Literatura Opiniões Literárias

The Family Upstairs de Lisa Jewell

Dezembro 21, 2019

Encontrar palavras para conseguir descrever como exatamente me sinto relativamente a este livro é muito complicado. Logo ao início achei que seria mais um daqueles livros que ganham título de bons, mas na verdade não nos acrescentam nada. Contudo, e tenho de admitir, The Family Upstairs de Lisa Jewell não se trata de mais um thriller. Apenas vos digo que este livro não é um livro qualquer, é daqueles livros que a história nos agarra, após semanas terminar a leitura ainda estamos a pensar no livro. Certamente que este livro é capaz de passar despercebido por muitos, principalmente pelo facto de ainda não estar traduzido para português. Se por acaso tenham a oportunidade de ler esta obra, leiam. Vale cada segundo do nosso tempo.

Na hora de escolher um livro de thriller ou mistério para ler, ou até mesmo comprar tenho sempre em mente sejam as opiniões positivas como negativas. Apesar de fugir a sete pés de spoilers, não posso deixar de procurar algum feedback por parte dos outros leitores. Devo admitir que li imensas opiniões positivas relativamente a este livro, cheguei inclusive a achar que seria exagerado tanta crítica positiva. A minha curiosidade só aumentou com o tempo, pois claro que tinha de comprar o livro para ler. Então, visto que o livro não se encontra ainda traduzido, não tive outra hipótese se não comprar em inglês. Já sinto um certo à vontade a ler nesta língua, portanto me foi fácil e simples entrar na história. Digo-vos mais: este livro é ideal para quem quer começar a ler em inglês.

E que tal leres esta publicação? 5 Livros Em Inglês Para Oferecer

Logo ao início senti uma certa dificuldade na história, e pelo que entendi muitos leitores sentiram o mesmo. Conforme entrámos no livro parece que não percebemos nada do que se passa. Andámos entre passado e presente, voámos entre personagens e acabámos por ficar um pouco à nora do que se passa. Sempre disse que não sou fã de livros que façam este género de brincadeiras com os leitores, porém, este conseguiu cativar-me por esse detalhe. A forma como gradualmente nos vai dando pequenas peças do enorme puzzle para descodificarmos, ficámos mais embrenhados na história. Sem dúvida que esta brincadeira acabou por ser uma surpresa, dei por mim a investigar esta história e a querer descobrir a verdade.

Relativamente ao enredo me si, foi deveras surpreendente. Pela sinopse estava à espera de um género de mansão enorme assombrada. Vi-me por momentos a pensar se isto não seria uma versão mais recente do clássico de Shirley Jackson, mas acreditem que nada tem a ver. Nem se trata de uma história de fantasmas, vai muito mais além disso. É daquelas histórias que nos dão voltas à cabeça, uma história macabra e com imensas partes que nos deixam com o coração nas mãos. Temos aqui diversos temas em exposição na história, desde homossexualidade, violação, abuso de menores, drogas, roubo, assassinato, traição e muito mais. Nunca vi um livro deste género literário a abordar tanto tema intenso. Por vezes tive de pousar o livro para processar toda a informação.

Podes ter interesse em ler: A Maldição de Hill House de Shirley Jackson

Bem como os thrillers aos quais costumo classificar com pontuações altas, este foi aquilo que eu precisava. Sinto a extrema falta de livros assim, que nos mexam com as emoções e que nos abalem por completo. The Family Upstairs é uma história cheia de drama e segredos, uma história com muito mais para dar e que se tivesse continuação eu leria com toda a vontade, e indubitavelmente, eu iria gostar. Lisa Jewell tem talento para a escrita, e pelos que ouvi dizer, os restantes livros dela também são muito bons. Admiro a forma como a autora consegue trabalhar com tantas personagens ao mesmo tempo, como consegue manter a atenção do leitor durante tantas páginas, e acima de tudo, como consegue pensar numa história tão vibrante e cativante.

Apesar de tudo, considero-o um dos meus thrillers preferidos, não está nos primeiros lugares, mas está na lista dos favoritos. Será aquele livro que recomendarei o máximo que conseguir e que espero mesmo que venha a ser traduzido por alguma editora portuguesa em breve. Acredito mesmo que até as pessoas que não são muito fãs deste género literário ou até que nunca experimentam, vão deixar-se render por esta história e pela escrita da Lisa JewellThe Family Upstairs é o livro que deveria estar na lista de desejos dos fãs de thrillers, um leitura obrigatória para os fãs do género.

Compra o livro em Wook.pt!

    Deixar uma resposta