Literatura

Os Meus Objetivos Literários Para 2020

Janeiro 3, 2020

Definitivamente não podia começar 2020 sem uma publicação no blogue a falar dos meus planos literários para este novo ano. Já partilhei convosco os meus objetivos para 2020, mas estes objetivos acabam por ser os mais importantes para o blogue. Todos os anos tenho o hábito de falar sobre o que espero vir a ser o meu ano relativamente a leituras, divulgo também quais os projetos que irei participar. Se por um lado cada vez menos gosto de planear demasiado as minhas leituras, prefiro ler conforme o meu mood, também gosto de criar objetivos.

O ano passado tinha planeado ler 80 livros, ultrapassei a minha meta lendo 135 livros. Apesar de terem sido menos 100 livros do que 2018, no início do ano disse a mim mesma que iria preocupar-me muito mais na hora de escolher um livro para ler. Para além do mais, tive menos tempo para ler, assim como me foquei em outros hobbies. Novamente este ano escolhi uma meta literária, fui mais além do que estava a pensar, por diversos motivos. Gosto de desafiar-me e 2020 será mais um ano de desafios.

Ler 150 livros

Verdade, quero mesmo ler 150 livros, no mínimo. O principal motivo pelo qual escolhi este número foi porque armei-me em matemática e fiz uns cálculos. Limitei-me a calcular o valor dos livros que li nos últimos cinco anos e subtrair com o número de leituras a que me tinha proposto no início de cada ano. Foi mais ou menos este valor que me deu, portanto será o número de livros a ler este ano. Se realmente vou cumprir esta meta, isso já é outra história. Estou confiante, já consegui bater este número uma vez, inclusive este ano estive bem perto. Pretendo ser menos preguiçosa ao nível de leituras, ler mais vezes do que estar nas redes sociais (este segundo semestre passei mais tempo nas redes sociais do que devia). É uma prioridade para mim, portanto resta-me manter o foco e voilá.

Este ano vou ler 12 clássicos e 12 calhamaços

Foi um desafio que criei para mim mesma, irá chamar-se de 1 Ano, 12 Clássicos e 1 Ano, 12 Calhamaços já recolhi algumas recomendações, portanto estou pronta para começar. A ideia é óbvia, ler pelo menos 1 clássico por mês, assim como um calhamaço. Tenho alguns calhamaços à minha espera na estante por ler, e com os clássicos mantenho uma relação complicada que estou disposta a ultrapassar. É este ano que adoto os clássicos como um género literário favorito. Já tenho os meus doidos livros para estes projetos escolhidos, já estão na tbr de Janeiro e estou deveras entusiasmada para começar.

Comprar menos livros e ler os que tenho para ler

Vocês leitores devem imaginar como é complicado ter estes objetivos, acho que são os dois objetivos que mais fazem parte dos objetivos literários dos leitores. Decidi começar em 2019 a anotar o valor que gastava a comprar livros, e apesar de aproveitar ao máximo com promoções ou livros em segunda mão, dei por mim a chegar um valor absurdo gasto com livros. É demasiado, pelo menos para mim. Pretendo reduzir o valor gasto com livros, infelizmente não posso recorrer a livros da biblioteca, a biblioteca perto de mim não tem grandes livros. Vou despachar também os livros que tenho por ler na estante, não quero ter tantos livros por ler. Vou finalmente dar-lhes uma oportunidade, eles merecem. Portanto, será mais um mega desafio. Pretendo só comprar livros depois de despachar mais de metade da minha tbr.

Para além destes três grandes objetivos tenho outros que já vêem de anos anteriores:

  • pretendo criar um espaço meu de leituras, um cantinho de leituras mais acolhedor;
  • doar os livros que já não tenho interesse;
  • ler mais autores portugueses, assim como ler mais livros de mulheres e sobre mulheres;
  • terminar as séries que tenho na estante antes de começar novas;
  • ler mais livros dos meus autores preferidos.

Este ano optei por ser menos ambiciosa quanto a projetos, a maioria dos projetos que vou participar sou eu quem os criou. Continuo com o meu projeto de ler mais livros de Stephen King, e para além desse, vou começar a ler os livros de Agatha Christie. No mínimo quero ler pelo menos cinco livros por mês, espero conseguir. Todas as noites irei ler pelo menos vinte páginas, é o meu mínimo. Portanto, é só manter o foco e esquecer a preguiça. Como sabem, tenho de ler imenso para conseguir trazer conteúdo regularidade, por isso, vamos lá 2020.

Como Ler Todos os Livros do Stephen King?

Compra os teus livros em Wook.pt!

Deixar uma resposta