Literatura Opiniões Literárias

Flores Sobre o Inferno de Ilaria Tuti

Março 8, 2019

Thrillers são do meu género literário preferido. A quantidade de livros que já li deste género torna-se já complicado encontrar algum que se destaque. Há vários aspetos que tenho em atenção quando estou a ler um thriller: desde da escrita, a personagens misteriosas, drama com a dose certa, surpresas, etc. Quando comecei a ler Flores Sobre o Inferno tive um pressentimento de que iria adorar este livro. Algo nele dizia-me que seria um thriller que eu iria ter na minha estante com muito carinho. E eu devia prestar mais atenção aos meus pressentimentos porque eles acertam sempre. Este livro foi maravilhoso, foi uma leitura de cortar a respiração e muito mais.

Começo por falar na detetive Teresa Battaglia. Não se trata apenas de mais uma personagem feminina no meio de tanto homens. Uma mulher nos seus sessenta, com problemas de saúde, algumas incertezas quanto ao futuro e um passado de arrepiar. Porém, é uma mulher cheia de garra, com muito ainda para dar e com experiência naquilo que faz. Uma personagem com pés e cabeça, bem constituída e desenvolvida.

Destaco ainda a forma como as personagens entre si, relacionam-se, como conseguiram criar um elo de interação forte entre Teresa e o Inspetor Massimo Marini. Foram as minhas personagens preferidas, e a relação deles de puro amor vs ódio foi tão intensa. A forma como Teresa tentou mostrar aquilo que sabia e incentivar o Inspetor a querer saber e aprender mais foi uma grande inspiração. Nunca devemos realmente ficar por aquilo que nos ensinam, devemos sempre querer saber mais.

Este livro não é aquele típico thriller de há um serial killer, há uma investigação, vamos lá apanhá-lo depois dele nos enganar durante alguns capítulos. Não, pelo contrário. É daqueles livros que sabemos perfeitamente a linha de desenvolvimento, mas queremos saber mais sempre. Uma história que prende a nossa atenção, que prende a respiração. Temos um enredo com uma vibe mais dark. Os crimes cometidos foram horripilantes, alguns chegaram a arrepiar-me. Foi complicado para mim, conseguir criar uma ligação entre os crimes, se não fosse a ajuda dos inspetores nunca mais entenderia!

Uma história intensa e, ao mesmo tempo, lenta. Cheia de segredos, mistérios, superstições, uma equipa de detetives que faz de tudo pela comunidade… Admirei a forma como a escritora descreveu como era viver numa pequena cidade. É tal igual. Desde o facto de não serem bem vistos aqueles que vêm das grandes cidades até aos segredos que guardam a sete chaves. Um thriller de arrepiar e que surpreende qualquer leitor. Vale a pena ler esta história e deixar-se levar pelo enredo, e principalmente, pelas personagens.

Aguardo para ver até onde as investigações da Teresa Battaglia nos vai levar, assim como a sua saúde e tudo aquilo em que acredita.

Uma leitura com o apoio da editora TopSeller.

  • Reply
    So happy with Less
    Março 8, 2019 at 10:21

    Já há algum tempo que não leio um thriller e é um género literário que gosto bastante, mas acabo por ler outras coisas.

    • Reply
      Daniela
      Março 11, 2019 at 14:25

      Ultimamente tenho andado a ler mais romances do que thrillers, mas sentia falta de um bom thriller para cortar a respiração e sair um pouco dos romances. Este foi uma boa escolha!

Deixar uma resposta