Sinto que estou atrasada quanto a partilhar os meus planos para este ano, quase no fim do mês e eu aqui ainda a partilhar planos, metas, objetivos… O que importa é partilhar com vocês, e de certa forma, conseguir ajudar alguém. Em 2018 fui muito organizada, mais do que alguma vez fui. Desde que comecei a focar-me mais no blogue que sinto uma enorme necessidade de organizar tudo e mais alguma coisa. Procurei vários métodos de organização durante o ano passado, uns ajudaram-me imenso e outros não. Portanto, decidi vir partilhar com vocês como pretendo organizar-me em 2019.
Primeiro, a agenda… Escolhi a agenda da Mr. Wonderful, a normal e com vista diária. Ainda pensei ir para as novas bonitas, mas quando vi o formato achei que preferia manter o que já tinha no ano anterior. A minha agenda começa em Setembro, sim, estou tão habituada ao calendário escolar… Mas acaba por ser bom, posso comprar a minha agenda logo sem esperar pelo início do ano.
Qual o motivo que me leva a escolher esta agenda? Porque gosto de apontar tudo e mais alguma coisa. Normalmente faço três tipos de listas diferentes em cada dia: Tarefas de Casa/Vida Pessoal, Blogue/Redes Sociais e ainda uma lista relacionada com livros que quero ler nesse dia, episódios ou filmes. Volta e meia acabo por anotar alguma coisa, e preciso sempre de imenso espaço. Digo-vos que uso a minha agenda quase como um diário.
Este ano decidi comprar um calendário para colocar na minha secretária, dá-me imenso jeito ter um calendário à mão. Pensei em fazer um eu própria, mas encontrei um da Mr. Wonderful em promoção e não resisti. Sim, quase tudo da Mr. Wonderful, produtos de qualidade e bonitos, portanto, uma pessoa perde amor ao dinheiro e compra!
Tenho outra agenda, um estilo diferente, funciona como um diário de Desenvolvimento Pessoal, onde anoto hábitos, o que como, objetivos, exercício físico, diário de gratidão… É quase um bullet journal na minha opinião. Gosto imenso, tem-me ajudado e sinceramente, ainda bem que comprei. Ajuda-me a organizar a vida pessoal e tenho tido noção do quanto a minha alimentação varia e como, assim como o sono e muito mais. Tem tudo o que é necessário para tomarmos atenção à nossa vida, e além do mais, vem com várias dicas para o nosso bem-estar.
Mantenho sempre um caderno onde anoto as leituras que faço, livros que recebo ou compro, leituras para os diferentes projetos que estou a participar, opiniões que pretendo escrever no blogue… Um pequeno caderno de leituras, bem simples. Porém, este ano decidi ir mais além e fazer o meu próprio em vez de optar por um estilo básico. Em breve irei mostrar-vos o resultado, aguardem, acredito que irão gostar imenso.
Em resumo, como vou organizar-me:
- Agenda Mr. Wonderful;
- Calendário de secretária Mr. Wonderful;
- Agenda de Desenvolvimento Pessoal;
- Caderno de Leituras.
Fora as listas que irei escrever em diversos pedaços de papel e depois perder com o passar do tempo, é assim que pretendo organizar-me durante este ano. Um método bem simples, gosto de estar organizada, mas não quero também sufocar-me com métodos de organização. Sou daquelas pessoas que ao domingo guarda um tempo para planear a semana, e no final do mês faço um plano para o mês seguinte. Organização é a chave para quase tudo.
Sou super desorganizada e fiquei curiosa com teu método. Que agenda usas para o desenvolvimento pessoal?
Vou procurar o teu post sobre o teu caderno de leituras, deixou me curiosa em ver como criaste o teu. ?
Uso uma agenda que comprei na Wook, uma dedicada mesmo ao Desenvolvimento Pessoal. Podes encontrar aqui https://www.wook.pt/livro/diario-de-desenvolvimento-pessoal-2019-sofia-loureiro/22177298
O caderno de leituras já mudei um pouco, mas o método acaba por ser o mesmo. Tem lá o básico, por isso.
Também costumo fazer listas desse género no telemóvel. No entanto, a ideia de o fazer em cadernos é bastante interessante, noto que quando escrevo alguma coisa à mão tenho mais facilidade em não a esquecer do que quando o faço numa app.
É como eu, antes utilizava aplicações e até as notas do telemóvel, mas acabava por de uma forma ou outra esquecer. Se escrever à mão, lembro-me mais facilmente!
Adorei ler o teu post! Também gosto de ter listas daquilo que tenho para fazer. É a melhor forma de não me esquecer de nada.
Beijinho
Acho que as listas nunca vão sair de moda, para mim, é o método mais simples para organização!