Literatura

Recomendações Literárias Para Este Verão

Estamos no verão e eu sou daquelas pessoas que por vezes gosta de ler algo que vá de encontro com o clima. Dou por mim a ler mais romances durante a primavera e o verão, a ler mais thrillers e fantasia no outono e inverno. Quando vou para a praia gosto de ir acompanhada de leituras leves, em caso então leio livros com temas mais pesados. Com o verão uma pessoa só pensa em descontrair e não ter de ler algo que nos estrague o sentimento de paz. Por isso, decidi trazer uma lista com alguns livros que na minha opinião são perfeitos para levarmos para a praia ou numa ida à piscina.

Para criar esta lista baseei-me em duas coisas: o enredo, assim como o tamanho do livro. Queremos ir para a praia com um bom livro, mas por vezes calhamaços não são o ideal. Escolhi cada um dos livros abaixo mencionados a dedo para os fãs dos diversos géneros literários. Durante o verão irei estar acompanhada de muitos destes livros, estão também na minha lista de leituras para este verão – rezemos para que não passem deste verão mesmo! – e, com isto tudo, tenho ainda a acrescentar que se forem mais tecnológicos, aproveitem para dar uso aos vossos Kindle Kobo, são os melhores amigos nas idas à praia e não ficam sujos de areia.

Para os fãs de fantasia trago-vos uma recomendação bem fresquinha. A TopSeller editora quis surpreender os fãs com um livro há muito esperado. Um dos livros mais bem falados lá fora, com direito a uma saga com classificações surpreendentes, chega-nos finalmente Intocável um livro de Tahereh Mafi que promete surpreender os leitores portugueses, assim como surpreendeu os leitores do mundo inteiro. Dizem ser o livro ideal para os fãs de Crepúsculo e Jogos da Fome. Será? Um leitura que não pode faltar nas nossas tbr’s deste verão.

Miga, Esquece Lá Isso de claranão tem sido uma surpresa. Um livro bem pequeno que talvez seja melhor levar para uma ida rápido ao café. Com ilustrações muito bonitas e mensagens que nos tocam. Clara traz-nos um livro muito engraçado para nos ajudar a ver os problemas da vida com um olhar mais divertido. Como diz na cama “como transformar problemas em risadas de amor-próprio”. Sem dúvida que este livro não pode faltar seja nas nossas estantes, como na nossa vida.

Para os amantes de thrillers temos uma novidade bem fresquinha por parte da Editorial Presença, finalmente está traduzido em Portugal um dos livros sensação, recentemente adaptado pela Netflix. Falo claro de Tu de Caroline Knepnes, admito que este livro já o li e realmente fiquei impressionada. Não esperava gostar tanto, vale mesmo a pena ler, acredito que até os não fãs do género irão encantar-se por esta historia tão assustadora.

Vamos aumentar – ainda mais! – a temperatura com um romance erótico também acabado de ser publicado. Chega-nos pela editora 5 Sentidos um livro bem quente: A Ferver de Jennifer Blackwood irá sem dúvida aumentar as temperaturas por terras nacionais. Com uma capa que deixa logo a desejar, nem vos falo na sinopse que me conquistou logo no primeira parágrafo. Ideal para aqueles dias em que o sol teima não aparecer e mesmo assim precisámos que a temperatura suba um pouco.

Ainda para assustar um pouco e acalmar as temperaturas altas, falo-vos de Há Algo Estranho Na Água de Catherine Steadman um thriller que está obrigatoriamente na minha lista de livros a ler durante este verão. Perfeito para tirar aquela fotografia muito instagram junto à água, e além do mais pela sinopse parece-me que nunca vimos nada deste género. Só resta ler para tirar as dúvidas. Se quiserem saber qual será a minha próxima leitura, podem contar que será este livro.

Se preferes algo mais histórico, tenho também uma sugestão para ti. A Editorial Presença publicou um livro que apesar de não ser do meu género preferido, quando li a sinopse fiquei com a pulga atrás da orelha. Chama-se A Holandesa de Ellen Keith e pelas opiniões literárias e classificações no GoodReads que tenho visto é um livro bem recebido pelos leitores. Também não irei demorar assim muito tempo a pegar nele.

Com a chegada da nova temporada de Stranger Things os fãs estão ao rubro, mas a verdade é que assim que terminares de ver todos os episódios terás de esperar até à próxima temporada. Até lá podes sempre ler esta novidade da Edições ASA, uma banda desenhada com uma história surpreendente e que irá ajudar-te a ultrapassar o choque da última temporada. Em Stranger Things – O Outro Lado, irás reviver muitos momentos da tua série preferida e dar boas gargalhadas. Caso continues com imensas saudades das tuas personagens preferidas, a Gailivro publicou já dois livros da série que são bem aclamados pelos fãs, falo então de Stranger Things – Mentes Inquietas e o segundo volume Stranger Things – Nova Iorque Sob Trevas.

Não nos podia faltar nesta lista um young-adult bem recente e uma inovação em Portugal. A Helena Magalhães finalmente nos trouxe um livro deste género literário que cada vez mais conquista os corações dos leitores portugueses. Com o seu mais novo livro Raparigas Como Nós, a autora pretende relembrar a nossa juventude, aqueles amores de adolescentes. Daqueles livros que ficam bem na típica foto para colocar o Instagram com a hashtag de dia de piscina.

Não podia faltar aqui uma recomendação para os mais novos, ou para os mais velhos, recomendo-vos então Hilda. Já com três livros publicados cá em Portugal pela Porto Editora, e contando também com adaptação na Netflix, estes livros para qualquer idade, irão animar as tardes de calor. Começando pelo primeiro livro publicado Hilda e as Pessoas Escondidas, passando para o segundo traduzido Hilda e o Grande Desfile e, por fim, Hilda e a Dimensão de Nenhures. São leituras para se fazer em família, e que depois merecem um bom serão a ver a série na Netflix.

Para os adolescentes, tenho ainda uma recomendação bem recente. Contámos já com o primeiro livro traduzido para português e recentemente foi traduzido o primeiro. Falo claro de As Crónicas de Rosewood de Connie Glynn. Com o primeiro livro A Guardiã da Princesa a surpreender muitos leitores, a editora Oficina do Livro não demorou muito tempo a traduzir a continuação – A Vida Como Princesa. Será que em breve teremos o terceiro livro cá publicado?

São estas as minhas recomendações para lerem este verão, acreditem que tinha muitas mais recomendações para dar, mas pretendia ter uma lista simples e prática para vocês. Pensam em todos os gostos, trouxe-vos um pouco de tudo. Assim como referi, irei acompanhar-vos este verão a ler todos os livros mencionados acima. Tenho muitas expectativas para os livros que referi, se estão na lista por algum motivo é, correto?

Lê também

Sem Comentários

    Deixar uma resposta