Lifestyle Organização

Métodos de Organização: São Importantes?

Outubro 28, 2019

No outro dia estava eu a organizar-me, e perguntaram-me: para quê tanto? Bem, isto é conversa de quem não entende nada do assunto, nem percebe o quanto a organização pode vir a facilitar o nosso dia a dia. Primeiro que tudo, digo-vos que nem sempre fui assim, durante muito tempo comprei agendas e nunca as usei até ao fim. Sou uma pessoa com tendência para procrastinar muito se não colocar regras a mim própria. Gosto imenso do meu tempo livre, valorizo-o, por isso, decidi que estava na hora de passar aproveitar mais os meus dias. Depois de muita pesquisa e aprender com quem já sabe, dei por mim a ficar apaixonada por isto de ser mais organizado. Portanto, eu uma pequena aprendiz ainda passo a explicar-vos os meus meios de organização e os principais motivos pelos quais eu decidi começar a planear os meus dias.

Mantenho sempre um formato digital, um formato mais acessível e rápido: uso o Google Calendar, cheguei a referir isto na publicação Meios Que Uso Para Facilitar A Criação de Conteúdo, tem sido o meu salva-vidas. Normalmente anoto na aplicação todos os eventos que tenha de ir, coloco horários porque ajudam na gestão de tempo, coloco ainda as publicações que vou colocar no blogue, publicações extra nas restantes redes sociais, etc. Mantenho grande parte do que preciso fazer aqui, mas não é onde está tudo.

Depois, utilizava uma agenda que terminou em Setembro, mas visto que comprei uma nova e começa apenas em Janeiro de 2020, tenho de esperar até lá para a usar. Contudo, posso explicar-vos como uso a agenda. Na minha agenda costumo anotar tarefas mais pessoais que tenha de fazer, utilizo-a para a vida pessoal. Gosto de anotar os dias que pretendo tirar fotografias ou escrever para o blogue. Aliada à agenda passei a usar um meio de organização muito bom, o bullet journal. Passei a usar este método devido à falta de agenda, mas passei a gostar imenso do método e pretendo manter. Perguntam vocês: se usas uma aplicação e uma agenda, para que precisas de bullet journal? Uso-o para facilitar-me a criação de conteúdo. Eu trago conteúdo regular, não é fácil ter sempre ideias, e com o bullet journal posso ter todas as ideias num simples lugar.

Lê esta publicação O Que Aprendi Com Um Bullet Journal e sabe mais sobre o assunto!

Como uso o bullet journal? Começo por fazer um layout mensal onde coloco em cada dia a publicação que em princípio irá sair. Assim, sei o que tenho de escrever e quando. Adianto sempre conteúdo, portanto isto é uma mais valia. Depois gosto de colocar uma lista com os livros que pretendo ler durante o mês, os livros que li, os que recebi e os que comprei. Tenho ainda um espaço onde coloco os meus objetivos para o mês e projetos que irei participar (ou criar). É só isto? Não, no meu bullet journal anoto ainda publicações que escrevi para o blogue e não cheguei a publicar, coloco as opiniões que preciso de escrever para o blogue e ainda não escrevi, tenho um espaço dedicado a planear conteúdo para as redes sociais do blogue (Instagram e Facebook), para além disso, gosto de anotar as estatísticas do blogue, assim como redes sociais. E agora, já entendem o motivo pelo qual preciso de tantos meios de organização?

Na minha opinião, os meios de organização tornam-se importantes quando alguém ganha a noção que realmente temos tempo para tudo, basta aprender a geri-lo. Não vejo motivo pelo qual preciso de exigir 25 horas ao meu dia quando 24 horas chegam perfeitamente para fazer o que temos de fazer e o que gostamos de fazer. Durante muito tempo queixei-me de não ter tempo e, na verdade, eu nem fazia nada para mudar esse facto. Hoje em dia faço muito mais, tenho mais responsabilidades, e não vejo motivo para queixar-me da falta de tempo. Eu sou uma pessoa que deixou de dormir às tantas da noite para passar a valorizar as manhãs. Por exemplo, são precisamente 8 da manhã e eu estou a escrever esta publicação. Acordei bem cedo, antes de começar a escrever fiz outra tarefas que já estão despachadas. É uma questão de saber gerir os nossos interesses, e acima de tudo, realmente querer. Se acordo às 11 da manhã, o que espero conseguir naquele dia? Não precisámos de acordar todos às 6 da manhã (hoje eu acordei por acaso, mas na maioria das vezes acordo às 8), sabemos o que temos de fazer, por isso, resta-nos dar uso à organização e gerir o nosso tempo para fazermos tudo.

Podes ainda ler esta publicação Dicas de Organização Básicas

Os meios de organização servem para facilitar-nos a vida. Agora cabe a cada um dar-lhes uso ou não. Claro, não basta apenas começar a usar uma agenda, acreditem que durante muito tempo eu não consegui dar o devido uso a uma agenda, tive de dar uso a outros meios de organização, como por exemplo, aplicações. Apesar de tudo, funciono um pouco à moda antiga. Todos os dias gosto de fazer uma pequena to-do list, e faço questão que seja sempre em papel para que eu possa riscar e dar como concluída a tarefa. Conheço imensas pessoas que se organizam apenas utilizando o telemóvel, existem diversas aplicações que vos facilitam a tarefa. Eu, sinto a necessidade de ter uma versão em papel porque nunca se sabe quando a bateria pode acabar, e hoje em dia os cadernos ainda não precisam de ser carregados.

O meu método de organização pode não ser viável para outra pessoa. É muito importante que cada um pense no seu dia a dia, assim como os recursos que tem disponível. Será que usar um meio mais tecnológico não será mais simples? Será que um caderno não será melhor? Consoante a personalidade de cada um, escolhem o melhor meio de organização. Agora, respondendo à questão inicial. Sim, os meios de organização são importantes, porém, cada um dá-lhes a importância que acham que merecem. Conheço imensas pessoas que são organizadas e sabem gerir o seu tempo e nem têm uma agenda ou aplicação para isso. Nasceram com aquele talento natural para a organização, eu gostava de ser assim, mas sei perfeitamente que se não tirar um bocadinho do meu dia ou semana para planear, nunca terei tempo suficiente para fazer aquilo que eu realmente gosto. Se, hoje em dia consigo trazer publicações cinco dias por semana é graças a muita organização e gestão de tempo. Saibam que agendo publicações com o mínimo de uma semana de antecedência. Assim, sobra-me imenso tempo para ler e escrever.

Sabes quais são os Erros Básicos de Organização?

    Deixar uma resposta