Literatura

Vamos Todos Ser Feministas? – Uma Lista de Livros Feminista

Já perdi a conta do número de vezes que recomendei o livro Todos Devemos Ser Feministas da Chimamanda Ngozi Adichie. Recomendo a todos, desde dos mais novos aos mais velhos, desde mulheres a homens. É um livro essencial para ter uma certa noção disto do feminismo. Um pequeno livro, mas um grande tesouro. É incrível como em poucas páginas a autora dá-nos a realidade. É daqueles livros que nos abrem os olhos, nos abrem a alma e nos fazem ver que nem tudo é tão cor de rosa como parece.

Agora com um trabalho ao público tenho noção da falta de feminismo que anda por aí fora. A forma como acham que as mulheres são menos, que conseguem fazer menos… Por favor, já estamos no século XXI. Um dia estava eu no trabalho e ouvi uma frase que nunca me esqueci: “Se Deus viesse ao mundo, não seria pelos homens, seria pelas mulheres. Para ele lhes ensinar umas.” O meu espanto ao ouvir isto foi bem notável. Expliquem-me lá, as mulheres precisam mesmo que alguém lhes ensine alguma coisa? Nós mulheres que quando não sabemos, encontrámos uma forma de fazer. Isto para quê, para dar-vos a entender que a mentalidade não evoluiu e que o feminismo não é apenas mais uma moda, é preciso falar e mostrar que feministas precisam-se.

Com isto tudo decidi partilhar uma lista de livros bem feminista. Escolhi algumas obras literárias de mulheres e para mulheres. Muitas destas obras são muito conhecidas e bem recomendadas. Já falei em muitos destes livros no meu projeto literário #GirlPowerBookChallenge. Pretendo ler cada vez mais obras de mulheres, principalmente sobre feminismo. Por isso, a lista que vos apresento abaixo são obras onde a mulher tem o papel principal. São livros de mulheres para mulheres.

O Poder de Naomi Alderman: Conta com opinião aqui no blogue, foi um livro intenso. Não sei ao certo como descrever o que senti durante esta leitura, um misto de revolta e dor. É daquelas leituras que fazemos sempre com aquele peso no peito.

Vox de Christina Dalcher: Mais um livro que veio revolucionar a literatura. Tenho a dizer que a minha opinião vai de encontro com as de outras bloggers. Apesar de ter gostado imenso do conceito, achei que o enredo perdeu-se um pouco. Porém, não deixa de ser um livro que todos devem ler.

A Persuasão Feminina de Meg Wolitzer

Não Serei Eu Mulher? de Bell Hooks

Querida Ijeawele – Como Educar Para o Feminismo de Chimamanda Ngozi Adichie: Como preparar as nossas crianças para o feminismo? O que lhe devemos ou não dizer? Merecem as crianças serem ensinadas desde cedo a ser feministas? Ou devem aprender com o tempo? Chimamanda Ngozi Adichie já nos habitou aos seus livros de feminismo de prender e cortar a respiração, este não passa ao lado de Todos Devemos Ser Feministas, um livro emocionante e que devia ser dado a todos os jovens. Uma quase leitura obrigatória.

Mulheres e Poder: Um Manifesto de Mary Beard

As Coisas Que os Homens Me Explicam de Rebecca Solnit 

O Quarto de Marte de Rachel Kushner 

Afinal as Feministas Até Gostam de Homens de Patrícia Motta Veiga 

Um Quarto Só Para Si de Virgínia Woolf: O que precisa uma mulher para ser escritora? Num livro onde Woolf partilha connosco uma palestra que deu para estudantes. Uma mulher destacar-se na literatura é complicado, num mundo onde os homens estão constantemente nos tops literários e as mulheres são deixadas de lado. Woolf mostra-nos a realidade e como até é simples hoje em dia ser escritora.

Carta À Minha Filha de Maya Angelou: Maya trata-nos como amigos. Um livro que mostra como a vida de uma mulher pode ser complicada, principalmente se for uma mulher negra. Agarrei-me a este livro de alma e coração, adoro-o e recomendo a todos. Para mim, tenho este livro como um melhor amigo, chorei e ri com ele.

Vagina de Naomi Wolf

Se tiverem mais curiosidade em saber de mais livros deste género, convido-vos a ler a minha publicação onde falo sobre a criação do projeto #GirlPowerBookChallenge. Basta clicares aqui para o leres.

A intenção de partilhar esta lista é sem dúvida dar-vos a oportunidade de ler mais sobre feminismo, nem sempre é fácil encontrar um livro que o tema principal seja o feminismo. Quando criei o meu projeto dei por mim a ter alguma dificuldade em encontrar livros do tema, mas rapidamente construi uma lista bem enorme e cheia de títulos bons. Eu podia ter simplesmente escrito uma opinião do quanto o livro da Chimamanda Ngozi Adichie era bom, mas na minha opinião a melhor forma de partilhar a minha opinião sobre o livro era partilhando alguns livros sobre feminismo que eu li e adorei, mais alguns que pretendo ler. Se ainda não leram este livro em especial da Chimamanda Ngozi Adichie, não sei do que estão à espera. Se já leram, acima têm uma lista de mais títulos para lerem e desfrutarem.

Lê também

Sem Comentários

    Deixar uma resposta