Literatura Opiniões Literárias

O Talentoso Mr Ripley de Patricia Highsmith

Dezembro 20, 2019

Há uns tempos dei por mim a pesquisar livros que todos recomendavam para quem fosse realmente fã de thrillers. De entre uma lista infindável de títulos, dei por mim a encontrar este clássico The Talented Mr Ripley ou O Talentoso Mr Ripley. Na altura nem pensei duas vezes, comprei-o em inglês porque preferia a edição, e se não estou em erro nem todos os livros da Mr Ripley estão traduzidos (ou se estão traduzidos, devem estar esgotados). Além do mais, eu não tinha certezas se iria ou não gostar do livro, optei pela opção mais barata por questões de segurança. Assim como outros livros, este acabou por cair no esquecimento, falta de interesse. Ora, foi quando o escritor João Tordo falou sobre este livro que pensei “está na hora”, e realmente estava.

Apesar de ser muito fã deste género literário, admito que acabo de uma forma ou de outra fugir aos clássicos. Acontece-me sempre, muitas das vezes por receio, não sei o que me leva a considerar a possibilidade de vir a não gostar. Mais depressa atiro-me para thrillers da atualidade, mas depois arrependo-me por serem deveras óbvios. Este ano fugi à regra e li um ou outro clássico do meu género preferido. Digo-vos que em todos eles, quando terminei a leitura fiquei a sentir que precisávamos de mais literatura assim. E de facto precisámos. São como eu os chamo de livros à moda antiga. Sinto falta de vibrar com uma história, de sentir que o livro revolucionou. Pois claro que O Talentoso Mr Ripley não foi exceção.

Podes encontrar “O Talentoso Mr Ripley” à venda em português em Wook.pt!

Na hora de classificar um livro dou por mim não só a pensar na escrita, na forma como o escritor(a) dá-nos a conhecer personagens ou cenários, como em toda a experiência de leitura. Posso até afirmar que mais de 80% da classificação depende mesmo daquilo que senti durante a leitura. Os livros de certo modo foram feito para vivenciar, apreciar detalhes como escrita ou descrições parte já de cada um. Há pessoas que se for preciso criticam cada detalhe, desde capa até aos agradecimentos. Não é o meu caso, gosto de apreciar a escrita e descrições com o intuito de aprender mais, mas valorizo imenso aquilo que o livro me ensinou ou fez sentir.

Se por um lado achava que ler O Talentoso Mr Ripley tornaria-se numa tarefa aborrecida, também por outro sentia que este livro tinha algo para me mostrar. Antes de tudo, é impossível falar deste livro sem referir o quanto esta personagem principal Tom Ripley foi bem pensada e delineada. Tudo começa de forma simples, sabemos logo que a personagem não é de fiar, mas a forma como a escritora faz com que os seus truques sejam tão inteligentes, de certo modo, são truques de nos fazer pensar como. Com a personagem vivemos a loucura que é este livro, desde cometer assassinatos a fingir que nada aconteceu. Viajámos por Itália, para mim um dos pontos preferidos do livro.

Convido-te a ler esta publicação: Rebecca de Daphne Du Maurier

Sem dúvida que é um clássico, e claro, uma leitura obrigatória para os fãs deste género literário. Patricia Highsmith deu-me uma história na qual não esperava vir a apegar-me tanto. A forma como voei pelas páginas, como me deixei levar pelas aventuras de Ripley, foi deveras incrível como a escritora conseguiu-me surpreender logo nos primeiros capítulos. Não me posso esquecer de falar da escrita da autora, não me recordo da última vez que fiquei tão entusiasmada com a escrita de alguém, talvez desde Stephen King. Mas, o que mais admiro, é a forma como são realizadas as descrições, seja das personagens ou cenários. Eu senti mesmo que estava ali ao lado da personagem a passear pelo mundo. Descrições tão reais, nem parece ficção.

Na minha opinião, não existe forma de como não recomendar este livro. Se são fãs de thrillers, vão sem sombra de dúvida adorar esta leitura. Se por acaso não são fãs do género, se têm receio até de experimentar o género, acreditem ou não vão mesmo deixar-se levar por este livro. Ainda bem que existem mais livros protagonizados por Tom Ripley, adorei imenso a personagem principal e considero-a uma das minhas preferidas ao nível de thrillers. Se nunca leram Patricia Highsmith, convido-vos a começar por ler este livro em específico. Vão adorar.

    Deixar uma resposta