Quando pedi algumas dicas de organização a uma amiga, a primeira coisa que ela me disse foi “Ninguém é organizado o dia todo”. Pensava eu que as pessoas organizadas e que andavam sempre com uma agenda eram organizadas a tempo inteiro. Assim que comecei a entrar mais num estilo de vida mais organizado apercebi-me da verdade desta pequena afirmação. Por mais que eu quisesse ser organizada, haveria sempre algo que fugiria ao meu controlo, algo que teria de alterar. Era complicado planear até ao mínimo detalhe, e de certa forma, chega a ser cansativo.
Qualquer pessoa organizada também pode perder-se no meio da confusão. Ninguém é completamente perfeito, portanto, também pode cair na desorganização, mesmo com vários métodos de organização. Falei sobre esse assunto numa publicação que fiz sobre os 5 Princípios da Organização, que recomendo vivamente a lerem.
Outra dica que vos dou é: não pensem que depois de criarem métodos de organização, vão ser sempre organizados. Não, organização é manter um certo equilíbrio, haverá dias que não vos apeteça sequer pensar em arrumar a casa, quanto mais planear uma semana? É manter o equilíbrio emocional e estar ciente que nem sempre será fácil organizar-se.
A publicação de hoje é para aquelas pessoas que querem organizar-se, mas, ao mesmo tempo, acham que é uma completa perda de tempo. Para aquelas pessoas que acham ser necessário mil métodos para ser-se organizado. Vão aprender algumas dicas de como podem organizar-se sem ser uma tarefa chata e aborrecida.
Qual o seu método de organização de sonho?
Quando comecei a organizar-me eu sempre soube como queria ser: saber manter uma agenda, ter um aplicativo onde facilmente fizesse listas e tivesse sempre à mão e um plano de backup quando não tivesse oportunidade de ter o telemóvel nem andar sempre com a agenda atrás. Resultado? Arranjei uma agenda, uso-a em casa para planear detalhadamente, o meu dia, semana, mês. Uso ainda o bloco de notas do meu telemóvel onde faço listas de tarefas diárias a listas de compras. Além destes dois métodos, tenho um pequeno bloco onde anoto as mesmas tarefas que faço no telemóvel e risco conforme completo as tarefas.
Procurem o melhor método de organização que se enquadre no vosso estilo de vida. Pensem um pouco, pesquisem e inspirem-se em outras pessoas. Se preferem usar apenas o telemóvel não faltam aplicações que vos podem ajudar com isso. Se preferem um método mais prático e simples como o papel, escolham um bloco e caneta.
A organização não começa com uma agenda, começa no agora
As pessoas têm aquele hábito de achar que uma pessoa organizada está diretamente ligado a ter uma agenda e vários métodos de organização. Pelo contrário, a organização começa em casa. Manter as coisas no lugar correto, arrumar a roupa, limpeza, etc, são pequenas coisas que se formos a fazer no agora facilmente imenso a nossa vida. Outra dica que acredito que é de conhecimento geral: se demora menos de 5/10 minutos a fazer, faça agora. Porquê esperar para depois? Agora é o momento.
Comprometa-se a arrumar a roupa que ficou em cima da típica cadeira, arrume os sapatos, trate da loiça, quando chegar a casa coloque a mala e as chaves no lugar certo. São pequenas tarefas simples que demoram menos de 10 minutos, portanto, é agir.
Gosto ainda de recomendar às pessoas terem um género de calendário onde possam anotar datas importantes, assim estão preparados para eventuais imprevistos. Estar preparado para tudo e mais alguma coisa é quase um princípio da organização.
Um exemplo de organização simples
Para facilitar um pouco o vosso trabalho quanto a organização, decidi dar-vos um exemplo bem prático. Peguem na aplicação do bloco de notas do telemóvel, criem uma lista para tarefas de casa, aquelas tarefas diárias como arrumar a roupa, separar roupa lavada suja, lavar a loiça, preparar refeições, etc. Outra lista para tarefas relacionadas com o trabalho, outra para tarefas de lazer. Aliado a estas listas, procurem anotar no calendário qualquer data importante, desde consultas médicas a um encontro. Tudo. Comecem assim, diariamente procurem visitar estas listas e atualizar. À noite talvez seja a melhor hora para organizar e ver aquilo que foi ou não cumprido. Um método simples e eficaz.
A verdade é que todos nós temos no sangue aquela necessidade de sermos organizados. Independentemente dos meios que crescemos ou o meio que nos circula, há sempre uma necessidade de ser organizado. Porém, ninguém vai se dar mal na vida por não ser organizado. Como já referi várias vezes, a organização funciona com um meio de facilitar a nossa vida, para termos oportunidade de realmente viver, sem correrias com a oportunidade de viver sonhos e dar asas a projetos.
Realmente não importa se vocês têm uma vida muito agitada ou não, o que realmente importa é ter vontade de viver mais calmamente. Portanto, este é o momento de deixarem as desculpas de lado, e organizar um pouco que seja a vossa vida. Experimentem ao menos, caso não gostem podem sempre voltar ao que eram, pelo menos irão aprender alguma coisa com esta experiência.
Show. Meu maior problema no momento é infiltrar organização na mente das minhas filhas.
Gostei muito do artigo, bem escrito e bem estruturado, próprio de uma pessoa organizada. Parabéns!
Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado e admirado o meu trabalho! Beijinhos <3
Tenho uma agenda onde escrevo algumas coisas, mas na verdade a maioria das minhas listas são mentais e chegam-me (pelo menos enquanto a memória estiver boa).
https://www.sonhamasrealiza.pt
Eu tenho boa memória para algumas coisas, mas por vezes uma ou outra falha. Prefiro não correr riscos e anotar tudo!
Sou organizada q.b. Faço listas mentais e utilizo muito a agenda telefónica.
Cada um tem o seu método de organização, uns não vivem sem uma agenda ao pé e outros dão-se bem com uma simples lista ou aplicação no telemóvel! Obrigada pela visita, beijinhos <3
Adorei o post!
Não sou a pessoa mais organizada, ou melhor, sou à minha maneira! Mas tento sempre melhorar
Beijinhos
https://a-lilianaraquel.blogspot.com/
Cada um é organizado como sabe, não podemos ser todos iguais! Beijinhos <3