Antes de mais, quando acharem que a nossa sociedade está a evoluir relativamente quanto aos direitos das mulheres, lembrem-se deste momento: estava eu à procura de novos livros para ler, encontrei por acaso Ganhar Asas e Voar de Melinda Gates. Num comentário vi uma mulher a referir-se à Melinda como a mulher do Bill Gates. Não sei se é apenas a mim que isto faz-me confusão, mas sempre que uma mulher ganha o rótulo de mulher do, deixa-me deveras incomodada. Se não estão de todo familiarizados com a Melinda Gates ela é das mulheres mais fantásticas da nossa atualidade. Feminista, empreendedora, criadora de diversas causas e mãe. Foi incrível ver o percurso de Melinda Gates até descobrir o seu propósito.
A história dos detrás da autora é incrível, a forma como ela andou por todo o lado a ver de perto a pobreza, dor e sofrimento. Como quis ter impacto na mudança da vida de imensas comunidades. Sendo Melinda Gates privilegiada, tanto ela como o marido conquistaram tantos feitos, entretanto aparece o primeiro filho e ela pensa: devo ficar em casa e ser mãe, ou trabalhar? A sua opção foi cuidar da criança, até que percebeu que não se dava assim. Acompanhámos a vida dela entre as diversas gravidez, como ela lida com tudo e como ela própria decidiu quando queria ou não queria engravidar. Sendo assim, o primeiro passo para ela ver que os métodos de contraceção são fundamentais e essenciais a todas as mulheres. Nós mulheres, todas nós, devemos ter a oportunidade de decidir quando queremos ou não engravidar. Temos o direito de nos proteger.
Convido-te a leres: 5 Livros Feministas Para Oferecer
É uma das lutas da Melinda Gates, assim como tantas outras que ela fala durante este livro Ganhar Asas e Voar. O ponto fulcral deste livro é o feminismo, na minha opinião trata-se de um manifesto feminista. Honestamente, não estava de todo de à espera de o livro vir a tornar-se tão interessante. O mais importante são as experiências pelas quais a autora passa, pelo menos foi a minha parte preferida, ver por outros olhos o que se passa pelo mundo fora. Acabou por ser um pouco diferente do que esperava, mas o facto de ser um livro cheio de emoções e experiências, tornou a leitura especial. Porém, existiram algumas partes mais biográficas que fugiram completamente ao meu interesse.
Sem dúvida alguma que recomendo este livro, Ganhar Asas e Voar de Melinda Gates é um livro cheio de inspiração. Não excedeu as expectativas, talvez por de certo modo já ter uma noção do trabalho de Melinda Gates pelo mundo fora. Sem dúvida que fazia falta este livro nas nossas livrarias portuguesas, muito bom e acima de tudo: importante. Uma leitura que marca a diferença e que nos muda. Mais um livro feminista que todos precisam ler.
Leave a Reply