Literatura Opiniões Literárias

Literatura | Já Te Disse Que Me Fazes Falta? – Estelle Maskame

Para quem leu as minhas opiniões dos livros anteriores sabe que as minhas expectativas para este livro estavam bem altas. Se por um lado eu fiquei um pouco de pé atrás quando ao primeiro livro – Já Te Disse Que Te Amo? -, quanto ao segundo – Já Te Disse Que Preciso De Ti? – eu fiquei rendida e apaixonada. Esperava um desfecho intenso para o último livro da trilogia, após o que o segundo livro me fez sentir só queria saber mais sobre a história de Eden e Tyler. Será que gostei? Foi aquilo que esperava? Superou as expectativas? Ou, pelo contrário, não conseguiu ser aquilo que esperava?

Começo por dizer que os livros desta autora não são de todos difíceis de devorar. A forma como a leitura fluí é muito boa, no primeiro livro demorei a acostumar-me, mas assim que habitei-me fiquei rendida. Uma escrita não muito trabalhada, mas não muito simples. As descrições são aquilo que mais admiro nos três livros. Mas, não são apenas esses aspetos que tenho em consideração quando classifico um livro.

O que achei da Eden? Admito que não consegui gostar dela, neste livro, achei-a uma personagem muito bipolar e de certo modo impulsiva. Se nos livros anteriores achamos que o Tyler é a criança da relação e o impulsivo, neste a Eden mostra-nos o contrário. Nas condições em que a família de Eden se apresenta, esperava vê-la muito mais madura. Eu queria uma Eden com mais pulso, mais assertiva… Encontrei uma Eden que segue muito os outros.

E o Tyler? Bem, foi a personagem que me deu um murro em cheio na cara. Não esperava encontrar um Tyler assim, pelo contrário, esperava encontrar um Tyler que tinha seguido a vida. Eu por um lado admito queria que ele seguisse a vida e deixasse a Eden. Motivo? Bem, acho que são incompatíveis, apesar de ser uma história de amor bonita, acho que ela nunca conseguiu entender o Tyler. Claro que ele nunca iria conseguir pensar no futuro se tinha o coração e mente presos no passado. Ela preferiu desistir dele, do que por um lado tentar entender. Claro, na situação dela iria fazer o mesmo, mas mesmo assim…

Nem todas as personagens evoluíram, e eu gosto de ver como as personagens crescem de um livro para o outro. O Tyler foi realmente o único que se destacou e com uma enorme diferença. A Eden ficou por ali, assim como os familiares que são todos muito bipolares… E o drama? Achei que este livro foi muito focado no drama, e para quem leu, sabe que o drama neste caso era completamente desnecessário. Portanto, foi por causa disso que a leitura acabou por ser enfadonha.

Quanto ao final, não sei ainda que realmente achar, esperava um fim assim, mas deixou-me revoltada. Basicamente basta uma discussão, trocar umas palavras e depois descobres que estão chateados por algo tão infantil. O facto destas personagens passarem a vida a discutir e sem conversar, dá-me uma raiva imensa. Não vi necessidade nem motivo para metade das discussões, e a troca de argumentos era infantil.

Mas, o terceiro livro da trilogia é mau? Não, não é de todo. Não podíamos esperar outro fim, trata-se de um romance e sabem que o final é sempre “Viveram felizes para sempre, contra tudo e contra todos.”, mas não deixo de sentir-me triste por não ter tido aquilo que ambicionava e ansiava neste livro. Foi bom, tivemos uma boa dose de dor por parte de Tyler e de Eden, tivemos aquele impacto da importância da família, e diversas provas que o passado não define o nosso futuro. Podemos aprender imenso não só com este livro, mas com os restantes da trilogia. Recomendo lerem a trilogia, a leitura é mesmo um turbilhão de emoções. De todos o meu preferido foi o “Já Te Disse Que Preciso De Ti?”.

Em inglês temos disponível um livro no ponto de vista do Tyler, eu realmente acredito que irei gostar mais da história na perspetiva dele. Acho que ele tem muito para explicar e dar a conhecer. Quero ver para além dos olhos da Eden. Espero que a editora procure traduzir esse livro e os próximos que vierem.

Uma leitura com o apoio de Editorial Presença. Compra o livro em Wook.pt.

Lê também

2 Comentários

  • Reply
    Patrícia Lobo
    Março 2, 2019 at 14:49

    Eu amei esta trilogia! O segundo livro é o meu preferido dos três.
    Como o Tyler foi a personagem que mais me cativou, quero ler muito em breve a sua versão dos acontecimentos. Optei por não o fazer logo a seguir à leitura da trilogia. É sempre uma boa desculpa para poder regressar à história, um tempo depois.

  • Reply
    Armanda Barbosa
    Março 1, 2019 at 21:41

    Tenho o segundo volume e nem sabia que era uma trilogia. :O
    Ainda bem que ele está separado para Abril, dá tempo de comprar o primeiro e o terceiro volume. 🙂

    https://www.sonhamasrealiza.pt

Deixar uma resposta