Literatura

Decidi Não Comprar Livros

Janeiro 11, 2020

Com a chegada do novo ano dei por mim a rever objetivos e a analisar os do ano passado. Sou-vos sincera, cumpri muitos objetivos dos quais um deles era levar o blogue a outro patamar. Como podem ver temos um domínio próprio, conteúdo a sair com muita regularidade. Vai bem, pelo menos é o que eu acho. Contudo, e como vocês bem sabem, este blogue começou como um blogue literário e irá manter-se assim, portanto muitos dos meus objetivos estão relacionados com livros. Depois de muito pensar decidi não comprar livros. Porquê? Simples, tenho muitos para ler.

De momento tenho cerca de 50 livros na minha estante por ler, fora alguns livros que não tenho nenhum interesse em lê-los e em breve pretendo desfazer-me deles (vou doar, não se preocupem). O que são cerca de 50 livros no meio de quase 600 livros, a questão é que é uma pequena percentagem, mas para mim não faz nenhum sentido ter tanto livro por ler e estar a comprar cada vez mais. Aliado a este sentimento de querer ler os livros que tenho em casa, surgiu a necessidade de poupar uns trocos com os livros. Se por um lado em 2019 eu li imensos livros, também comprei imensos. O valor gasto em livros foi uma loucura, mesmo comprando alguns livros em segunda mão.

Os Meus Objetivos Literários Para 2020

Mas, não vou deixar de ler. Isso nunca. Para além do mais algumas editoras com as quais tenho parcerias cedem alguns livros para ajudar na divulgação, por isso manteremos algumas novidades. Porém, e o mais importante para mim e que me levou a tomar esta decisão foi o facto de querer trazer mais variedade, não apenas clássicos. Portanto, podem contar que vou trazer do baú algumas preciosidades, é esse o objetivo. Para mim, isto é um grande desafio. Eu adoro livros, volta e meia ando numa livraria a procura de mais livros. Já faz parte de mim, controlar-me vai ser deveras complicado.

Quais os meus planos para completar este objetivo?

Bom, não comprar livros. Fugir a sete pés das promoções e livrarias. Sair de muitos grupos de compras de livros em segunda mão. Cada vez que ouvir a palavra livros e promoção eu vou fingir que não ouvi nada. Assim como deixei de subscrever a algumas subscrições de promoções de livros. Bom, precisámos tomar medidas drásticas para objetivos complicados.

Este objetivo irá durar pelo menos seis meses, é o meu plano inicial. Se irei aguentar-me, isso já é outra história. A ideia era mesmo aguentar até terminar de ler todos os livros que tenho na estante, mas acho que demoraria mais do que o suposto. Por isso, decidi dar a mim mesma seis meses. Nesse tempo irei poupar imenso (assim espero), bem como finalmente ler aqueles livros que estão na minha estante faz demasiado tempo.

Sou doida por estar a desafiar-me a este ponto, mas no final do ano vou agradecer a mim mesma, e a minha carteira também.

Mas, tu podes comprar os teus livros em Wook.pt, já que eu não posso, compra tu!

    Deixar uma resposta