Lifestyle Produtividade

Como Vou Organizar-me em 2020?

Dezembro 5, 2019

Com o novo ano já ali a espreitar, ando a pensar e a planear 2020, para que tudo corra da melhor maneira possível. Até agora não fiz muito, estabeleci algumas prioridades, planeei alguns eventos e decidi que métodos de organização vou usar para manter-se sempre preparada. O ano passado não correu conforme esperado, houveram imensos acontecimentos inesperados por minha culpa alguns, tenho de admitir. Porém, muitos deles aconteceram pois não me organizei como deveria ser. Para mim, que trabalho, mantenho um blogue ativo e gosto de ter a minha vida pessoal, acabo por precisar de alguma organização, por isso, hoje venho partilhar com vocês Como Vou Organizar-me em 2020.

Primeiro que tudo, na hora de começar a marcar eventos e tudo mais, preciso de um calendário. Opto por um calendário anual onde anoto eventos que não posso esquecer-me, como por exemplo, datas de aniversários. Acabo por imprimir um calendário da internet e depois decorá-lo à minha maneira. Para além disto, tenho um calendário que deixo sempre na secretária, com vista mensal ajuda-me na hora de marcar à pressa algum evento, ou para anotar quais os dias que tenho publicações escritas, ou não. Este métodos de organização mantenho em casa, torna-se chato sair de casa com eles como podem imaginar, mas eu tenho outros truques.

Pode interessar-te: Como Vou Organizar-me em 2019?

Aqui entra a minha querida agenda. Durante pelo menos dois anos comprei a agenda da Mr. Wonderful com vista diária, gosto de ter imenso espaço na minha agenda para escrever. Contudo, para 2020 optei por não escolher novamente essa marca. Comprei uma agenda com menos espaço e vista semanal, uma da Note! que apesar de não ter espaço suficiente tanto quanto queria, vai servir perfeitamente para levar na mala. Mas, estou a pensar adquirir outra agenda com vista diária para manter em casa, eu gosto de escrever imenso nas minhas agendas, e com esta assim simples sinto a necessidade de escrever e não tenho espaço. Infelizmente, ainda não encontrei nenhuma agenda ideal para esse efeito.

Para além disso, este ano adotei o método de organização de bullet journal. É neste caderno que anoto tudo relacionado com o blogue e gestão das redes sociais a ele associadas. Mantenho tudo aqui, desde ideias a tarefas que preciso de fazer regularmente. Facilita-me o trabalho e não preciso de procurar na agenda pessoal de cada vez que vou trabalhar no blogue. Certamente que para muitos parece demasiado, mas são os métodos de organização que resultam comigo.

Podes gostar de ler esta publicação: O Que Aprendi Com Um Bullet Journal

Não só gosto de anotar tudo em cadernos, como sou daquelas pessoas que precisa de ter em formato digital, dá-me uma certa segurança. Como nem sempre saio de casa com a agenda, por vezes surgem eventos que preciso marcar e não tenho onde marcar para além do telemóvel. Para isto eu utilizo o Google Calendar, uma aplicação que cheguei a sugerir para os criadores de conteúdo, muito útil para nos organizarmos. Aqui mantenho tudo, seja blogue ou vida pessoal. Portanto, se estiver na rua sem a minha agenda, sei tudo o que tenho de fazer ou precisa de ser feito.

Ao mesmo tempo que dou uso a esta aplicação, tenho outra onde anoto as tarefas que preciso de fazer. Funciona do género de to-do list, apesar de preferir manter uma lista em formato físico (papel e caneta, sempre), também gosto do formato digital. Então, nesta publicação anoto as tarefas que preciso de fazer no dia (planeio sempre com alguma antecedência), passei a anotar as publicações que preciso de escrever para o blogue e serve também para as minhas listas do hipermercado.

Provavelmente vocês vão achar que são demasiados meios de organização, não é necessário manter duas agendas e mais meios tecnológicos de organização. Para que? A fim de conseguir fazer tudo o que gosto e ainda sobrar tempo, vi-me um pouco forçada a lidar com o tempo de outra forma. A organização foi a chave para aumentar o meu tempo livre, foi a melhor hipótese para não ter de abandonar os projetos que mais gosto de trabalho. Se vejo diariamente muitas pessoas que se queixam que não têm tempo, eu queixo-me por ter tanto tempo. Enfim, todos estes meios de organização servem-me e não me deixam saturada. Já experimentei mil e uma coisas, porém, acabo sempre por voltar ao mesmo. Nunca irei trocar o papel e caneta por uma aplicação, isso não. Todos os anos preciso de comprar uma agenda. Por isso, é assim que vou organizar-me em 2020.

Convido-te a espreitares esta publicação: Dicas de Organização Básicas

Deixar uma resposta