Literatura

5 Livros do Holocausto Para Oferecer

Dezembro 13, 2019

As listas não terminaram, e não sei se irão terminar tão cedo. Visto que procuro recomendar livros para todos os géneros, desta forma talvez consiga ajudar alguém a dar o livro certo à pessoa certa. Sei que existem muitos fãs aqui de livros mais históricos, chegaram-me a pedir recomendações de livros sobre o holocausto. Infelizmente, não é o meu género de livros, posso vir a ler um ou outro, mas não o faço com tanta regularidade. Porém, reuni algumas obras que li e que sem dúvida merecem ser lidos e oferecidos. São obras que me tocaram e ficaram no meu coração, são títulos inclusive bem aclamados pela crítica e leitores. Com esta lista de 5 livros do holocausto para oferecer ao teu amigo que adora factos e marcos históricos.

5 Livros do Holocausto Para Oferecer

A Rapariga de Auschwitz de Eva Schloss

Antes de tudo, sei que muita gente está à espera de encontrar aqui o Diário de Anne Frank, acreditem que não está de todo nesta lista. Se procuram um livro da guerra para oferecer, esse automaticamente tem de ser o primeiro a pensar. Contudo, não vou ser tão óbvia. Como não fui para a Anne Frank, fui para alguém próximo dela. Eva Schloss se não conhecem, deviam conhecer. Conhecemos de ginjeira a história de Anne, agora ficámos a conhecer a história pelos olhos da sua irmã. É outro ponto de vista da história que tantos conhecem, ideal para aquele amigo que guarda o seu exemplar d’O Diário de Anne Frank. Quase uma leitura obrigatória.

A Guerra Aqui Tão Perto de Monica Hesse

Então, preciso de vos dizer que este livro roubou o meu coração e ainda não o devolveu. A primeira vez que vi este livro fiquei de pé atrás, foi oferta da editora e pensei que não seria o meu estilo de livro. Surpresa das surpresas, li-o num par de horas. Ideal para aqueles leitores que gostam de livros sobre o holocausto mas também gostam de ficção. Com uma história incrível, cheia de momentos de deixar a lágrima no canto do olho. Considero-o uma grande leitura, é daqueles livros que honestamente revejo-me no futuro a reler. Com personagens cativantes, um enredo incrível, este livro tem de fazer parte da lista.

O Tatuador de Auschwitz de Heather Morris

Eventualmente não podia faltar nesta lista o livro que todos falam. Está nos tops de livros seja em Portugal ou no estrangeiro. Com muita pena minha ainda não o li, está na minha lista de desejos, contudo tenho adiado a sua compra e leitura. É um livro que tenho aquele pressentimento de que irei gostar, a sinopse tem tudo aquilo que gosto de ver neste género de livros. Inclusive já estive com ele imensas vezes na mão para comprar. Não o comprei em 2019, pretendo comprar em 2020 sem falta.

O Rouxinol de Kristin Hannah

O clássico. Acho que este é mais um daqueles livros que comecei a ler e não sabia no que me estava a meter. Uma compra que resultou por impulso. Na altura não tinha ainda bem definido que livros gostava mesmo de ler ou não, comprava tudo e mais alguma coisa. Ora, este até calhou bem. Li-o num par de dias, acima de tudo é um calhamaço. Se virem este livro à venda, comprem-no. Acreditem que vão surpreender-se, com uma das histórias mais bonitas que vi, com uma escrita deliciosa. Kristin Hannah conquistou-me com este livro, fiquei de rastos após terminar a leitura. Este livro é um clássico, precisam mesmo de ler. Vale cada momento da leitura.

A Rapariga Que Roubava Livros de Markus Zusak

Apesar de não ser o meu livro preferido sobre o holocausto, não foi uma experiência de leitura tão boa como para outros leitores, não posso mesmo assim deixar de falar sobre ele. É daqueles livros que tenho perfeita noção que tem uma boa história e que realmente fez uma mudança na literatura. Não digo que o livro seja mau, nunca me vão ver a dizer que este livro não presta. Classifiquei-o com uma classificação mais baixa, fiquei um pouco desiludida, mas recomendo a história. É emocionante, é uma história com história. Vale a pena ler, nem que seja para descobrir o motivo pelo qual este livro é bem aclamado pelos leitores. Não é o melhor, mas é um dos melhores do tema, e talvez o ideal para quem quer começar a ler mais sobre o holocausto.

Outros livros do Holocausto para oferecer:

Se Isto É Um Homem de Primo Levi

A Bibliotecária de Auschwitz de Antonio G. Iturbe

A Bailarina de Auschwitz de Edith Eger

O Rapaz Que Seguiu o Pai Para Auschwitz de Jeremy Dronfield

Com esta lista de livros do holocausto para oferecer, acredito que não vos irá faltar ideias para oferecer a amigos e familiares. À primeira vista se tivesse agora de oferecer um destes todos escolheria logo o livro de Monica Hesse, é aquele livro que seria mais bem recebido provavelmente. É importante ler mais memórias e testemunhos, desde miúda que ouvi dizer que a história repete-se, mesmo que tenhamos noção do que aconteceu. Informar-se não custa, o saber não ocupa espaço. Muitos livros do holocausto que vemos por aí são ficção, mas a ficção sem um pouco de realidade não existiria. Acreditem que muita ficção é movida pela realidade dos nossos dias.

Podes comprar estes livro em Wook.pt!

    Deixar uma resposta