Sendo eu grande fã de terror, quando sei que há no mercado um livro relacionado com uma lenda, corro para o ler. Se há algo que chama a minha atenção são lendas assustadoras. Adoro mais ainda quando decidem adaptar essas tais lendas para histórias de terror. Uma das lendas que mais me aterroriza, pelo menos em filmes, é a lenda do tall man. Bom, a história por detrás da lenda é tão assustadora e consigo pensar em duas ou três histórias que poderiam ser incríveis se fossem bem adaptadas. Cheguei a ver diversos filmes com base nessa mesma lenda, um deles muito bom e que ficou um favorito. Portanto, podem imaginar a minha felicidade assim que ouvi falar deste livro O Homem nas Sombras de Phoebe Locke. As minhas expectativas estavam no máximo, finalmente teria um livro com uma das minhas lendas preferidas, uma das mais assustadoras. Tinha tudo para correr bem, correto?
O Homem dos Sussurros de Alex North
Pois, de facto tinha tudo para correr bem, apesar do meu plano ter sido um completo tiro no pé. Com o passar do tempo depois de adquirir o livro perdi meio que o interesse por ele. A verdade é que quase esqueci dele, até que um dia destes estava a arrumar a estante e dei de caras com O Homem nas Sombras. Sem pensar demasiado no assunto, decidi que estava finalmente na altura de ler este livro. De certa maneira tinha o pressentimento de que adoraria o livro. Novamente, não correu como planeado. A parte positiva foi que o li num dia, é daqueles livros que se consegue ler num par de horas, a história não exige muito do leitor. As expectativas estavam bem altas para ele, na minha cabeça isto teria tudo para ser uma história incrível, mas algo correu mal. Demorei para conseguir ganhar interesse pelas personagens bem como pela narrativa. A escrita de Phoebe Locke tinha algo que me fazia ter de parar diversas vezes para aliviar a mente.
Sem dúvida que se trata de um livro de leitura fácil, com algumas pausas conseguimos ler este livro num dia. A história não é assim tão aterradora como esperava que fosse. Não considero uma escrita muito fluída, até porque senti-me muitas vezes cansada por estar a ler. As personagens não são cativantes, achei muitas personagens um pouco infantis e sem qualquer personalidade. Sem dúvida que não são o tipo certo de personagens que devem protagonizar um livro assustador. É certo que O Homem nas Sombras de Phoebe Locke tem uma certa vibe mais assustadora. Um dos aspetos que mais gostei particularmente na história foram os eventos do passado, por outro lado, os eventos presentes não eram assim tão cativantes.
The Family Upstairs de Lisa Jewell
Na minha opinião a escritora teve uma ideia incrível, isso não posso discordar, mas não soube como dar-lhe asas. Havia tanto lado para pegar nesta história e transformá-la numa narrativa tão aterradora. Sinto que faltou algo no livro para que fosse realmente incrível e assustador. Sério, com uma premissa destas dava para fazer um livro magnífico que facilmente chegava aos topos de vendas. O Homem nas Sombras não é assim tão assustador como dá entender, com muita pena minha.
Contudo, não se trata de um livro mau, considero-o mais uma história que não foi bem explorada. Mesmo assim dei-lhe uma classificação de três estrelas, consegui gostar mais do final do que esperava no decorrer da leitura. Houve mistério, não muito é certo, mas o pouco que houve deu para criar uma boa atmosfera para o final. Além do mais, a autora soube como relacionar o passado com presente, para no final conseguir haver aquele click, apesar de pequeno.
Com muita pena minha que O Homem nas Sombras de Phoebe Locke não foi aquilo que realmente esperava e precisava. Não o considero o melhor do género, consigo recomendar-vos outros que facilmente ficam à frente deste. Mas, compreendo que não seja assim tão fácil escrever histórias de terror, quando temos imensas por aí que brilham na literatura e nos grandes ecrãs. Para além de que existem mil e uma histórias à volta desta lenda do tall man, destacar-se no meio desta maré é complicado. Por isso, não deixo de demonstrar grande apreço pela forma como a autora conseguiu ter uma ideia diferente do que estamos habituados a ver sobre o tall man, seja nas grandes telas ou em livros. A ideia era boa, não foi bem aproveitada, infelizmente. Mas, esteve lá perto.
Leave a Reply