Sempre fui uma pessoa de usar a típica desculpa do “Não tenho tempo”. Eu sei que vocês também já usaram e usam essa desculpa regularmente. Neste último ano, admito que tenho usado essa desculpa, porém, não tenho tido realmente muito tempo, e o tempo que me resta gosto de aproveitar e cuidar de mim. A vida tem me surpreendido, muitos imprevistos, volta e meia tenho de ir ali ou acolá. Procuro sempre ter tempo para aquilo que me satisfaz. Quando vejo que algo não irá ser o meu cup of tea, digo logo que não. Não há tempo para perder alguns minutos da minha vida a fazer algo que não me irá dar prazer algum. É uma regra para quem quer ter mais tempo para si ou para fazer algo que gosta: dizer não.
Dizer não tem sido um alívio. Não sobrecarrego a minha vida, e sou eu quem decide. Se não gosto de algo ou não quero fazer algo, é logo não. É escusado inventar desculpas, como a do “Não tenho tempo”. A vida é tua, só tu podes decidir. Não precisas de fazer algo apenas porque querem que o faças. Se bem, que por vezes faz-nos bem sair da zona de conforto, nestes casos recomendo-te a seguires a tua intuição.
Realmente podemos ficar sem tempo, sabemos o quanto atribulada pode ser a nossa vida. Temos algo programado, e do nada surge um imprevisto e temos de estar em outro lado qualquer daqui a cinco minutos. Como vamos resolver? Mesmo que tenhamos um certo plano e horário – se forem como eu planeiam a semana para haver tempo para tudo -, haverá sempre acontecimentos que ninguém estava à espera. O que devemos fazer nestas situações? Como reagir? Uma opção seria sentar no chão e esperar que tudo acabasse, mas não somos pessoas disso, encarámos o problema de cara.
A dica aqui é: preparar-se para o inesperado. É complicado, eu própria dou por mim a fazer mil e um filmes, e no final, nada acontece e é uma semana normal. Quando estou mais relaxada é quando a vida decide dar por si e surpreende-me com um turbilhão de afazeres. Sabemos que coisas inesperadas aparecem na nossa vida, se mantermos este pensamento sempre em mente estaremos a meio caminho de preparados para uma eventual situação inesperada. Quando ela aparecer não a receberemos com total admiração, porque, no fundo, já sabíamos que algo do género poderia acontecer.
Consistência é a palavra que nos facilita a vida: torna-nos mais produtivos e parece que o tempo livre que temos aumenta. Mantermos um certo ritmo e foco nas tarefas, ajuda a que aquela pressão de termos mil e uma coisas para fazer e sentirmos que não há tempo desapareça. Organização também é uma ferramenta útil. Preparação e consistência, diria que são as palavras chaves para lidarmos com a falta de tempo.
A verdade é que sempre haverá situações que nunca poderás controlar, a vida é assim. Tens de estar preparado, saber que a vida é muito curta para andares a correr de um lado para o outro para chegares a horas. Senta-te uns minutos e planeia. Fazer horários, saber quanto tempo tens disponível depois de completares os teus afazeres dar-te-á um alívio. O problema aqui não é apenas não ter tempo, é realmente dizeres sim a situações que não te sentes confortável. Tenta sempre dizer sim aquilo que irá fazer-te feliz. Irás sentir-te mais relaxado, e com isto, irás manter-te mais focado naquilo que mais gostas, terás tempo e, acima de tudo, viverás.
Eu digo demasiadas vezes que não tenho tempo, sem dúvida.
Suspiros da bea
Tens de mudar isso, olha que temos imenso tempo! Mesmo que pareça que 24 horas não sirvam para tudo aquilo que queremos fazer.