Lifestyle Organização

Quando Devemos Começar A Planear O Novo Ano?

Novembro 7, 2019
Photo by Estée Janssens on Unsplash

Em Novembro eu já começo a planear o ano seguinte. Faço-o desde o ano passado, foi uma maneira que arranjei de não deixar tudo para a última da hora. Agora a minha questão é: será demasiado cedo para começar a planear o próximo ano? Ou será demasiado tarde? Qual o momento certo para começarmos a planear o ano que está prestes a começar? Honestamente, eu não sei a resposta a estas perguntas, e acredito que no final desta publicação, tanto eu como vocês não saberemos a resposta correta.

Primeiro que tudo, o que eu já estou a planear? Comecei por fazer o principal de tudo: objetivos e planos. Fiz uma lista com alguns objetivos, não muitos e diz alguns planos que precisam ser concluídos em 2020. Inclusive já comecei a preparar a minha agenda, este ano optei por uma agenda mais simples da Note (só espero não me cansar por ela não ter espaço suficiente e comprar outra). Além do mais, estou a usar um método de organização muito bom o bullet journal, que na maioria dos casos uso apenas para planear conteúdo e algumas leituras. Para além disso só escrevi algumas ideias de como quero que o meu 2020 seja. Não preparei muito, ao longo do mês vou planear melhor e depois irei partilhar com vocês.

Para mim eu nunca achei que houvesse altura certa para começar a planear. Durante muitos anos eu só me preocupava em planear o meu ano já em Fevereiro do novo ano, esquecia-me completamente que deveria criar os tais objetivos e desejos de início do ano. Houve o caso do ano passado que quis preparar-me, tinha imensos objetivos e planos que precisavam de ser cumpridos e alcançados, por isso, preparei-me com antecedência. Dos dois métodos que usei, claro que preferi organizar-me antes do ano começar, senti que já tinha as malas arrumadas para a viagem. Começar um novo ano sem planos ou objetivos parece-me tão irresponsável. Pelo menos para mim, eu hoje em dia prefiro estar preparada para possíveis eventos inesperados, e também porque preciso de um maior nível de organização. Há pessoas que se dão bem sem tanta organização, cada pessoa é diferente.

O primeiro passo é dentarem-se a pensar se estão satisfeitos com este ano, caso não estejam mudem. Eu por exemplo mudei a altura que começava a preparar-me para o novo ano. Outro conselho é não se preocupar muito em planear, há coisas que não podemos planear. É muito importante não sobrecarregar o nosso corpo, não podemos cumprir mil objetivos num ano, escolham apenas alguns e gradualmente vão atualizando a lista de objetivos. Para começar um novo ano, é preciso fechar o ano antigo, fazer as pazes, pegar nas malas e andar. Não podes andar com problemas e questões por resolver.

Se vocês se conhecem vão saber responder a esta pergunta num segundo: preferem estar preparados ou deixar andar? Se gostam de estar preparados, então sim, está na altura certa para começar a planear. Caso seja demasiado cedo para vocês, aproveitem o mês de Novembro para fazer as pazes com o vosso 2019, então, em Dezembro atirem-se de unhas e dentes a planear um ano incrível que poderá vir a ser 2020. Se são daquelas pessoas que deixam andar, então pronto, podem deixar de ler esta publicação. Podem planear o vosso ano da noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro, ou se forem como eu fui em tempos, deixem mesmo para Fevereiro. Não há problema nenhum começar já a planear, assim como não há problema algum nem planear nada.

Adorava imenso não planear, por vezes, pode parecer uma perda de tempo. Porém, faço-o com um único objetivo: conseguir tirar o melhor partido da vida, conseguir aproveitar a vida ao máximo e dar o melhor de mim aos que estão a meu lado. Além do mais, sou pessoa que valoriza imenso o tempo, gosto de ter tempo para tudo e para todos, sem organização e planeamento isso não é de todo possível. Também sou uma pessoa cheia de sonhos, e os sonhos não se concretizam sonhos, portanto, faço planos de forma que os consiga alcançar mais rápido e da melhor forma possível. Cada um sabe o caminho que quer percorrer, eu decidi que planear e estar prevenida é o melhor caminho para mim. Resta a cada um de vocês escolher o vosso, seja a planear já o próximo ano ou estar ainda a planear este ano. Cada um a seu ritmo, cada um a percorrer o seu caminho, cada um na sua jornada do herói.

    Deixar uma resposta