Já faz algum tempo desde que comecei a escrever opiniões literárias. Na hora de sentar-me e escrever sobre o livro tenho em consideração muitos aspetos. Apesar de ser muito organizada, não sou daquele tipo de leitor que tenha um caderno ao seu lado enquanto lê para tirar anotações. Guardo tudo aqui no meu cérebro e só tiro para escrever a opinião final. É verdade que já li muitos livros, até o simples facto de eu escrever apesar de ser de forma amadora mudou a forma como vejo os livros. Muitos dos livros que leio são porque gosto, não leio livros que não queira realmente ler. Assim que soube que a Marta iria publicar um livro, não resisti e tive de o comprar. Eis aqui, finalmente, a minha opinião do livro Evanescente de Marta Morgado.
Estou desde Fevereiro a ler este livro, a verdade é que não tenho estado de todo no mood para leituras. Apesar de volta e meia estar a pegar num livro para ler nem que seja umas páginas, terminar livros estava a ser tarefa difícil. Decidi que esta semana seria a semana que terminaria de ler o livro da Marta, queria dar-lhe a surpresa de ver o seu livro a ser falado por cá para a animar. Ontem, foi o dia de o terminar. Não sei ao certo como explicar o que senti durante a leitura. Um misto de emoções, talvez seja a forma mais simples de descrever os meus sentimentos.
Compra o livro “Evanescente” de Marta Morgado em Wook.pt!
Evanescente foi aquele livro que dei por mim a voltar a adolescência. É verdade que esta história acaba por tocar a qualquer um. Gostava de o ter lido mais rápido, porém ao mesmo tempo sinto que fiz bem em ter demorado o meu tempo com a história. Passei semanas a fio com estas personagens, vivi ao lado deles, passei com eles momentos mais críticos. Tive tempo para pensar sobre a história, sobre a forma como nos foi contada e as personagens. Precisei realmente de pensar, digerir tudo e viver todas as emoções que a história me proporcionou.
Com uma escrita que facilmente nos faz perder na história, leve e muito fluída. A autora consegue cativar de forma simples e rápida a atenção do leitor. Podia não ter vontade alguma para ler, mas assim que pegava em Evanescente conseguia ler umas boas páginas sem me fartar. A história por si só acaba por ser tão cativante, é daqueles enredos que nos toca no coração e queremos acompanhar o desenrolar da vida das personagens. Consigo dizer-vos ao certo o meu momento preferido do livro: quando a nossa personagem principal se debatia consigo mesma, nestes momentos pessoais de reflexão tive a sensação que não era uma personagem, podia sim ser uma pessoa. Desta forma, nós leitores acabámos por criar certos laços de afeto pelas personagens.
Visita o site da Marta Morgado e descobre mais sobre a autora.
Assim como em todos os livros, nem tudo é um mar de rosas. A verdade é que ultimamente tenho sido mais crítica com os livros que leio, talvez por estar eu própria a escrever. O livro não é perfeito, nenhum livro é. Há sempre formas de melhorar uma história, maneiras de tornar o enredo mais atrativo ou simplesmente dar um toque final. É um processo lento, que por vezes pode vir a demorar anos. Se vocês pensam que eu adoro o primeiro livro publicado do meu escritor preferido, estão enganados. E é sempre isso que digo aos novos escritores: não pensem que o vosso primeiro livro será bom, passados uns anos vão ter mil ideias para o voltar a melhorar. É um bom sinal, é sinal que cresceram como escritores e que estão mais críticos para convosco.
Conheço a Marta, acompanho o seu trabalho e é um orgulho ver que consegui concretizar o seu sonho de ver o seu livro publicado. Acredito que ela tenha colocado horas de trabalho e revisão, sei como ela é perfecionista e como dá o seu melhor em tudo o que faz. Considero Evanescente uma história boa, gostei dos momentos passados a ler e será um livro que não irei tirar da minha estante. Há aspetos que poderão ser melhorados, mas que só aconteceram com o tempo e experiência. Aprendemos com os erros, vocês sabem. Confio na Marta para dizer-vos que os próximos livros dela serão ainda melhores, apesar deste já por si só ter sido muito bom.
Convido-te a ouvires o podcast da Marta, “Cresce e Aparece” para descobrires o outro lado da Marta.
Sem dúvida alguma que vos recomendo o livro da Marta, acima de tudo temos de apoiar o que é nosso, ajudar a crescer os nossos escritores. Estou muito ansiosa para ler mais livros dela, sei que serão sempre cada um melhor que o outro e que haverá sempre muitas emoções durante a leitura. Fiquei conquistada por esta história, vivi-a como devia ser. Admito que soltei lágrimas. Parabéns Marta, continua.
Esqueci-me de te agradecer, mas faço-o agora: OBRIGADA!
Continua com o teu blogue incrível <3