Foi um livro que desde do início não tive grandes expectativas para ele, acredito que por isso consegui gostar tanto da leitura. Acho que se o livro não tivesse sido escolhido para o #NetBookClub eu nunca iria o ler apenas pela sinopse. Há muito mais para além desta sinopse. Acreditem que vale a pena dar uma oportunidade a esta história, que bem podia ser uma grande história de amor.
É um livro inspirador e acima de tudo, intenso (muito, na minha opinião). Personagens fora do comum, com mentes fora do comum e uma história fora do comum. Um narrador que me conquistou logo nas primeiras páginas, logo ao princípio conseguiu captar toda a minha atenção. Um método diferente de contar uma história. Surpreendeu.me. Acredito que por ter tão poucas expectativas quanto a este livro que consegui gostar mais do que a maioria. Uma pequena surpresa.
Existem diversas passagens do livro que destaquei e vejo-me a pensar nelas diversas vezes. O livro levanta imensas questões, questões essas que qualquer um dia de nós bem poderia começar a pensar e discutir acerca delas. A forma como o Mateo e mesmo a Olga apresentam os seus pontos de vista, fazem com que eu mesma pense nos meus. A relação de Olga e Mateo baseia-se em conversas profundas, no meu ponto de vista, desde conversas acerca de inteligência artificial a conversas sobre a vida. Os seus relatos sobre a dor, sofrimento, problemas pessoais, família, o poder da internet, e Google, a quem é dirigido este livro. Algo que ninguém espera encontrar num livro.
Aquilo em que não acredito é que possamos cortar o tempo aos bocados. Quando queremos recuar até ao momento em que se produziu a decisão fatal, ao momento que trouxe destruição e poderia ter sido evitado, apercebemo-nos de que não há saltos. «Se não tivesse pegado no carro naquele dia» é uma frase que, como tantas outras, não faz sentido. Nenhuma decisão está separada da anterior.
Outro detalhe que fez-me gostar da leitura foi a forma como inseriram os livros como base da relação de ambos. Os livros tiveram um papel importante na história, e claro, para qualquer amante de livros isto derrete o coração! Tudo começou com livro e por aí se desenrolou.
Porém, como nem tudo pode ser perfeito, senti que na segunda parte do livro ele perdeu um pouco da sua essência. A história deixou de ser assim tão apelativa quanto a primeira parte, parece que deixou de fazer sentido e parecia quase uma confusão. A primeira parte foi bastante interessante e até divertida, ao contrário da segunda que assim fez com que o final parecesse muito pobre.
Recomendo o livro, acreditem que a história vale realmente a pena. Mas, dou-vos um pequeno conselho, comecem esta leitura sem quaisquer expectativas para esta aventura de Olga e Mateo. Comecem a leitura com a mente vazia, não pensem em nada e acima de tudo, não leiam a sinopse. Pensem com os personagens. Partilhem ideias. Leiam e descubram um livro completamente diferente daquilo que já leram.
Fiquei super curiosa… vou adicionar à minha lista 😉
Beijinhos,
O meu reino da noite
facebook | instagram | bloglovin
Espero que leias, depois aguardo feedback! Beijinhos <3
Um livro que gostava de ter gostado, porque até gostei de muitas das reflexões da autora. E não estava com nenhuma expectativa mas acabou por me desiludir.
Acho que o livro começa bem, mas acaba mal. Ainda bem que gostei, a primeira leitura do ano tinha que ser pelo menos quatro estrelas!