Lifestyle Produtividade

Eu Não Tenho Tempo

Junho 19, 2019

Sempre fui uma pessoa de usar a típica desculpa do “Não tenho tempo”. Eu sei que vocês também já usaram e usam essa desculpa regularmente. Neste último ano, admito que tenho usado essa desculpa, porém, não tenho tido realmente muito tempo, e o tempo que me resta gosto de aproveitar e cuidar de mim. A vida tem me surpreendido, muitos imprevistos, volta e meia tenho de ir ali ou acolá. Procuro sempre ter tempo para aquilo que me satisfaz. Quando vejo que algo não irá ser o meu cup of tea, digo logo que não. Não há tempo para perder alguns minutos da minha vida a fazer algo que não me irá dar prazer algum. É uma regra para quem quer ter mais tempo para si ou para fazer algo que gosta: dizer não.

Dizer não tem sido um alívio. Não sobrecarrego a minha vida, e sou eu quem decide. Se não gosto de algo ou não quero fazer algo, é logo não. É escusado inventar desculpas, como a do “Não tenho tempo”. A vida é tua, só tu podes decidir. Não precisas de fazer algo apenas porque querem que o faças. Se bem, que por vezes faz-nos bem sair da zona de conforto, nestes casos recomendo-te a seguires a tua intuição.

Realmente podemos ficar sem tempo, sabemos o quanto atribulada pode ser a nossa vida. Temos algo programado, e do nada surge um imprevisto e temos de estar em outro lado qualquer daqui a cinco minutos. Como vamos resolver? Mesmo que tenhamos um certo plano e horário – se forem como eu planeiam a semana para haver tempo para tudo -, haverá sempre acontecimentos que ninguém estava à espera. O que devemos fazer nestas situações? Como reagir? Uma opção seria sentar no chão e esperar que tudo acabasse, mas não somos pessoas disso, encarámos o problema de cara.

A dica aqui é: preparar-se para o inesperado. É complicado, eu própria dou por mim a fazer mil e um filmes, e no final, nada acontece e é uma semana normal. Quando estou mais relaxada é quando a vida decide dar por si e surpreende-me com um turbilhão de afazeres. Sabemos que coisas inesperadas aparecem na nossa vida, se mantermos este pensamento sempre em mente estaremos a meio caminho de preparados para uma eventual situação inesperada. Quando ela aparecer não a receberemos com total admiração, porque, no fundo, já sabíamos que algo do género poderia acontecer.

Consistência é a palavra que nos facilita a vida: torna-nos mais produtivos e parece que o tempo livre que temos aumenta. Mantermos um certo ritmo e foco nas tarefas, ajuda a que aquela pressão de termos mil e uma coisas para fazer e sentirmos que não há tempo desapareça. Organização também é uma ferramenta útil. Preparação e consistência, diria que são as palavras chaves para lidarmos com a falta de tempo.

A verdade é que sempre haverá situações que nunca poderás controlar, a vida é assim. Tens de estar preparado, saber que a vida é muito curta para andares a correr de um lado para o outro para chegares a horas. Senta-te uns minutos e planeia. Fazer horários, saber quanto tempo tens disponível depois de completares os teus afazeres dar-te-á um alívio. O problema aqui não é apenas não ter tempo, é realmente dizeres sim a situações que não te sentes confortável. Tenta sempre dizer sim aquilo que irá fazer-te feliz. Irás sentir-te mais relaxado, e com isto, irás manter-te mais focado naquilo que mais gostas, terás tempo e, acima de tudo, viverás.

  • Reply
    A Importância de Sair da Rotina – The Little Angie
    Outubro 24, 2019 at 12:35

    […] Talvez gostes desta publicação: Eu Não Tenho Tempo […]

  • Reply
    beatrizsousa1
    Junho 19, 2019 at 18:45

    Eu digo demasiadas vezes que não tenho tempo, sem dúvida.
    Suspiros da bea

    • Reply
      Daniela
      Agosto 20, 2019 at 20:19

      Tens de mudar isso, olha que temos imenso tempo! Mesmo que pareça que 24 horas não sirvam para tudo aquilo que queremos fazer.

Deixar uma resposta