Recentemente tornei-me um género de escritora a praticamente full time. Não se trata de uma decisão definitiva, só enquanto o tempo livre abunda por estes lados. Para quem não sabe, estou a tentar escrever uma história com no mínimo 50 mil palavras durante este mês de Novembro. Com isso a minha vida veio sofrer algumas alterações, como por exemplo: ter de escrever todos os dias. Para além de que com outros projetos, vi-me a ter de organizar melhor o tempo que despendia em cada tarefa. As publicações aqui no blogue diminuíram, contudo, passei a estar mais ativa no Instagram para compensar. Escrevo todos os dias, crio conteúdo sobre true crime, ando a ler bem menos. Acreditem que está uma confusão.
Vou Participar no NaNoWriMo
Todavia eu não podia estar já enterrada em conteúdo para criar ainda tinha de decidir que estava na hora de editar uma novelette que escrevi o ano passado. É algo pequeno, de momento a novelette tem apenas 14 mil palavras, mas pretendo subir esse número para no mínimo 18 mil palavras. Estou a escrever como nunca escrevi, está a ser uma aventura incrível para mim. Faz já algum tempo que escrevi todos os dias sem falhar, entretanto, a vida meteu-se pelo meio e perdi esse hábito. O ano passado enquanto escrevia a minha novellete vi-me a escrever durante uma semana e meia, todos os dias. Assim que terminei a história não voltei a escrever até este ano em Junho: escrevi uma flash fiction que precisa ser terminada e editada.
Certamente que estou a viver um sonho: ter tempo para escrever. Mas, por outro lado não tenho tido vontade nenhuma para ler. Consegui terminar um livro este mês, mas era um livro de leitura tão rápida e simples, que nem senti que li. Tentei ainda ler um livro do meu escritor preferido português, estou a pouco mais de um terço do livro, mas a história não está a cativar-me. Os restantes livros que estão na estante parece que nenhum me cativa ao ponto de querer ler. Estamos bem ao nível da escrita e muitíssimo mal ao nível de leituras. Por enquanto ainda não desmotivei por completo, ainda tenho esperança que durante as últimas semanas de Novembro surja a vontade para ler.
E agora, vamos ao NaNoWriMo: como está a correr?
A primeira semana do NaNoWriMo já se foi, correu muito bem para mim. Consegui superar as minhas metas diárias todas e ainda houve dois dias que ultrapassei as duas mil palavras diárias e outro que escrevi quase quatro mil palavras. Terminei a primeira semana com um total de 15 892 palavras. O que é muito bom, não estava à espera de conseguir ultrapassar a marca das dez mil palavras assim tão fácil. Estamos a dia onze do desafio e inclusive já ultrapassei as vinte mil palavras, estou agora a tentar chegar até as vinte e cinco mil até sábado.
Os planos para as próximas semanas é sem dúvida começar agora a planear um pouco mais a história. Comecei a escrever esta história sem quaisquer planos, não planeei muito da história, limitei-me meio que a ter uma ideia para primeiro capítulo e o resto desenrolou-se a partir daí. Já escrevi alguns capítulos, apesar de tudo ainda estar meio confuso, preciso começar a ligar acontecimentos e pensar no final. As personagens precisam ser melhor caraterizadas, mas acho que vou deixar isso para quando decidir editar esta história. De resto, estou bem motivada com a minha história, sinto que poderá a ser uma das minhas preferidas e muito provavelmente vai custar-me imenso separar destas personagens, tenho já um carinho imenso por elas.
E a novellete, virá ao público? Será editada e publicada?
Quanto à novellete que estou a editar de momento, a intenção sem dúvida é um dia quem sabe publicar ou pelo menos partilhar com algumas pessoas. A história foi toda planeada assim meio em cima da hora, tive a ideia e comecei a traçar um plano. Escrevi-a num par de dias e quando terminei não voltei a tocar nela. Um ano depois decidi que talvez devesse dar-lhe uma chance e voltar a editá-la. Os planos para as próximas semanas, pelo menos até ao final de Dezembro, serão editar a história, corrigir erros e tapar buracos. Pretendo fazer duas revisões no mínimo, por enquanto, depois mais tarde talvez volte novamente a ela e dê uma revisão final.
Após terminar de editar esta novelette vou provavelmente terminar a flash fiction, editar e quem sabe publicar. A história que estou a escrever para o NaNoWriMo conto terminar durante o mês de Novembro e as primeiras semanas de Dezembro. Vou deixá-la uns tempos na gaveta, pelo menos até o final do primeiro trimestre de 2021. Caso me sobre ainda demasiado tempo livre, vou começar a editá-la mais cedo.
Vinte Perguntas Feitas a Uma Escritora
Serão meses de muita escrita, contudo estou deveras entusiasmada por voltar a ter vontade e motivação para escrever. Ao início achei que cometia uma loucura por participar neste desafio de escrever 50 mil palavras num mês, mas agora vejo que foi das melhores decisões que eu podia ter tomado. Está a ser uma experiência incrível, principalmente quando me sinto acompanhada por outros escritores que também estão a escrever as suas histórias numa corrida contra o tempo como eu.
Leave a Reply