Lifestyle Organização

20 Formas de te Organizares em 2020

Janeiro 30, 2020

Ainda me lembro de quando uma das minhas resoluções de ano novo foi aprender a organizar-me. Bom, na altura pareceu ser uma tarefa complicada, mas acabei por ganhar gosto por isto da organização que facilmente passei a ser uma pessoa mais organizada. Finalmente consigo usar uma agenda do início ao fim – pelo menos até agora não tenho falhado nenhum dia – e estou sempre preparada para situações inesperadas. Como posso organizar-me?, perguntas tu. Se queres obter a resposta a essa questão, estás no lugar certo, na publicação de hoje dou-te 20 Formas de te Organizares em 2020. Dicas simples e práticas.

Como Podes Organizar-te em 2020

A verdade é que gosto de organizar-me, pois assim sinto que a vida torna-se mais simples. Dá uma certa leveza quanto temos a nossa vida sob controlo, apesar de existir sempre uma ou outra coisa que não é planeado, mas pelo menos temos noção de como serão os nossos dias, não deixámos tarefas para trás e o mais importante: temos tempo para tudo, principalmente aquilo que mais gostámos.

  • Limpa o espaço no qual passes mais tempo – casa ou espaço de trabalho
  • Dá uso a um calendário anual (usa Google Calendar para isso)
  • Utiliza lista de tarefas diárias, semanais e mensais
  • Paga as faturas ou despesas no dia, em vez de deixar para mais tarde
  • Toma nota das despesas e do dinheiro que recebes
  • Utiliza uma agenda ou bullet journal
  • Arranjar uma caixa onde colocas todas as cartas que recebes, bem como folhetos, contas e recibos (no final da semana organizas)
  • Fazer uma limpeza regular de medicamentos que estejam fora de prazo, como cremes e outros produtos de higiene ou beleza
  • Fazer uma lista de compras fixa, com tudo aquilo que costumas comprar regularmente
  • Tirar um tempo todas as semanas para planear a próxima semana e refletir sobre a anterior
  • Mantém a tua agenda ou bullet journal na tua mesa de cabeceira, assim que acordes podes ver o que precisas de fazer
  • Arrumar a despensa (podes também fazer o mesmo com as tuas roupas e acessórios)
  • Fazer uma ementa semanal ou mensal
  • Deitar fora revistas ou jornais que não tenhas interesse
  • Anda sempre com um caderno onde possas anotar tudo e mais alguma coisa
  • Tem sempre perto de ti a tua lista de tarefas, assim como o calendário mensal com os teus afazeres, tarefas e compromissos
  • Cria uma rotina de limpeza para a casa (estabelece dias e horários para cada tarefa, em vez de acumular)
  • Apaga fotografias ou aplicações que não precises do computador, ou telemóvel
  • Criar um fundo de poupanças para estar preparado para eventuais problemas
  • Faz primeiro as tarefas que menos gostas

A organização de cada um é diferente. Os truques que eu uso, podem não vir a resultar com outra pessoa. Sempre disse que a organização parte da força de vontade, nem todas as pessoas gostam de ser organizadas. Há pessoas que fogem da organização a sete pés, para eles qualquer coisa dá. É normal, cada pessoa é como é. Com estas dicas simples, acredito que já vos irá facilitar imenso o vosso 2020. São tarefas que podemos fazer num abrir e fechar de olhos.

Recomendo imenso o uso do Google Calendar é a aplicação que mais utilizo. Nesta aplicação anoto tudo o que precise de fazer, com horários e com um código de cores para cada área da minha vida. Considero uma aplicação muito simples e prática, realmente nos ajuda a organizar. Para além desta aplicação acho que é fundamental manter um suporto físico, seja uma agenda ou então um bullet journal. As restantes dicas parte de cada um, como por exemplo, criar um fundo de poupanças: vai facilitar-vos imenso a vida mais tarde, mas para muitos não faz nenhum sentido. Façam conforme o que acreditam, não sou ninguém para vos mandar fazer nada.

Dicas de Organização Básicas

A dica que tem me salvo a vida é mesmo colocar a papelada toda num sítio, literalmente atirar com tudo lá para dentro, então no final da semana tirar um pouco de tempo para organizar. Ninguém coloco as papeladas no sítio assim que chega a casa, deveríamos, mas dá algum trabalho. Desta forma, facilita-vos a vida. Outra dica que acho fundamental é a lista de compras, sabemos que acabámos por comprar praticamente o mesmo. Faz a lista e calcula mais ou menos o valor que costumas a gastar, cria um fundo de poupanças para quando tiveres de ir às compras e tenta não comprar coisas desnecessárias, mais uma forma de poupar e depois menos para organizar em casa. Aliado a isto das compras, lembra-te de manter a tua despensa organizada, assim facilita a tarefa de fazer a lista de compras.

E, por fim, o que eu acho mais importante: tirar tempo para planear a semana seguinte, bem como refletir sobre a semana que passou. Adoro tirar este tempo para mim, pego na minha agenda e começo a distribuir tarefas para a semana seguinte, penso em tudo o que não fiz na semana anterior e tenho de fazer em breve. Este momento de reflexão e preparação traz-me uma enorme paz que perdura durante o resto da semana – pelo menos, eu tento que assim seja.

Finalmente, dou ainda uma dica extra, uma dica que vos irá ajudar para além desta lista enorme de 20 Formas de te Organizares em 2020: procura encontrar os teus próprios meios de organização. Lembra-te que somos todos diferentes, por isso, experimentar até encontrares o teu método ideal.

Deixar uma resposta