Vou começar esta opinião por agradecer à escritora por ter entrado em contacto comigo para eu ler o seu livro e partilhar a minha opinião convosco. Honestamente, este ano não tenho lido assim tantas obras de escritores mais recentes como o ano passado. Tenho acabado por explorar outros géneros literários que em Portugal não são assim tão explorados. O livro da Filipa Tadeu é fantasia, e apesar de não ser o meu género literário preferido, decidi dar-lhe uma oportunidade. Sendo eu uma pessoa que pouco ou nada de fantasia lê e que quando finalmente decidi ler fica à espera de algo que a surpreenda, é realmente complicado eu deixar-me encantar por um livro deste género. Apesar de tudo eu li a sinopse e pela sinopse pareceu-me que seria um livro do qual eu acabaria por gostar, portanto, sem medos lá comecei a leitura do primeiro livro da autora.
Ao ler o livro eu senti uma certa ligação com a história, não vos sei explicar ao certo, mas eu realmente senti-me ligada às personagens e ao enredo. Não fiquei aborrecida durante a leitura, não houve aquele sentimento de querer tirar um tempo da história, de querer descansar da leitura. Normalmente os livros de fantasia deixa-me cansada, com tanto detalhe e informação para assimilar. Na minha opinião a história está bem construída, claro que a autora pode melhorar um detalhe ou outro, mas isso são aspetos que acabamos por melhorar com o tempo e quanto mais tempo passamos a escrever um livro ou saga, melhor ela acaba por ficar. São erros comuns de primeiro livro, e é completamente normal.
Posso admitir que me surpreendi, tinha algumas expectativas para o livro, mas não as tinhas muito altas porque eu sei como sou com fantasia. Ou gosto logo, ou então nem consigo terminar o livro. Infelizmente e devido ao trabalho e tudo mais, não o consegui terminar num par de dias, a leitura fluía lindamente, mas como tinha pouco tempo acabava por fazer a leitura às partes. Se tivesse mais tempo livre acredito que o teria lido no máximo em dois dias. A escrita da Filipa facilita imensa a leitura, outro fator que dei imenso valor porque não senti que a história fosse muito maçadora. As descrições acho que é algo que a autora pode vir a melhorar, acrescentar um ou outro detalhe mais explícito, seja em cenários ou até personagens. As descrições ajudariam imenso na altura de distinguir algumas personagens. Faltou ali qualquer coisa quando havia a mudança de narrador, portanto algo que a autora deve ter em mente para o próximo livro. Com o tempo isso aprende-se, com o tempo melhora-se.
Um enredo cheio de aventura e mistério, mantém um certo ritmo o que torna toda a leitura mais viciante. Rimos, chorámos, divertimo-nos a ler. A escritora trouxe um livro com boas personagens, com as quais nos identificamos. Senti que algumas personagens não tinham assim uma personalidade definida, senti falta novamente de mais detalhes e descrições. Se fosse eu a escrever o livro, tiraria algumas personagens. Sou daquelas pessoas que acaba por preferir menos personagens e mais ação/conflitos. Porém, até ficou bem assim, acabámos por gostar um bocadinho de todas as personagens.
Acho que é um livro bom para quem está a entrar no género literário da fantasia, não é demasiado pesado e tem uma história bem envolvente. Pode parecer um livro enorme, não se assustem com o tamanho dele, a verdade é que a leitura passa a voar. Somos levados para um mundo completamente diferente e com personagens que estabelecemos logo laços de amizade e carinho. O melhor mesmo é avançar na leitura sem ler sinopse e sem ter nenhuma expectativas, comecem a ler de mente vazia e aproveitem cada detalhe e momento desta grande história.
A autora pode ainda melhorar a história, e sei que o próximo livro será ainda melhor. É preciso ter noção que este tipo de livros acabam por tornar-se mais do mesmo a certa altura que o autor não tiver o cuidado de inovar. Existem alguns clichés no livro, momentos que já li demasiadas vezes em vários livros. É preciso ter muito cuidado, pois para muitos leitores isso quebra logo o momento de leitura. As descrições, mesmo muita atenção e as personagens devem ter sempre um ou outro detalhe que as distingue.
Leave a Reply