serviço pago, pode parecer uma desvantagem, mas mesmo assim acaba por sair mais em conta do que comprar os livros físicos. Existem alguns títulos em português, porém, não é uma seleção grande e atualizada, eu prefiro usar para livros em inglês que ainda não foram publicados cá. Podem usufruir o primeiro mês grátis, caso não gostem do serviço podem sempre cancelar, sem qualquer problema. Podem usar cartão de crédito como método de pagamento ou PayPal, pena não existir mais métodos de pagamentos acessíveis a todos, acredito que isso faria com que mais pessoas aderissem ao serviço.
O Scribd procura ser um género de Netflix dos livros. Sem dúvida que se trata de um serviço que transforma a vida das pessoas, contudo, não é uma aplicação obrigatória e essencial para todos os leitores. Qualquer leitor passa bem sem ter um serviço deste género, há sempre milhares de livros para comprar ou para requisitar na biblioteca mais próxima de vocês. Eu quis experimentar o serviço e rendi-me porque é prático, não preciso comprar diretamente cada livro que quero ler (se não gostar do livro no fim não me arrependo de ter gasto dinheiro com ele!), não preciso esperar que chegue a casa e acima de tudo, posso ler em qualquer lado sem ocupar muito espaço – abrir a aplicação no telemóvel, tablet ou computador e está a andar! Para além disto: existem sempre títulos recentes na aplicação, qualquer livro que esteja a sair fica bem rápido disponível no Scribd.
Para mim, que gosto de ouvir audiobooks é realmente um bom investimento, para quem não admira este género de literatura não sei se é bom investimento. Tem muitos e-books, a maioria dos livros está disponível no formato de e-book e audiobook, mas mesmo assim não sei se compensa. Tenho lido alguns e-books, gosto do formato que nos é apresentado. Porém, acredito que a maioria das pessoas que procura este género de serviço vai mesmo à caça dos audiobooks, tenho-vos a dizer que os que tenho ouvido fiquei bem feliz, o narrador é muito bom – varia de livro para livro o narrador, por vezes chega a ser o próprio autor, – podem mudar a velocidade da reprodução consoante o que preferirem.
Para mim, é daquelas aplicações quase fundamentais, facilita-me imenso a vida, dou por mim quando estou aborrecida a abrir a aplicação e ler um bocadinho. Sei que posso ler seja no computador, no tablet ou no telemóvel que nunca perco a leitura. São cerca de 8 € se não estou em erro, para durante um mês com e-books e audiobooks ilimitados, se bem que desconfio que não seja bem assim, acho que chega a um certo número e alguns títulos deixam de estar disponíveis até renovar a fatura. Mas, para mim, deu perfeitamente para usufruir da aplicação durante o mês grátis da melhor forma, e claro que renovei. Assim que me aborrecer cancelo a subscrição, mas por enquanto tem sido uma mais valia para os tempos mortos do dia.
Leave a Reply