Literatura Opiniões Literárias

Retalhos da Vida de Eduardo Lopo de Júlio F. R. Costa

Fevereiro 8, 2020

Ultimamente ando num género de mood que não me apetece fazer nada. O que gosto normalmente de fazer acabo por não fazer pois não tenho nenhuma motivação ou inspiração. Até para ler, anda complicado conseguir sentir ligação forte com algum livro. Felizmente comecei o ano da melhor forma possível ao nível de leituras, porém tem vindo a mudar de maré. Sinto que ando apenas a ler livros razoáveis, quando me apetece ler um livro que me mude. Então, acabei por ler o livro Retalhos da Vida de Eduardo Lopo de Júlio F. R. Costa e digo-vos: incrível.

Existem imensas maneiras pelas quais posso descrever este livro, mas começo pela mais simples: que obra de arte. Para mim este foi daqueles livros que eu estava mesmo a precisar para tentar ao menos sair deste estado de espírito tão deprimente. Acabou por ser quase como uma injeção de adrenalina, acabei por ficar motivada para lidar com o resto da semana. Infelizmente, é mais um daqueles livros que gostei imenso e que quero demonstrar-vos da melhor forma possível o quanto gosto dele e recomendo-o, mas não sei encontrar as palavras corretas para tal. Quero dizer apenas que leiam esta obra, é de um autor português e não sei como este escritor não é mais reconhecido.

Mataram a Cotovia de Harper Lee

Para além da escrita incrível e deliciosa, o autor apresenta-nos uma personagem com a qual criámos afeto logo na primeira página. Um jovem típico português, com o qual qualquer um se identifica ou relembra de alguém. É um dos livros que mais me surpreendeu nos últimos tempos. Sendo que de certa forma já esperava vir a gostar imenso deste livro, sentia-o lá no fundo. Acho que peguei nele pelo menos duas vezes para o ler, mas deixava de lado. Para a altura certa. Finalmente chegou a altura certa e dava tudo para o voltar a reler como se fosse a primeira vez. É daqueles livros que não se esquece, por mais que passe o tempo ele fica na memória. Dou por mim a ver-me a reler esta obra anos mais tarde e voltar a sentir todas as emoções que senti desta vez. Incrível, porra, é tão bom.

Sinceramente não sei qual foi o preciso momento em que descobri que este livro viria a ser um dos meus preferidos. Talvez foi naquele momento em que me vieram as lágrimas aos olhos por sentir-me como a personagem: e agora, o que faço da vida? Provavelmente foi logo na primeira página quando me arrepiei com esta escrita que cativa e que nos envolve na história.

A Noite Em Que O Verão Acabou de João Tordo

Para mim, este livro é daqueles que me deixa muito triste com o estado da literatura em Portugal. Como é que um livro com este calibre não é mais falado? Mais publicitado? Honestamente este livro merecia estar nas diversas livrarias em grande destaque. Um livro que facilmente recomendo para os mais jovens, tal como para os mais velhos. Cheio de ensinamentos, de momentos marcantes e com a história mais intensa e real que vi nos últimos tempos. Em conclusão, se procuram uma história que vos mude por completo, este é o livro. Vai revolucionar a vossa vida e nos próximos tempos não vão conseguir simplesmente esquecer esta história, visto que é uma história com a qual qualquer um identifica-se muito facilmente.

Compra o teu exemplar de “Retalhos da Vida de Eduardo Lopo” de Júlio F. R. Costa em Luz da Razão!

Este livro foi-me oferecido pela a editora Espaço do Escritor e pelo autor.

    Deixar uma resposta