Desenvolvimento Pessoal Lifestyle

Dicas Simples Para Ser Melhor Pessoa

Janeiro 16, 2020

Sabemos sempre que com a chegada do novo ano as pessoas acabam por de certa forma querer ser melhores. Melhores para com os amigos, família e conhecidos. Porém, esquecem-se de ser melhores pessoas para si próprios. Falo por experiência própria, eu própria coloquei os outros primeiro que eu diversas vezes, hoje em dia faço-o, mas todos os dias recordo-me que a minha saúde mental está acima de tudo. A verdade é que não podemos dar aos outros o que não sabemos dar a nós mesmos. Valorizo imenso isto de amor próprio, não é mais uma moda, é a realidade que devemos aceitar. Hoje dou-vos dicas simples para ser melhor pessoa.

A minha intenção para com esta publicação é dar-vos dicas simples para ser melhor pessoa, seja em casa ou na rua. Dicas simples e práticas que irão mudar a vossa vida, bem como a vossa maneira de olhar para o mundo. Isto de ser melhor pessoa é uma jornada que demora o seu tempo, de um dia para o outro ninguém passa a ser um poço de amor próprio. Com pequenos passos assim como grandes objetivos, e acima de tudo, com vontade. Todos conseguem chegar até onde gostariam de estar. Onde estás agora, não define quem terás de ser no futuro, podes ser uma melhor pessoa, a melhor versão de ti mesmo.

Observa mais, ouve mais, fala menos

Somos capazes de passar imenso tempo nas redes sociais a observar e analisar a vida dos outros. Será que somos capazes de parar na rua e olhar em volta? Já pensaste que enquanto vais na rua existe algo mais do que o destino que te espera? Quando vou sair dou por mim a ver uma sociedade que vive atrás de ecrãs. Seja nos cafés onde todos, mas mesmo todos estão a olhar para o pequeno ecrã. Ou até mesmo nas salas de espera. Pergunto-vos: não seria melhor deixar esse mundo e ler um livro? Ou até mesmo esquecer que existe um mundo virtual e olhar em volta. Simplesmente observar.

Desafio para vocês: na próxima vez que saírem à rua tirem cinco a dez minutos do vosso tempo para olhar o céu. Apreciem as cores, sejam elas mais alegres ou mais tristes. Caso queiram, tirem até uma fotografia, mas sem usar o telemóvel. Anotem esse momento na vossa memória, não se esqueçam de que as fotografias ficam perdidas no nosso telemóvel, mas as memórias ficam guardados na nossa mente e coração. Observa mais, ouve mais e fala menos, ou melhor dizendo, comenta menos.

Aceita todas as tuas ideias

Acho que não há um único dia que não me surja uma ideia. Durante muitos anos achei que não tinha ideias, seja para escrever ou até mesmo para criar projetos. Bem, pobre de mim que mal sabia o que realmente se passava. Todos nós temos ideias, só que cabe a cada um de nós saber aproveitar quando uma ideia nos surge. Sou uma pessoa que é produtiva nas manhãs, demorei para ser assim, mas com o tempo lá aprendi a gostar das manhãs. Contudo, há um detalhe em mim que me ajuda imenso na hora de pensar em novas ideias: sou uma pessoa mais criativa à noite. Ora, é daqui que se deve o facto de que muitas das minhas ideias (doidas ou não) surgem. Para além de que é a minha altura do dia preferida para escrever.

Procurem encontrar qual a hora do dia que são mais criativos. E, nota importante e dica para todos aí, escrevam sempre que vos surge uma ideia. Não, vocês nunca vão se lembrar mais tarde de que se tratava a tal ideia mágica que tiveram. Anotem tudo. Não importa se é uma ideia louca ou não. Por exemplo, eu tenho sempre um caderno pequeno na mala. É desorganizado, verdade seja dita, mas está recheado de ideias. Se estiver na rua e surgir uma ideia: voilá, escrevo para não me esquecer. A melhor dica que vos posso dar.

Os livros podem ser os teus melhores amigos

Outro desafio para ti, porque a vida é feita de desafios: quando saíres de casa, com o intuito de passar horas numa sala de espera, leva um livro em vez de levares a powerbank. Acredita que vais poupar bateria e aumentar o teu nível de conhecimento. Chega disso de passar horas a olhar para o telemóvel, existe mais para além desse mundo que crias e achas perfeito. Existem sim, mundos infinitos cheios de magia e milhares de coisas para ensinar. Se em vez de passares horas a fio a colocar likes e a comentar, pegares num livro e leres, o teu tempo será bem mais aproveitado.

A facilidade com que tiram o telemóvel do bolso, é tão incrível como a primeira coisa que o ser humano confirma que tem antes de sair de casa é o telemóvel. Ao ponto que chegámos. Levem um livro, as horas passadas nas redes sociais podem ser bem mais aproveitadas. Façam algo de útil. Seja diferentes. Leiam. Acredito que os livros não mordem, acreditem ou não, são inofensivos. Não é realmente necessário ter medo deles.

Analisa e planeia o teu dia

Apesar de sempre ter sido organizada (culpo o meu signo por isso), também sempre fui muito preguiçosa. Os meus dias pareciam que 24 horas não chegavam, precisava de mais. Aceitei que eu não tinha pouco tempo, o que eu tinha realmente é pouca noção de gestão de tempo. Não tirei nenhum curso para aprender a gerir o meu tempo, acho que qualquer um tem esses conhecimentos básicos, mas vou dar-vos algumas dicas caso não saibam.

– No dia anterior planeia, faz uma lista com todas as tarefas que precisas de fazer, seja em formato digital ou papel;

– Prepara tudo na noite anterior, deixa já a tua roupa pronta, assim como mala arrumada. Se quiseres planeia já o que será o teu pequeno-almoço, de manhã escusas de perder tempo a pensar nisso;

– Uma tarefa de cada vez, e não sobrecarregues o teu horário. Não vale a pena quereres arrumar a casa toda num dia, se só tens tempo para arrumar um quarto. A melhor dica é fazer um pouco cada dia;

– Define prioridades, sabe o que realmente precisas de fazer e o que não tem tanta relevância. As tarefas mais importantes veem sempre primeiro. Assim como deves fazer as tarefas que te deixam com mais medo em primeiro, estás a ver aquela pilha de roupa para arrumar que até mete medo, está na hora de arrumares;

– Não queiras fazer tudo ao mesmo tempo, acabas por não fazer nada;

– Honestamente, não precisas de ter uma agenda para planeares os teus dias, mas podes ter um caderno onde fazes os teus planos semanais e mensais, para além de que uma boa lista diária acaba por facilitar. Divide tarefas por dias, organiza-te da melhor forma conforme o teu tempo disponível, e o mais importante: cumpre, não sejas preguiçoso.

Como Podes Organizar-te em 2020

Quando não conseguires falar, escreve

Durante muitos anos eu não conseguia falar quando me pediam, era muito envergonhava e evitava ao máximo situações que tivesse de falar em público. Bom, hoje em dia a situação mudou. Existiram muitas razões para conseguir ultrapassar esse medo (não por completo ainda), mas maior ajuda de todas foi a escrita. Sempre que não conseguia falar, ou transmitir o que quer que estivesse na minha mente eu passava para o papel. Tornei o papel o meu confidente. Escrevia sem fim, fazia-o para de certo modo aliviar a alma. E serviu. Por isso, na próxima vez que precisarem de alguém com quem falar ou desabafar, se não tiverem ninguém por perto, peguem numa folha de papel.

Assim sendo, chegámos ao fim desta lista com dicas simples para ser melhor pessoa. Uma lista simples e prática, para todos aqueles que realmente querem ser melhores pessoas. Caso não queiram, sei que não iriam ler esta publicação sequer. A vida é mais que aquilo que pensámos, não vivam atrás de um ecrã, aproveitem os momentos, observem, falem, oiçam, escrevam, leiam e partilhem. Não seja apenas uma presença online, sejam alguém offline.

Para saberes mais sobre mim e o que faço, encontra-me em @i_m_angie.

    Deixar uma resposta