Literatura

Como Não Ser Prisioneiro do Telemóvel

Dou por mim várias vezes por dia a verificar as minhas diversas redes sociais à procura de atualizações. É um círculo vicioso de sair do Instagram, entrar no Twitter, ir até ao YouTube, voltar ao Instagram, ver os e-mails, entrar na Netflix, sair, voltar ao Twitter, Facebook, etc. Por mais que odeie este sentimento de estar tão dependente da internet, de navegar pelas redes sociais como se fosse um passatempo, não consigo evitar. Desde que criei o blogue que cada vez mais procuro formas de estar ativa nas redes sociais para que o meu conteúdo chegue a mais pessoas, com isso vem o grande problema que tem me tirado algum tempo de vida: como ser produtiva e ativa nas redes sociais?

O meu telemóvel conta a percentagem de tempo que passo a utilizá-lo, assim como a quantidade de tempo que perco em cada aplicação. Em média, por semana, passo mais de 16 horas em redes sociais, e isto agora que tenho vindo a evitar ao máximo lá estar, antes era muito pior. Passo pelo menos 8 horas em aplicações de entretenimento, desde YouTube a Netflix, e 4 horas em aplicações de leitura, como ler e-books e o Scribd. Olho para estes dados e fico assustada. Podia usar estas 16 horas para ser produtiva, mas não. Ao averiguar quais as aplicações que eu utilizava mais descobri que uso o Instagram mais de 8 horas por semana, quando a maior parte do tempo é a deixar likes e ver stories. YouTube é a segunda aplicação que gasto mais tempo, não é novidade nenhuma. Seguida do Scribd que ultimamente tem sido um grande amigo, Twitter, Pinterest, e mais algumas.

A publicação de hoje é para vos ajudar e para ajudar a mim própria. A verdade é que cada vez mais somos dependentes do telemóvel, internet e redes sociais. Não tinha noção da quantidade de tempo que perdia da minha vida a ver atualizações de estado e fotografias que não irão de todo ajudar-me a conquistar aquilo que quero. O principal objetivo é aumentar a produtividade, e sabemos bem que o telemóvel é o principal motivo que leva a que o nosso nível de produtividade diminua. Hoje, reuni algumas dicas que irão ajudar-me a diminuir o tempo que passo em frente do ecrã, assim como a ser um pouco mais produtiva.

Desligar as notificações

Ouvi esta dica milhares de vezes, mas nunca pensei ser realmente útil, até que durante uma semana experimentei. Desliguei as notificações das aplicações de redes sociais, não estou agora constantemente a receber notificação de cada vez que alguém dá gosto numa foto, ou quando recebo alguma mensagem, ou comentário. Nem tudo o que se passa na internet tem de ser visto e respondido na hora, ultimamente tenho apenas respondido a e-mails durante a manhã e a comentários ou mensagens nas redes sociais ao fim da tarde. Porém, volta e meia quando estou aborrecida ainda entro nas aplicações, mas irei melhorar nesse aspeto.

Ter dias longe das redes sociais

Desde que comecei a trabalhar que o tempo para estar nas redes sociais no fim de semana diminuiu. Com isso, dou por mim a passar pelo menos 48 horas longe de atualizações ou mensagens, seja do que for. Ao início não vi nenhuma mudança, mas agora a longo prazo noto que consigo inclusive dormir melhor e sinto uma certa leveza no meu dia. Com isto, pretendo ter mais dias durante a semana que possa estar offline, ter algum tempo para mim sem estar com a necessidade de estar a par de qualquer e toda a novidade da internet.

Quando estiveres na cama fica longe do telemóvel

Dou sempre esta dica a todas as pessoas que querem aumentar a produtividade, ou até mesmo dormir melhor. Convido-te a leres esta publicação onde falo de 36 Dicas Para Seres Produtivo em 2019. Gosto de manter-me bem longe de aparelhos tecnológicos pelo menos duas horas antes de ir dormir, sempre que fico no telemóvel até tarde acordo super cansada e com os olhos pesados. Se não são pessoas de ficar na cama sem fazer nada, recomendo-vos a ler um livro. Irá ajudar-vos a dormir melhor. E, até mesmo quando acordarem, não tenham aquela necessidade de ir a correr ver as mensagens ou notificações, deixem isso de lado. Acordem ao vosso ritmo, devagar, aproveitem a manhã da melhor forma, logo terão oportunidade para estar a par de qualquer novidade.

Não leves o telemóvel contigo para todo o lado

Vivemos tão agarrados ao nosso telemóvel que não conseguimos mudar de divisão da casa sem o ter na mão ou no bolso. Estamos completamente algemados a este aparelho eletrónico. Dou por mim a usar o telemóvel enquanto cozinho, quando estou a ler, etc. Qual a necessidade? Enquanto tento escrever para o blogue, muitas vezes paro uma ou outra vez para pegar no telemóvel. Agora, uma dica para todos os criadores de conteúdo que precisam trabalhar e deixar o telemóvel de lado: deixem o telemóvel noutra divisão, o mais longe possível. Só assim irão conseguir estar concentrados no que têm em mãos. Esta dica vai para todas as pessoas, por vezes manter a distância é a solução.

Regista e limita o teu tempo nas redes sociais

Só desde que comecei a registar o meu tempo nas redes sociais é que tive noção do que estava a fazer. A quantidade de tempo que eu perdia a fazer algo que não me acrescentava nada. O meu telemóvel tem a vantagem de colocar um certo limite de tempo para despender em cada aplicação. Como quis cortar o mal pela raiz, coloquei o máximo de tempo de uma hora para redes sociais, tem sido complicado principalmente para o Instagram. Mas, como sei que excedi o tempo a que me propus, nem sinto aquela necessidade de ir verificar as últimas novidades.

Ter e manter horários

Com isto, quero dizer ter uma certa rotina. Irá ajudar-vos a estar ocupados e não procurar aquela distração no telemóvel. Irão ver que a vossa produtividade irá aumentar imenso, e no final do dia chegarão à cama com o sentimento que fizeram tudo o que poderiam para aproveitar o dia ao máximo. Se quiseres algumas dicas de como ser organizado e aumentar a tua produtividade, recomendo-te a leres esta publicação sobre Dicas de Organização Básicas.

Mas, sendo blogger como posso estar longe das redes sociais? Pois, é complicado, eu bem sei. E agora com isto de que todos os bloggers têm de ser experts em marketing digital, e que temos de ter uma presença ativa em todas as redes sociais ficámos um bocado perdidos no que devemos fazer. Eu para contornar isto, dou por mim a ter um dia pelo menos cheia de tecnologia e redes sociais, onde preparo o conteúdo todo que pretendo trazer para o blogue, como para as restantes redes sociais. Deixo tudo agendado, assim não preciso de vir propriamente às redes sociais partilhar. O Instagram é mais complicado, mas tenho usado a técnica de partilhar o que tenho a partilhar e sair, não respondo a comentários ou mensagens, partilho e vou embora.

É importante manter a cabeça firme e as ideias no lugar, muita organização também é importante se queremos desligar um pouco e aumentar a nossa produtividade. Se queremos realmente isto, temos de ir à luta. As milhares de distrações não é fácil de lidar, mas aos poucos conseguimos.

Lê também

Sem Comentários

    Deixar uma resposta