Literatura

Os Livros Que Sinto Saudades de Ler

Julho 19, 2019

Depois de ter escrito uma publicação onde falava de Reler Livros É Bom Ou Mau? dei por mim a olhar para as minhas estantes e pensar exatamente quais os livro que eu sentia saudades de ler. A lista foi tornando-se cada vez maior, parei e pensei, não há aqueles que eu lia e relia vezes sem conta. Consegui trazer-vos uma pequena lista com livros que recomendo a conhecidos vezes e vezes sem conta. São livros que me marcaram e nos dias de hoje ainda penso na sua história. Para mim, são livros que qualquer pessoa deveria ler, são livros que nos tocam para a vida toda.

Para escolher quais os livros que deveria estar obrigatoriamente nesta lista foquei-me no número de vezes que já os tinha lido, se os tinha lido bem rápido ou não, ou se tinha tido vontade de os reler assim que terminei a leitura. Posto isto até parece fácil, mas não foi. Por isso, precisei de acrescentar outro parâmetro: se tinha mais do que uma edição do mesmo livro.

Começo claro por um dos meus preferidos: Viver Depois de Ti da Jojo Moyes. Já perdi a conta o número de vezes que o li, e claro, tenho mais que uma edição. Queria ainda outra edição em capa dura, mas ainda não encontrei uma que me agradasse.

O próximo livro é outro que poucos devem conhecer, chama-se A Herdeira dos Olhos Tristes de Karen Swan. Na altura que li este livro não tinha grandes expectativas para a história, mas surpreendeu-me imenso. Foi daqueles livros que só consegui parar de ler quando terminou, e quando terminei a leitura senti um vazio, precisava de mais.

Um livro que quando saiu cá nunca pensei que fosse ler: Pequenos Fogos Em Todo o Lado de Celeste Ng. Decidi ler este livro devido a um clube literário, quando comecei a ler não estava a gostar nada, e no fim, foi uma reviravolta completa. Apaixonei-me pela história e pelas personagens. É daqueles livros que só fazem sentido quando terminámos a leitura. Um bom livro, com uma história intensa. Merece bem as cinco estrelas, se não mais.

O último livro que falei com tanta paixão aqui no blogue foi Fica Comigo de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀. Um livro que vos digo: precisam mesmo de ler este livro. É arrebatador, deixa qualquer um de rastos depois de ler. Com uma das histórias mais interessantes e de causar voltas ao estômago. Se não sabem que ler e querem ler uma história que vos tire o fôlego, este livro é o ideal.

E, por fim, acabei por este um clássico que é dos meus preferidos e acredito que sempre será: O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald. Eu amo este livro, é daqueles que leio e releio pelo menos uma vez por ano. Acompanhado de Harry Potter são ambos os livros que preciso mesmo de reler todos os anos.

Estão aqui os livros que eu sinto saudades de ler, podia acrescentar muitos mais, contudo, quis focar-me naqueles que queriam partilhar com vocês para de certo modo incentivar à leitura dos mesmos. São livros que nunca tirarei da minha estante, que sempre irei guardar com imenso carinho. Livros que me mudaram, eu não seria a mesma pessoa se não os tivesse lido.

    Deixar uma resposta