Literatura Opiniões Literárias

O Homem dos Sussurros de Alex North

Fevereiro 1, 2020

Thrillers são a minha praia. Com a quantidade de livros que já li deste género, acabo por perder a esperança em alguns. O Homem dos Sussurros é sem dúvida alguma um livro que se destaca no meio de tantos thrillers e de tantos policiais. É daqueles livros que tem um toque especial, algo que o distingue dos restantes. Com alguns momentos mais virados para o lado de sobrenatural, Alex North conseguiu trazer um livro que os leitores portugueses vibraram com o seu lançamento.

Admiro os livros policiais que contam com mais de um ponto de vista. Sendo O Homem dos Sussurros que envolve imenso o trabalho da polícia, bem como a ajuda de todos os envolvidos, é bom ter os dois pontos de vista. Toda a insistência para que se apanhe o verdadeiro criminoso, a insegurança de não saber como podem resolver um crime que supostamente já estava fechado anos atrás, resolver problemas do passado e descobrir novas provas de crimes que já estavam resolvidos. E do outro lado: os pais das vítimas, os que são apanhados desprevenidos e perdem a esperança pois já sabem o que aconteceu no passado. É doloroso ver a dor dos pais, a forma como o escritor consegue transmitir o desespero é tão real. Senti na pele.

Misery de Stephen King

Aliado a isso, é fácil criar empatia com as personagens. Desde o início que criámos aquele sentimento de proteção pelas personagens e de carinho. De todas as personagens que narram a história, é complicado escolher a minha preferida, talvez o Jake. Todas tiveram um papel fundamental para a história, criei uma relação forte com elas – especialmente com Pete – e são tão bem construídas que pareciam reais. O ponto mais importante da história é a relação das personagens, em especial a relação de pai com filho, e como isso pode mudar com o tempo, ou pelo que passam.

Considerado um dos thrillers da década, não posso afirmar que realmente seja verdade. Durante esta década foram publicados imensos thrillers incríveis, uns que facilmente foram parar aos grandes ecrãs e com motivos para tal. Claro que este destaca-se entre muitos, a sua premissa bem como a forma de desenrolar a ação é magnífica. Com uma narrativa com ritmo, uma escrita fluída e enredo cativante, para mim não há como não gostar da história. Sinceramente, é um dos melhores thrillers que já li e encontra-se no meu top.

O Homem dos Sussurros é uma história que decorre entre passado e presente. Trata-se de um ciclo em que muitos dos eventos do passado estão a acontecer no presente. É um toque de génio, tenho de dizer, não é assim tão fácil conseguir criar uma ligação lógica entre os dois tempos. Um livro que envolve o melhor de vários livros: sobrenatural, policial, mistério, drama e thriller.

The Word is Murder de Anthony Horowitz

Porém, o livro não é perfeito, tem pontos muito positivos e que realmente merece uma classificação positiva. Na minha opinião não merece as cinco estrelas, nem as quatro, está entre essas duas classificações. É um livro interessante, não o podemos negar, mas existem alguns momentos mais parados que para muitos pode causar aborrecimento. Acredito que os maiores fãs do género literário vão acabar por desmotivar com estes momentos, vão querer mais ação e suspense.  Indicado para aqueles que pouco leram deste género. O final foi bom, não estava à espera de outro, honestamente foi o mais indicado e mais viável.

Alex North tem uma escrita cativante, acredito que em certos momentos ele não conseguiu passar a ideia que ele tinha na mente para o papel, mas se escrever fosse fácil… A verdade é que conforme a narrativa avança, torna-se muito complicado largar o livro. A cada capítulo descobrimos novas informações sobre os crimes ou sobre o passado das nossas personagens. O Homem dos Sussurros é um livro que recomendo, uma leitura que nos deixa emocionados. Com temas duros, em especial o alcoolismo e o luto. Merece ser lido.

Compra o teu exemplar de “O Homem dos Sussurros” de Alex North em Wook.pt!

Deixar uma resposta