Literatura Opiniões Literárias

Fénix de Tânia Dias

Fevereiro 8, 2019

Já passou algum tempo desde que li Broken – Despedaçada apesar de não me recordar de algumas coisas, avancei para a leitura de Fénix. O segundo volume da história da nossa querida Alexia. É verdade, demorou para termos esta continuação, porém, foi daqueles casos que realmente valeu a pena esperar. Eu sabia que a Tânia iria trazer uma história que os fãs iriam agradecer-lhe por ter demorado a escrever. Está de parabéns a Tânia, ela conseguiu fazer ainda melhor do que Despedaçada, e vocês sabem que adorei o primeiro livro.

Como referi houve imensos detalhes que já não me recordava, por mais que quisesse reler o primeiro volume, a vontade para me atirar à história da Alexia, saber o que realmente aconteceu era maior. Assim foi, comecei a ler o livro e quando dei por mim não conseguia pousar o livro. Uma leitura que vicia, já no primeiro livro foi assim, mas este agarrou-me de uma forma inexplicável. Apesar de não me recordar de muitas coisas, à medida que a leitura fluía acabava por lembrar-me de tudo.

A forma como a Tânia Dias escreve cativa. Não me canso de pensar na forma como senti que a escrita dela evoluiu desde do primeiro livro. Já em Despedaçada eu adorei a sua escrita, então neste surpreendeu-me imenso. Uma escrita que fluí lindamente, sabe descrever cenários e personagens, facilmente o leitor consegue imaginar as personagens e os lugares dos livros. Tem ação, mistério, drama, fantasia, amor, amizade, família, dor, tristeza, e muito mais… Cheio de tudo aquilo que um bom livro precisa.

Não tinha de certa forma a noção do quanto senti falta de voltar a este mundo de Alexia. As saudades que sentia das personagens, desde da Alexia à Sophie, até o Aaron que apesar de não ser a favor dele e da Alexia, e claro… o Ian. A minha personagem preferida é claro a Alexia (e o Ian, mas não vamos bater no ceguinho), senti que ela cresceu imenso, temos noção do quanto criança ela é no primeiro livro, ela acaba por ser apanhada no meio de tudo e quando dá por si, é princesa e tem responsabilidades. Vemos que ela se preocupou em crescer, desenvolver… É um detalhe que sempre dou valor nos livros. Não só ela cresceu, como notámos um desenvolvimento enorme nas restantes personagens.

Vários momentos do livro levaram-me à beira das lágrimas, várias reflexões da Alexia doeram-me imenso e dei por mim a querer abraçá-la e confortá-la. O final simplesmente quebrou o meu coração, não estava de todo à espera deste final. Foi intenso, aliás, todo o livro é intenso. Sabemos que o final do livro será uma guerra, temos essa noção, mas assim que chega ao fim é impossível não ficar com o coração nas mãos. Na minha opinião, o final não podia ser melhor, foi um fim cinco estrelas para um livro cinco estrelas. Admito que cheguei a chorar com o final, e então com aqueles últimos momentos…

Trata-se de um livro que não queremos que acabe. Queremos ler, ler e ler. Ficar ali com a Alexia a viver uma aventura cheia de percalços e confusões. Queremos ficar ao lado da pequena destemida e dar-lhe força para encarar tudo e lidar com tudo. Queremos ser uma personagem do livro e lutar pela liberdade. Só queremos que tudo corra bem porque sentimos que as personagens são nossos amigos. Um bom livro. Intenso. Magnífico. Incrível. São sem dúvida as cinco estrelas, realmente merece.

Mal posso esperar para ler o próximo livro, acredito que irá deixar-me ainda mais despedaçada.

Para mais informações podem seguir a autora nas seguintes redes sociais:

Instagram

Facebook

 Grupo de Facebook

Deixar uma resposta