Literatura Opiniões Literárias

Fica Comigo de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀

Apesar deste livro ter sido umas das primeiras leituras de 2018, demorei mais do que tempo para digerir e conseguir partilhar com vocês a minha opinião deste GRANDE livro. Foi um livro que descobri através do #NetBookClub, era um dos escolhidos para leitura, apesar de não ter ganho acabei por comprar. Não vos sei dizer o motivo pelo qual decidi comprar o livro, a sinopse cativou-me e assim que o vi pessoalmente soube que precisava de ler. É aquela situação de que os livros nos escolhem, este escolheu-me e porra, que livro!

Fica Comigo não é daquelas leituras fáceis de digerir, pelo contrário, é uma leitura que nos causa um misto de emoções. Dei por mim a ler este livro num par de horas porque me foi impossível lidar com o afastamento das personagens. Eu estava envolvida nesta história, estava ali junto das personagens a viver esta história. Admiro imenso a forma como a autora conseguiu envolver-me, a sua escrita, a forma como conta a história, apresenta as personagens… Tudo me cativou. Foi daqueles livros que uma pessoa nunca se cansa de pensar. Por mim, eu relia já este livro.

Algo que cada vez mais admiro nos livros é a forma como conseguem transmitir a realidade. Quando decidi procurar ler mais autores de diversos países, procurei também descobrir mais sobre culturas que eu desconhecia completamente. Este livro foi um choque de culturas, discordei de muitas atitudes, mas tinha de aceitar porque é a cultura deles. Foi aí que uma revolta subiu-me, a forma como viam a mulher, dava-me uma raiva que só me fazia querer entrar na história e espancar todos. Além do mais, a história é muito mais do que apresenta, quando dei por mim, estava envolvida num homicídio! Que loucura de livro, tem tudo e mais alguma coisa, e digo-vos: sabe a pouco, eu queria bem mais! A leitura voa num abrir e fechar de olhos, é completamente aditivo este livro.

Sinto-me revoltada comigo própria por não vos conseguir transmitir por palavras o quanto admiro e adoro este livro. Tenho-o no meu coração para todo o sempre. Um livro que mostra o papel da mulher, que nos mostra o que muitas mulheres têm de passar, o poder da maternidade, o casamento, tudo… Como referi ao início, é um misto de emoções. Uma leitura que ainda me deixa com lágrimas nos olhos só de pensar nela. O vazio que senti quando terminei, não consigo simplesmente transformar os meus sentimentos em palavras.

Incrível. Maravilhoso. São as palavras que melhor descrevem este livro. A autora está de parabéns, conseguiu dar-me um livro que eu procurava e nem sabia. Encontrar livros deste género que sejam melhores que este vai ser complicado. Uma pessoa nem sabe o que ler após terminar este livro. Se não sabem que livro ler e querem um que vos arrebate completamente, leiam Fica Comigo. Irão adorar. Cada página será melhor que a outra. Não sei do que estão à espera, já deviam estar a ler este livro.

Lê também

Sem Comentários

    Deixar uma resposta