Lifestyle Organização

5 Dicas Para Uma Vida Organizada

Fevereiro 3, 2020

Apesar de já estarmos no segundo mês do ano, não é tarde nem é cedo para vos dar mais algumas dicas para facilitar a vossa vida, bem como torná-la mais leve. Está mais que comprovado que uma vida organizada, é uma vida mais plena. Se não acreditam, experimentem organizar a vossa vida, fazer tudo a tempo e horas, não se atrasar, manter uma rotina que vos ajude a trabalhar bem como ter tempo para o que mais gostam. Desta maneira, chegam ao final do dia ainda com energia, nem vão sentir que passaram horas de um lado para o outro, ou a trabalhar. Portanto, hoje podem contar com 5 Dicas Para Uma Vida Organizada.

20 Formas de te Organizares em 2020

Faz listas, listas nunca são de mais

Qualquer dia, recomendar o uso de to-do lists às pessoas vai ser o meu lema de vida. A quantidade de vezes que digo às pessoas que o simples processo de criar uma lista e organizar os seus afazeres numa pequena folha de papel (ou aplicação) é o primeiro passo para completar essas tarefas é inacreditável. Pelo menos é o que eu faço, não todos os dias pois já me organizo com uma agenda, mas tenho sempre uma lista com aquilo que preciso de fazer. Se por acaso saiba que o meu dia será carregado de trabalho, crio automaticamente uma lista com tudo aquilo que preciso de fazer. Facilita-me imenso a vida, acredites ou não, também vai facilitar a tua.

Acumular não te faz bem, não acumules tralha ou tarefas por fazer

Se eu tiver o meu espaço de trabalho desarrumado não sinto nenhuma vontade de trabalhar. O meu nível de motivação desce logo para valores negativos. Por isso, no dia anterior antes de dar como terminado o meu dia eu gosto de organizar o meu espaço de trabalho. Como tal, ter uma lista enorme de tarefas acumuladas por fazer também desmotiva-me, por isso, dou o meu melhor para cumprir as tarefas a tempo e horas. É um facto de que acumulação torna a nossa vida menos produtiva. Isso não é novidade para ninguém, portanto, comecemos a fazer um pouco de cada vez que no final será menos. Em vez de deixar tudo acumular, estás a ver aquela pilha de roupa para dobrar? Trata disso agora.

O Truque Para Criar (e Manter) Novos Hábitos

Cria um plano semanal

Nos últimos tempos ganhei um hábito que me tem salvado a vida. Assim que marco um compromisso, por menor que seja, anoto na aplicação do Google Calendar, com horário e localização. Porquê? Antes de mais, é mais fácil depois organizar na minha agenda, e quando tiver de organizar a minha semana já sei quais serão os tempos livres que vou poder usar para meu proveito. Se tens de trabalhar as 8h às 17h, coloca na tua agenda. Sem dúvida que nesse tempo não podes fazer mais nada, mas e depois das 17h? Por exemplo, na segunda depois do trabalho podes tratar da roupa suja, na terça podes tirar tempo para ti, na quarta que tal ir ao hipermercado? A ideia é que organizes as tuas tarefas por cada dia da semana, em vez de deixares tudo para as folgas ou para o fim de semana.

Objetivos Importantes Que Deves Focar-te Agora

À última hora, nunca é a tempo

Durante o meu percurso como estudante tinha um talento inato para deixar tudo para a última da hora. Como podem pensar, isso correu-me mal muitas vezes. Ainda bem que aprendi com isso, apesar de hoje em dia ainda sentir aquela necessidade de deixar para mais tarde, e esse mais tarde torna-se num à última hora. Se tiverem um projeto em mãos que precise de estar pronto daqui a duas semanas, comecem imediatamente a tratar dele. Mais vale sobrar tempo para uma última revisão, do que ficar na noite anterior acordado até tarde só para terminar o que já deveria estar pronto. Aprendam com quem já cometeu este erro demasiadas vezes.

Tudo ao mesmo tempo é o mesmo que não fazer nada

Procrastinar, quem não gosta? É verdade que por vezes precisámos de procrastinar, tirar um tempo para fazer nada. Eu tanto gosto de ser muito produtiva, como gosto de tirar dias para fazer completamente nada. Nas semanas que estou numa de ser produtiva só quero despachar tudo, sabem fazer tudo ao mesmo tempo e o máximo que conseguir. Resultado? Muitas das vezes acabo por enterrar-me em trabalho e no dia seguinte já não me apetece fazer nada. Uma tarefa de cada vez, é o truque para conseguirmos fazer mais e melhor. Procuro focar-me apenas numa tarefa, deixar de lado o telemóvel e redes sociais, focar-me apenas no que preciso de fazer. No final do dia vou sentir-me menos cansada e mais realizada.

Chegar Ao Fim do Dia Com Energia, É Possível?

Assim como digo em todas as publicações de organização, cada um tem de se adaptar com as dicas que recebe. Cada rotina é uma rotina. Há dicas que eu simplesmente não consigo adaptar para mim, como por exemplo, acordar as seis da manhã para trabalhar. Gosto de acordar cedo, mas não todos os dias. Sou uma pessoa que se adapta fácil, mas consoante aquilo que eu gosto e aceito. Hábitos saudáveis só nos servem de alguma coisa se o quisermos mesmo implementar na nossa vida. Tal como a organização, só nos é útil se o quisermos.

    Deixar uma resposta