Um livro vencedor do The Man Booker Prize 2018, automaticamente as expectativas sobem. Milkman estava no radar de todos, sendo um êxito lá fora, assim que chegou às livrarias portuguesas todos esperavam o mesmo sucesso. Durante longos meses ansiei a tradução deste livro, optei por não ler em inglês, sentia que não me iria dar bem. A verdade é que este livro de Anna Burns não é fácil de digerir, é daqueles livros densos e com uma escrita mais desafiante. Trata-se de um livro que tanto pode ser um favorito, ou completa desgraça. As opiniões dos leitores portugueses estão dividas: será Milkman assim tão bom?
Visto que este livro é nos contado em forma de fluxo de consciência, seguimos os pensamentos da personagem principal que muitas das vezes vão de a para z num abrir e fechar de olhos. Pode tornar-se deveras complicado acompanhar o raciocínio. Honestamente, este tipo de escrita não é a minha praia, posso até dizer que as primeiras cem páginas li a correr, a leitura fluiu lindamente, mas depois cansei-me da forma como a personagem pensava e descrevia os acontecimentos. Na minha opinião, ler este livro é quase como um desafio, se não gostam de leituras pesadas e mais densas, certamente este livro não vos irá agradar por completo. Eu admiro este tipo de livro, a sinopse de Milkman pareceu-me logo um livro que poderia vir a gostar, não foi o que aconteceu.
Acho que vais gostar de ler Ask Again, Yes de Mary Beth Keane
Se por um lado li metade do livro (nem tanto talvez) numa correria, a segunda metade foi muitíssimo complicada de terminar. Dei por mim a andar com este livro para trás e para a frente, ora lia umas vinte páginas, ora apenas conseguia ler um parágrafo. Sem dúvida que não ajudou o facto de que os capítulos eram enormes, não havia uma separação para nos dar uma breve pausa, assim como os parágrafos eram enorme. Sendo que muitas personagens nem tinham nome específico, isso era apenas mais um ponto negativo para tornar a leitura mais aborrecida. Devo admitir que me perdi imensas vezes durante a leitura, tive de fazer quase um pequeno resumo para saber quem era quem.
De certeza que eu teria gostado mais deste livro que o tivesse lido anos mais tarde. Neste momento procuro leituras de ficção mais dramáticas, com algo mais para dar. Milkman de Anna Burns cansou-me, ao nível de deixar-me com uma ressaca literária. Não que seja um livro mau, o seu enredo acaba por causar certo impacto no leitor, é um caso de assédio que até nos arrepia. Mas, admito que existem livros melhores. Não questiono se merece ou não o prémio que recebeu, se o recebeu é porque provavelmente o mereceu. Contudo, não posso negar de que este livro tem imensas partes de narração que poderiam ser excluídas, não acrescentam nada de específico ao leitor.
Compra Milkman de Anna Burns em Wook.pt!
Acima de tudo não vos posso dizer que este livro seja mau, acreditem que não o é de todo. Apenas não foi aquilo que esperava e não conseguiu superar as minhas expectativas. Dei por mim a acreditar que encontraria neste livro um favorito para a vida, porém acho que acabei por encontrar apenas uma desilusão. Gostava de ter encontrado algo mais, gostava de ter me surpreendido com este livro. Infelizmente não foi o caso, não consegui gostar das personagens, assim como a escrita não foi nada de espetacular. Acredito que merece destaque e ser lido, mas devemos o ler com a consciência de que nem todos podemos gostar do mesmo.
Leave a Reply