Literatura Opiniões Literárias

Depois das Três Coroas Negras, Chega Um Trono Negro

A Porto Editora não demorou muito tempo até trazer aos fãs o segundo livro da trilogia Três Coroas Negras. Admito que não estava à espera que o livro fosse já publicado, mas assim que foi anunciado decidi que queria descobrir a continuação do primeiro livro e da história destas três rainhas. Para quem leu a minha opinião relativamente ao primeiro livro sabe que nem tudo foi um mar de rosas. Apesar da premissa ser muito interessante, na minha opinião a autora focou-se tanto na ideia base e esqueceu-se de desenvolver tanto a história como as personagens. A grande questão é: será que o segundo livro é melhor? Será que o segundo livro surpreendeu-me? Nem por isso?

Comecei com as expectativas baixas para este livro, como o primeiro não foi de todo o que eu esperava decidi que para este volume eu iria sem quaisquer expectativas. Assim como o primeiro livro, li num par de horas. Um ponto a favor da escritora é o facto de a sua escrita ser de fácil leitura, a forma como a leitura fluí é incrível. A história pode até nem ser a mais interessante, mas a escrita acaba por compensar.

Pode interessar-te: Opinião do primeiro livro “Três Coroas Negras” de Kendare Blake

Se no primeiro livro achei um pouco confuso, tantas personagens que de certa forma apareciam na história sem qualquer apresentação, senti que no segundo livro a autora melhorou esse ponto. A história é maioritariamente contada pelas três rainhas – Arsinoe, Katharine e Mirabella – exceção um ou outro capítulo que insere outras personagens para fundamentar a história (muitos achei desnecessário até). Um Trono Negro foi-me mais fácil de lidar do que Três Coroas Negras, achei que a autora desenvolveu melhor as personagens, soube dar-nos aquela dose certa de cada rainha. Porém, tenho a dizer que para mim a história foi mais do mesmo. Posso dizer que apenas as últimas 100 páginas realmente chamaram a minha atenção, se o livro todo tivesse levado aquele ritmo e intensidade teria chegado bem as quatro estrelas ou mais.

Os capítulos são pequenos, acredito que isso facilitou imenso a minha leitura. Se fosse capítulos longos e cheios de descrições eu desistiria do livro. Apesar de ter dito a mim mesma que este ano não iria ler livros que não me agarrassem nas primeiras 100 páginas. Porém, com Kendare Blake eu quero dar-lhe mais uma oportunidade, porquê? Tem algo na escrita dela que gosto, apesar da história e personagens me agradarem lá muito, a sua escrita capta a minha atenção. Como referi e refiro sempre que falo nos seus livros: a única coisa que os salva é a escrita que envolve o leitor de uma forma surpreendente, só por isso vale a pena ler.

No primeiro livro sabemos bem que a ação foi realmente muito pouca, não houve assim aqueles acontecimentos de cortar a respiração ao leitor, talvez apenas o final tenha deixado o leitor surpreendido (pelo menos comigo, foi assim). Neste livro a autora esmerou-se um pouco e trouxe mais ação, temos mais momentos que trazem alguma instabilidade à vida das personagens, desavenças, ódio, dramas, lutas… Isso ajuda a salvar um pouco o enredo que demora a desenvolver. Entrámos num loop de eu odeio a minha irmã, vou a matar e vou ser a próxima rainha. Com isto percebi que a escritora gosta de deixar o melhor para o fim, apesar de ser uma boa ideia desperta a curiosidade para o próximo livro, acaba por tornar mais de duzentas páginas numa leitura aborrecida e o fim passa a correr.

Se acho Um Trono Negro melhor que Três Coroas Negras? Sim, realmente superou o primeiro livro. A escritora preocupou-se em colocar um pouco mais de ação, teve mais cuidado a apresentar as personagens e pontos de vista, houveram algumas mudanças e um pouco mais de drama. Há aqui o final que deixa qualquer pessoa a roer as unhas. Se eu gostei do final, acredito que para os fãs do primeiro livro irão amar. Vale a pena dar uma segunda oportunidade ao primeiro livro, mas avancem sem expectativas. Será que teremos ainda o terceiro livro este ano? Pretendo ler, quero saber onde isto de vou ser a rainha, não importa o que aconteça vai levar estas três miúdas.

Uma leitura com o apoio de Porto Editora. Compra o livro em Wook.pt.

Lê também

2 Comentários

  • Reply
    beatrizsousa1
    Maio 10, 2019 at 11:23

    Sim!!!
    Epá fiquei super desiludida com este livro! Não achei nada demais, muita palha e o fim para mim está bom, nem precisava de terceiro livro xD

    • Reply
      Daniela
      Maio 10, 2019 at 17:18

      Por mim o livro ficava-se apenas pelo primeiro. Tanto este como o primeiro foram apenas para “encher”. Contudo, já vi pessoas a disserem que a terceira parte é que realmente vale a pena. Será? Vou ler para tirar as dúvidas, pareço masoquista, ler uma história que já morreu no primeiro livro. Porém, tenho curiosidade em saber até que ponto a história vai.

Deixar uma resposta