Lifestyle

Como Escrevo Mais de 30 Artigos Por Mês

Janeiro 25, 2020

Após o surgimento da minha página BLOGGYSITTER surgiu uma pergunta que muitos me fazem: como consegues escrever tantas publicações? Para vos dar um pouco de backstory. De momento, escrevo cerca de 30 artigos por mês, se não mais. Porquê? Bem que podia alargar isto e trazer pelo menos três publicações por semana, deste modo teria publicações até ao fim do primeiro trimestre. Eu podia ser assim, mas se assim fosse eu não teria esta paixão por gostar de criar conteúdo e partilhar. É uma rotina que mantenho faz pelo menos um ano e que só agora comecei a ver os frutos de tanto trabalho. Sendo assim, eis como escrevo mais de 30 artigos por mês, e ainda crio conteúdo para o instagram.

Os meus primeiros anos como blogger foram passados a publicar conforme me apetecia ou surgia criatividade, e claro, não são publicações que me orgulho por inteiro. Foi assim que comecei, aprendi imenso e evoluí. Hoje em dia preocupo-me mais com o conteúdo que crio, assim como em trazer mais qualidade do que propriamente quantidade. Não há publicação que não pense e repense nela, devo mesmo publicar? Preciso de ser assim, ser crítica com o meu próprio conteúdo. Posso indicar-vos mil formas de serem mais produtivos quanto a escrever publicações, mas nenhuma dessas dicas vos vai servir caso não tenham paixão por isto.

Meios Que Uso Para Facilitar A Criação de Conteúdo

As dicas que mais ouvi durante este percurso como criadora de conteúdo foi escrever um pouco todos os dias, ter uma nuvem de ideias, procurar estar informado do tema principal do nosso blogue, aprender muito sobre marketingSEO. Bolas, tanta coisa no fim de contas. Passei por isso tudo, tenho ali um monte de folhas com ideias que não passaram disso, de ideias que nunca viram a luz do dia. Digo-vos que pensei em temas incríveis, na altura pelo menos assim o achava, que daria tema para discussão: quando publiquei os artigos ninguém quis saber. Aqui percebi que estava a fazer alguma coisa de errado.

Mudei o meu modo de ser como blogger, passei a encarar isto como um trabalho. Deixei-me de brincadeiras e olhei para o meu blogue e disse-lhe vamos levar isto a sério, caneco. E assim foi. Comecei por comprar-lhe um domínio e arranjar uma casa só para ele, está alojado na melhor rede de blogues portugueses, na Blogoesfera Portuguesa. Deixou de pertencer seja ao que for, para passar a ser meu. Mais uma despesa, não faz mal, mas valeu a pena toda esta mudança. Passei a querer criar mais conteúdo para dar sentido a isto, de que serviria estar a pagar e não usufruir, correto?

Agora sim, comecem a prestar atenção, vou dar-vos as dicas de ouro. Eu sempre quis ser uma blogger que trazia conteúdo diário, gostava de ter imenso conteúdo disponível e diariamente. Bom, sabia isso de primeira mão, então foquei-me nesse objetivo. Claro que trazer conteúdo todos os dias não é tarefa fácil, principalmente com trabalho. Então, duas semanas ou três, antes do novo mês começar eu começo a planear conteúdo. Uso pelo menos um dia da semana que é dedicado apenas a criação de conteúdo. Sendo assim, nesse dia acordo e sei o que preciso de fazer: planear publicações para um mês inteiro.

Como começo a planear conteúdo?

Por onde começo? Bom, pego numa folha de papel em branco, divido pelos temas que falo no blogue. Atualmente falo de dois temas específicos: literatura e desenvolvimento pessoal, por vezes de dicas para bloggers. Quantas publicações quero escrever de cada tema? Bom, por norma aqui no blogue têm disponível 2 publicações por semana de desenvolvimento pessoal e 5 de literatura, que por vezes são 4 se falar de outro tema. No final do mês dá cerca de 9 a 10 publicações de desenvolvimento pessoal e 21 ou 22 publicações de literatura. Agora que já sei quantas publicações de cada tema preciso de escrever, é só começar a planear.

Na folha de papel escrevo ideias que tenha para cada tema, acabo por escrever mais ideias do que realmente preciso. Não faz mal e é bom para o futuro. Com estas ideias começo a marcar as que me interessam e as que não interessam deixo de lado, porém não as deito fora. Passo então para o meu melhor amigo de organização Google Calendar. Como o uso? Bom, tenho dois marcadores criados: um para cada tema do blogue. Agora, sei que à segunda e quinta deixo dedicado ao temas de desenvolvimento pessoal, enquanto os restantes dias da semana ficam para literatura. Vou colocando as ideias no calendário, assim sei o que preciso de escrever e para quando. Isto tudo apenas num dia.

Depois vem aquilo que dá mais prazer: escrever. Gosto de adiantar conteúdo com pelo menos duas semanas de antecedência, em casos extremos uma semana. É a minha mania de estar preparada, e ainda bem que assim sou. Passo pelo menos dois a três dias no mínimo a adiantar conteúdo para duas semanas, apenas do blogue claro. Depois, na semana seguinte volto a escrever mais conteúdo e fica mais duas semanas adiantadas. Desta maneira, antes mesmo do mês começar já tenho todas as publicações escritas. Então, duas semanas antes do novo mês começar já sabes o que precisas de fazer.

7 Apps para Editar InstaStories

Então, o que precisas de fazer para criar imenso conteúdo?

  • duas semanas antes do mês começar: um dia para fazer uma nuvem de ideias consoante os temas do teu blogue e planear as publicações para cada dia da semana (ou os dias que queiras ter publicações no blogue);
  • depois de tudo planeado, começa logo a escrever, com mais tempo de antecedência melhor, começa antes do novo mês começar;
  • na hora de escreveres a publicação deixa-a completamente preparada, SEO, imagem de destaque, imagem para partilhar nas redes sociais (caso partilhes as tuas publicações no instagram, preparada já a imagem bem como a descrição, no dia é só copiar e colar).

É bem simples, mas vai dar-te a preguiça e não vais querer passar muito tempo à frente do computador. Vais desmotivar assim que veres que ninguém te liga nenhuma, mas olha que mais vale falar para um do que falar para nenhum. A melhor dica para escrever conteúdo para dar e vender é mesmo escrever com paixão, ter entusiasmo por isto de ser blogger. Ainda bem que mudei a minha forma de pensar quanto ao meu blogue, se assim não fosse acho que já teria desistido do blogue.

P.s. Isto é apenas a minha forma de organizar-me e criar conteúdo como blogger, cada um tem a sua forma de ser, portanto a minha rotina não quer dizer que se enquadre com o teu estilo de vida. Bom mesmo era criares a tua própria rotina, conforme o teu estilo de vida e prioridades.

    Deixar uma resposta