Literatura

As Melhores Leituras de 2019

Janeiro 7, 2020

Apesar de sentir que venho já um pouco tarde para a festa, hoje venho partilhar com vocês a minha lista (vou tentar que não seja enorme) com as minhas melhores leituras de 2019. Embora muitos blogues literários, assim como booktubers já tenham partilhado, eu gosto sempre de deixar essa tarefa para Janeiro. Então, normalmente quando se trata de escolher os favoritos eu olho para todos os livros que classifiquei com cinco estrelas e quatro. Admito que este ano foi bom ao nível de leituras, disse a mim mesma que iria ler melhores livros do que 2018, e assim foi. Verdade que passei dos 235 livros lidos no ano anterior para ler 135 em 2019. Valeu a pena, gostei imenso das leituras que fiz, por um 2020 assim.

Em 2019 descobri que afinal até gosto de romance erótico, só precisa de ser realmente bom e não muito cliché. Foi o ano que descobri uma nova autora que se tornou automaticamente numa favorita: Penelope Ward. Li imensos livros da autora e digo-vos não houve um único livro que eu desse menos de quatro estrelas. Vou tentar não colocar todos os livros só dela nesta lista, mas digo-vos já que vale realmente a pena ler os livros desta autora. Sem sombra de dúvida que foi a minha escritora preferida de 2019.

Amor À Primeira Leitura: Penelope Ward

Para além da Penelope Ward descobri um novo autor preferido no género de thriller, apresento-vos Anthony Horowitz, o senhor que me deixou de rastos com o seu livro, que fez-me questionar completamente o meu amor por thrillers. Arrebatou-me por completo, apaixone-me desde o primeiro capítulo do seu livro “Crime, Disse o Livro”. Foi também graças a ele que decidi estar na altura de ler livros da Agatha Christie. Estes dois autores foram aqueles que mais impacto tiveram no meu 2019, em 2020 irão permanecer nos meus tops de leituras quase de certeza.

Crime, Disse o Livro de Anthony Horowitz

Agora, sem mais demoras apresento-vos os livros que tornaram o meu 2019 incrível ao nível de leituras:

“The Word is Murder” de Anthony Horowitz

Depois de ter lido “Crime, Disse o Livro” fiquei com imensa curiosidade quanto aos restantes livros do autor. Esperar até que fosse traduzido era impossível para mim, eu precisava mesmo de saber se o autor era realmente tão bom, ou se este livro foi uma sorte. Surpresa, Anthony Horowitz realmente tem um talento inacreditável. Um escritor incrível, portanto, passou automaticamente para um dos meus escritores preferidos. Entre este livro e o publicado já em português não consigo simplesmente escolher um. Ambos são muito bons.

“Rebecca” de Daphne Du Maurier

Há livros e histórias que nos caem nas mãos nos momentos certos. Assim foi com Rebecca, não conhecia o livro, apesar de já ter ouvido falar da autora. A minha curiosidade para ler este livro estava ali entre o baixo e o médio, não me parecia ser o género de livro que fosse gostar. Mas, do dia para a noite surgiu a vontade para o ler, comprei-o e li demasiado rápido para meu gosto. Um clássico da literatura que recomendo a todos os fãs de thrillers, é aquele género de livro que qualquer fã de livros mais dramáticos e com muito mistério vão automaticamente gostar.

“The Dead Zone” de Stephen King

Se não estivesse pelo menos um livro de Stephen King acredito que muitos de vós iriam ficar surpresos. Por mais vontade que eu tivesse de colocar pelo menos quatro livros do autor no meu top de melhores leituras de 2019, controlei-me para escolher um. Acabou por ser “The Dead Zone” o livro que mais gostei de ler dele em 2019, vibrei imenso com esta história, inclusive dei por mim a sentir vontade de o reler assim que terminei a leitura.

“Fica Comigo” de Ayòbámi Adébáyò

Este livro foi das minhas primeiras leituras de 2019, e digo-vos: foi o melhor livro que li nos último tempos. Dei por mim durante o resto do ano a pensar neste livro, a sentir aquela necessidade de reler esta grande obra. Recomendo este livro, é sem dúvida alguma um dos melhores livros que anda por aí, gostaria de ver muitas mais pessoas a lê-lo, acredito que iriam surpreender-se com a qualidade e a história deste livro. Trata-se de um livro arrebatador, com uma das histórias mais marcantes que eu alguma vez conheci e li.

“When August Ends” de Penelope Ward

Como referi acima, Penelope Ward acabou por tornar-se numa das minhas autoras preferidas de romance erótico, com isso deu-se ao facto de que durante o ano de 2019 ter lido imensos livros dela, não vos sei dizer ao certo quantos livros já li dela, mas foram realmente alguns. Pretendo em 2020 continuar a ler as suas obras, gostaria inclusive de terminar de ler todos os seus livros. Mas, dou destaque a este livro porque o li num par de horas, assim como os outros livros da autora, mas chorei imenso quando terminei. A história tocou-me de uma forma incrível, dei por mim a gostar tanto do livro que quis logo reler. Para mim, é um dos meus preferidos da autora.

“A Formúla do Amor” de Helen Hoang

Eu gostar de um romance é tarefa complicada, apesar de em 2019 ter sido mais coração mole relativamente aos romances, dei por mim a ficar agarrada a esta história como se estivesse a ler um thriller. Não descansei até que o terminei, foi uma tarde passada a lê-lo e terminei com lágrimas nos olhos. Fiquei apaixonada pelas personagens, só queria que houvesse mais um livro com estes dois, acreditem ou não, tornaram-se num dos meus casais literários preferidos. Ansiosa para que o próximo livro da autora seja traduzido para português, adorei tanto este livro que acredito fielmente que vou adorar o próximo.

“O Monte dos Vendavais” de Emily Bronte

O clássico que mudou a minha vida. Gostei imenso deste clássico, acredito mesmo que este é o clássico da minha vida. Comecei a ler este livro com uma certa relutância, ao início pensei que não seria o meu género, mas logo deixei-me levar pela história. A forma como voei pela história, como deixei-me levar. Isto não me acontecia assim com um livro fazia tempo. Tornou-se automaticamente o favorito.

“Ask Again, Yes” de Mary Beth Keane

O livro que tem causado imenso alarido por entre os leitores. Admito que não tinha muitas esperanças quanto a este livro, fiquei surpresa com a história e tornou-se logo num dos meus favoritos. Gostei tanto deste livro, é daqueles que tão dificilmente esquecemos. Um dos meus preferidos da vida, portanto não podia faltar nesta lista. Precisámos de mais livros assim de ficção.

“My Sister, the Serial Killer” de Oyinkan Braithwaite

Aqueles livros incríveis que sabes desde a primeira página que vai ser incrível e quando terminas ficas surpreso por mesmo assim o livro ter excedido todas as tuas expectativas? Admira-me imenso o facto deste grande livro ainda não estar traduzido para português, fico surpresa que nenhuma editora portuguesa tenha tido a coragem para traduzir este grande livro. Acredito que se estivesse nas livrarias portuguesas, estava a vender imenso porque este livro é daqueles livros que não se esquece da noite para o dia. Este livro transforma qualquer um que o lê.

“Daisy Jones & The Six” de Taylor Jenkins Reid

O livro que comecei a ler e a detestar, achei mesmo que seria uma leitura péssima. Nas últimas páginas do livro mudei drasticamente de opinião. É um livro incrível, a história em si, parece tão real que não conseguimos parar de pensar nela assim que termina o livro. Adorei imenso ler este livro, acredito sim que merece todo o hype à sua volta, porém, devo admitir que não se trata de uma leitura para todos. É um livro perfeito para os amantes de música, vão identificar-se com imensos momentos da história. Este livro precisa de ser traduzido para português o mais rapidamente possível.

Foram este as minhas leituras preferidas de 2019. Por mais que eu quisesse falar de todos os livros que eu gostei, iria demorar imenso tempo. Foram imensos livros lidos, todos eles muito importantes, mas dou destaque a estas leituras que até hoje ainda permanecem no meu coração, assim como na minha mente. Adoraria ver cada um de vocês a ler pelo menos um livro desta lista, apesar de muitos destes títulos serem em inglês, acredito que haverá alguma editora que em breve traduzirá estas obras. Estou satisfeita com as minhas leituras de 2019, espero que as de 2020 sejam ainda melhores.

Compra os teus livros em Wook.pt!

    Deixar uma resposta