Literatura Opiniões Literárias

Misery de Stephen King

Janeiro 14, 2020

Quero antes de mais agradecer ao Stephen King por passado tanto tempo ainda conseguir deixar-me sem respirar enquanto leio. É um talento inacreditável o que este senhor tem, perdi a conta da quantidade de vezes que sustive a respiração de medo e antecipação. Se achava eu que Stephen King não me poderia vir a surpreender mais, enganei-me redondamente. Em Misery o escritor fez questão de mostrar-me que havia muito mais para mostrar. Honestamente já perdi a conta dos livros que já li do autor, a verdade é que não foram muitos visto que o escritor tem mais de mil livros publicados (riso nervoso).

Bom, a verdade é que estava a ler todos os seus livros por ordem de publicação, referi isso numa publicação mega especial. Entretanto, e devido ao facto de querer poupar uns trocos, decidi que iria ler todos os livros do autor que já tenho na estante, apesar de não ser por ordem de publicação. Bom, ao início foi complicado aceitar, é sempre bom comprar livros, e eu faço questão de arranjar mil desculpas para tal feito. Contudo, percebi que a minha estante tem muitos livros à minha espera, não quero estar a comprar mais sem ler os que cá estão. Ora, resultado disso? Vou ter de mudar as regras do jogo, por isso, nos próximos meses se quiser ler um livro de Stephen King  vou diretamente buscar à minha estante. Até acabar e eu precisar de comprar (sorry, not sorry).

Como Ler Todos os Livros do Stephen King?

Misery foi para mim a primeira leitura do ano. Fiz questão de começar o ano com o meu escritor preferido, e novidades? Tinha certos conhecimentos sobre a história, é dos mais conhecidos do autor e fugir de spoilers e tudo mais é uma dádiva hoje em dia. Sabia que envolvia um escritor e uma fã obcecada. Bem, quem não se identifica? Comecei a leitura a esperar que fosse mais um de quatro estrelas, ali um meio termo entre as cinco e as quatro. Ora, logo nas primeiras dez páginas soube que não só seria um livro de cinco estrelas, como se tornaria um livro favorito da vida. Adorei o livro, amei esta história e devorei cada página.

Para mim este livro é o melhor livro que qualquer pessoa pode começar a ler se quiser realmente conhecer Stephen King, mas faço já um disclaimer: se são leitores sensíveis, caso não gostem de demasiados detalhes, acreditem que este livro vai ser duro. A forma como o escritor descreve algumas cenas de pura tortura, como consegue transmitir exatamente ao leitor a dor que o personagem sente, assim como trespassa o sentimento de puro medo e adrenalina pelo qual as personagens passam. É incrível como após tantos livros de horror lidos, este foi talvez daqueles que me causou mais medo.

The Stand de Stephen King

O maior talento do escritor é criar personagens nas quais qualquer um acaba por se apaixonar ou criar qualquer género de ligação. Não se tratam de personagens vazias, cada personagem tem um detalhe próprio, uma história por trás, uma forma única de ser. Com defeitos, são personagens que vemos quase como pessoas reais, é o detalhe que mais admiro no escritor. O seu talento para transformar personagens em pessoas, fazermos temer pela saúde deles, sejam eles boas pessoas ou psicopatas. Neste livro em especial, dei por mim a torcer de certo modo para que tudo acabasse bem para o personagem principal. Porém, um lado mais maléfico quis que a personagem má levasse a melhor. É isto que o escritor faz, consegue que nos apaixonemos pelos maus da fita.

Se já são fãs de Stephen King e nunca leram Misery com medo de que seja mais hype do que qualidade, acreditem que estão redondamente enganados. É mesmo um bom livro, um dos clássicos do autor, este livro ultrapassa já qualquer livro deste género publicado. Sinceramente, é quase uma leitura obrigatória, sejam vocês fãs do autor ou não. Para além de que é um bom livro para começar a descobrir mais obras do escritor, como referi acima. Acho que este livro está no meu top de livros do autor, não sei exatamente em que lugar, cheguei a uma fase que já não sei qual o melhor. Acho que todos os livros que li do autor classifiquei com quatro ou cinco estrelas, com exceção de dois a três títulos.

Podes comprar o teu exemplar de “Misery” de Stephen King em Wook.pt!

Deixar uma resposta