Sendo que fez um ano desde que entrei oficialmente no mundo do trabalho dei por mim a dar de caras algumas vezes com pessoas em estado de burnout, sejam elas colegas de trabalho ou clientes. Porque andamos tão exaustos? Eis a grande questão que tem sido feita por imensas pessoas, principalmente por aquelas que mantém um trabalho e chegam a casa trabalham ainda mais. A resposta a isto pode vir a ser bem simples: estar num trabalho que não nos agrada, estar num ambiente que nos deixa desconfortável no trabalho, não superar as expectativas, etc. Burnout é o tema principal deste livro, onde a escritora Vânia Castanheira de forma simples e direta, explica como deixou-se cair num estado lastimável e de que forma conseguiu sair dele, ajudando os leitores a evitar cometer os mesmos erros.
Começo por tentar explicar pelas palavras da autora Vânia Castanheira no livro o que significa o tal de burnout: o burnout é considerado como físico «o cansaço e emocional que leva a uma perda de motivação para o trabalho, o qual pode evoluir até ao aparecimento de sentimentos de inadequação e de fracasso. E é caraterizado por três dimensões: sentimento de esgotamento, envolvimento com o emprego e redução da eficácia pessoal.»
«Quantas vezes acordou de manhã já cansado?»
Nos tempos que correm não é fácil ser-se completamente feliz no trabalho ou pelo menos estar satisfeito com ele. Nem sempre temos a sorte de calhar num emprego que nos encha as medidas. Por vezes o ambiente que nos rodeia pode ser tão negativo que nos coloca diretamente em baixo. Ser feliz no trabalho, mesmo que não seja o trabalho que tanto sonhámos, pode vir a ser possível com algum esforço. A escritora destaca à importância de cuidar do nosso corpo, tratar bem de nós mesmos. Desta forma o nosso desempenho e pensamentos mudam de negativos e cansados para positivos e cheios de energia. A forma como levámos o nosso dia tem impacto em tudo, desde o nossos sistema digestivo aos nossos pensamentos. Alterar para um estilo de vida mais saudável, pode ser a chave para que grande parte dos nossos problemas se resolvam.
Podes gostar de ler: 7 Atitudes Que Vão Mudar A Tua Vida Num Ano
A própria escritora usa a sua história como exemplo. Passou de andar cansada e sem tempo para nada, para conseguir ter tempo para dar e vender. A forma como precisou ficar doente para abrir os olhos e perceber que não estava a dar o melhor rumo à sua vida. O trabalho é importante, mas mais importante somos nós e a nossa saúde mental. Apesar de que no início pensava que a escritora nos daria uma fórmula típica do “anda de emprego em emprego até encontrares o certo”, mudei logo de forma de pensar. Podemos dar a volta por cima, pegar no que temos e fazer com que dê certo. Claro, há exceções, empregos que são tóxicos, que nos drenam toda e qualquer energia, não valem a pena. É importante, e destaque para o importante, manter sempre a nossa saúde mental em primeiro lugar.
«A vida é vivida a correr e acabamos por procurar o prático e que dê prazer imediato.»
Porque andamos tão exaustos? é um livro que nos dá dicas de como podemos evitar cair num burnout, a importância do auto cuidado bem como a importância de ouvir aquilo que o nosso corpo nos tenta dizer. Sem palavras complicadas ou truques que precisemos de ir à lua e voltar, ou rezar aos mil deuses, Vânia Castanheira conta como pegou nestas dicas e mudou a sua vida como também a vida de muitas mulheres. Os motivos pelos quais o burnout não deve ser desvalorizado por ninguém, pois realmente é cada vez mais comum nas pessoas que trabalham constantemente sem qualquer pausa para cuidar de si. Um dos melhores livros de autoajuda para se ler nestes tempos que correm.
Leave a Reply