Desenvolvimento Pessoal Lifestyle

O Truque Para Criar (e Manter) Novos Hábitos

Janeiro 27, 2020

Em certo momento da nossa vida que pensámos em mudar. Queremos dar uma volta de 180º graus à nossa vida, ansiámos mesmo por essa mudança. Acordámos e dizemos que hoje é para mudar. Acontece a todos, e o principal motivo pelo qual isso acontece é quando sabemos que a nossa vida não é como queríamos que realmente fosse. Muitas das mudanças pelas quais ansiamos não depende apenas de querer mudar, temos de agir. Para tal é necessário por vezes criar um género de rotina com novos hábitos. A publicação de hoje venho-vos falar de O Truque Para Criar (e Manter) Novos Hábitos.

Antes de tudo, quero vos explicar como é que eu comecei isto de criar hábitos. Foi ainda o ano passado quando senti a necessidade de criar uma rotina. Pesquisei e segui o conselho de muitas pessoas. Uns conselhos resultaram comigo outros não. A minha rotina precisa de ser muito criativa para que eu me sinta realizada no final do dia. Entre escrever para o blogue, tirar fotografias, editar e tudo mais, acabo por cair numa rotina que me satisfaz. Mas, muitas pessoas não encontram essa tal rotina, não sabem como inserir na rotina os hábitos que mais gostam, e pior: não sabem como mantê-los.

Como Criar Novos Hábitos (e Manter)

Bom, a realidade é que podem seguir todos os truques e dicas de como manter hábitos ou até mesmo criar, mas nem sempre eles serão úteis. Durante 2019 desafiei-me durante alguns meses a praticar um hábito por mês todos os dias, uns hábitos resultaram melhores que outros, e acabei por descobrir que afinal não precisava de certos hábitos na minha rotina. Foi uma experiência boa, quero repetir este ano. Só que enquanto fazia este desafio pessoal apercebi-me de uma coisa: não é tão complicado como parece. Agora vocês dizem falar é fácil.

Eu sei o que é querer criar hábitos, mudar a nossa vida e querer ser mais e também melhor. É complicado, vai custar ao início e durante a mudança podem até aperceber-se de que não é isso que realmente querem. Vão procurar dicas e ajuda em todos os lugares, seguir conselhos e no final vai dar no mesmo, vão chegar ao ponto inicial. É assim, é uma aventura daquelas. Encontrar a rotina que nos encha as medidas, assim como ter apenas os hábitos essenciais é mais complicado do que deveria ser.

4 Hábitos que Quero Inserir na Minha Rotina

Mas, o melhor truque para criar (e manter) novos hábitos que podem ouvir e que vos vai dar motivação para continuar a lutar por esse hábito. Imaginemos que por acaso queres escrever um livro durante este ano. O primeiro passo para escrever um livro é planeá-lo, assim como escrever. No primeiro dia do ano colocaste uma meta: escrever x palavras por dia. É um novo hábito que queres criar, portanto, estás inseguro quanto a começar e se irás levar isto longe. Quando fores todos os dias escrever, tens de ter em mente o seguinte conselho:

“Cada dia que trabalhas neste novo hábito estás a 1% mais perto de chegares ao teu objetivo”.

Recordo-me que ouvi isto em qualquer lugar, infelizmente não sei bem onde. Mas, mudou a minha forma de ver os hábitos e de os manter. Um dos hábitos que tem me custado imenso (e não deveria) é escrever todos os dias, não só escrever ficção como escrever o que me apetecer. Criar este hábito de escrever seja no computador ou à mão. Assim como referi no exemplo, também coloquei uma meta de palavras. Se tenho cumprido, isso é outra história. Nem sempre chego até à meta, e inclusive pensei em desistir tão cedo ou baixar a meta. Porém, e foi nesta linha de pensamento que me recordei deste conselho: se escrever seja o que for todos os dias, seja muito ou pouco, estarei a 1% mais perto de chegar ao meu objetivo. Este sentimento acaba por deixar-me menos aflita, menos stressada e mais consciente que devagar ou rápido chegarei ao objetivo, só preciso trabalhar nele todos os dias.

Portanto, o meu truque para criar (e manter) novos hábitos é este. Ou seja, a dica de é: trabalha nos teus hábitos, um pouco cada dia. É sempre mais 1% do que no dia anterior. Quando pensares que não irás longe assim, pensa que estás mais perto hoje do que estiveste ontem. Não é fácil manter hábitos, muito menos criar. Contudo, se fosse a vida não seria um desafio. A piada de tudo é o desafio. Não tenham medo, ou receio. Cada dia um pouco e chegam longe, chegam até onde querem chegar.

Visita-me no instagram para mais conteúdo: @angiexreads

    Deixar uma resposta