Lifestyle

Como Renovar o Blogue?

Março 2, 2019

Volta e meia sentimos aquela necessidade de renovar o blogue. Falo na minha própria experiência, que volta e meia estou a mudar uma e outra coisa no design do blogue. Nas minhas milhares de mudanças, muitas passaram desde mudar de plataforma a mudar o layout. Ficava satisfeita na altura, mas passados uns tempos eu sentia uma necessidade enorme para mudar tudo.

Porém, a verdade é que nem sempre temos tempo para escrever para o blogue, quanto mais para renovar o blogue inteiro? Selecionei algumas formas simples que podemos fazer de vez em quando para deixar o nosso blogue mais limpo e organizado. No início não tinha noção do quanto importante era ter um blogue limpo e fácil de procurar. Acreditem que faz toda a diferença para os leitores quando visitam o nossos blogue.

Contudo, sempre que sentirem necessidade de mudar não hesitem, mudem. Mudar faz bem à alma, eu adoro mudar e sentir que é um recomeço. Não deixem que o medo da mudança tome conta de vocês e não vos deixe viver e arriscar. Mas, vamos lá às dicas?

Mudar de Visual

Sim, eu sei que disse que ia dar dicas simples, mas a realidade é que há muitas coisas ao nível de design que podemos fazer. Por exemplo, gosto de mudar as cores às vezes, mudar a fotos de perfil, alterar o estilo do título do blogue… São coisas bem simples, mas que acabam por fazer toda a diferença.

Limpar as Categorias e Etiquetas

Quantas categorias e etiquetas tens no teu blogue desnecessárias? Acredito que imensas. Quando mudei de plataforma tive de renovar as categorias e pensar bem naquilo que estava a utilizar para identificar as publicações. Excluí imensas, organizei-as e consegui ter noção daquilo que mais gostava de trazer para o blogue. Acrescentei algumas, de forma a que quando o leitor chegar ao blogue facilmente encontre o conteúdo que pretende e consiga encontrar mais conteúdo que lhe possa agradar.

Rever as Opiniões Literárias ou Publicações Antigas

Caso tenham um blogue literário a base do vosso blogue é opiniões literárias. Há algumas que estão desatualizadas e que não vos agrada de todo. Ou podem atualizá-las ou eliminar, isso aí é como querem. Podem fazer o mesmo com publicações antigas. Porém, concordo que por vezes escrever novas publicações já é o que é, quanto mais editar as mais antigas. Apenas uma sugestão caso sintam que há algo para melhor e não sabem o quê.

Aconselho-vos ainda a dar uma vista de olhos nos links para caso não estejam mais operacionais para resolverem esse problema, atualizar os plugins, limpar o spam de comentários, ter cuidado com o SEO. Detalhes que podem fazer a diferença no nosso blogue e torná-lo mais prático para os leitores.

    Deixar uma resposta