Lifestyle Produtividade

Erros Básicos de Organização

Fevereiro 14, 2019

Hoje em dia, muitos têm uma forma muito particular de partilhar ideias e dicas como se fosse fácil e além do mais, fosse tudo perfeito. Nenhum método de organização é 100% perfeito, assim como um método de organização pode funcionar para mim e não funcionar com outra pessoa.

Vi e vejo várias dicas de organização que na minha opinião não são de todo as mais corretas. Assim, como já cometi erros na forma como me organizava, pensava eu que estava a fazer da melhor forma, mas enganei-me. A organização é assim, experimentar vários métodos até encontrar aquele que nos facilita a vida e não nos sobrecarrega. Na hora de começar a organização, há umas pequenas dicas que vos pode facilitar a vida. Recomendo-vos a visitar e ler a minha publicação com 5 Princípios da Organização.

Hoje venho aqui partilhar uma publicação, onde pretendo ajudar-vos a não cometerem erros tão parvos, como eu fiz, quando decidirem começar a procurar um método de organização. Os erros que cometi de certa forma foram parvos, mas acreditem que na hora de organizar todos pensam que qualquer coisa serve e dá. Pelo contrário, é preciso usar bem a cabeça e saber bem aquilo que queremos e precisámos.

Planear mais do que faz

Um erro que fiz múltiplas vezes. Nunca caiam na ideia que lá porque planeiam fazer mil e uma tarefas que realmente as vão fazer. Tenham noção das tarefas que precisam de fazer e do tempo que têm disponível. Eu, cheguei a planear tudo para um dia, enquanto o resto da semana estava completamente livre. Não façam isso, dividam as tarefas conforme o vosso horário.

A chave para começar a organizar-se não começa exatamente numa agenda ou numa aplicação de planeamento, pelo contrário, começa com qualquer um, levantar-se e colocar mãos à obra. Não basta anotar todas as tarefas que precisam ser realizadas, é preciso também ter força de vontade para as concretizar.

Outro erro que vem junto com o planear demasiado é dar demasiada importância a tarefas básicas do dia a dia, como arrumar o quarto, lavar a loiça, arrumar a roupa, cozinhar, tomar banho, lavar os dentes, etc, são tarefas importantes, mas já quase vêm implícitas na nossa rotina. Não perca tempo a anotar essas tarefas básicas que têm de ser feitas todos os dias.

Como resolver este problema? Reduzir a quantidade de tempo que perdes a planear o teu dia, semana ou mês. Vou explicar como faço: todos os domingos gosto de planear a minha semana, coloco as tarefas importantes todas numa lista e depois divido-as pela semana toda, sem deixar nenhum dia completamente cheio. Em cada dia da semana dou uma vista de olhos nos planos para aquele dia e acrescento uma ou outra tarefa que surgiu sem esperar. Ao todo perco cerca de 10 a 15 minutos ao domingo a planear e uns 5 cada dia da semana, e por vezes nem tanto. E isto depende de cada um, se precisam apenas de 10 minutos para organizar tudo, boa! Mas não percam quase um ano a planear, porque depois não fazem nada. (Se usarem bullet journal é normal demorarem imenso, mas isso é diferente!)

Querer fazer tudo agora

É impossível ter disponível tempo para todos os sonhos e projetos. Eu pensei que com um bom método de organização finalmente iria ter tempo para começar aquele sonho que estava lá guardado para daqui a uns bons anos, ou até mesmo aquele projeto que estava no fundo da gaveta. Não, só resultou no contrário. E porquê? Tive mais olhos que vontade e tempo para gerir tudo.

Tanto que queria trazer novos projetos à vida que acabei por não conseguir avançar com nenhum. O meu principal problema foi não saber gerir prioridades. Se eu tivesse feito um plano e saber qual o melhor momento para dar asas aos sonhos e projetos não me teria perdido no meio de tantos planos.

No início do ano todos fazemos uma lista com objetivos para realizar durante o ano, mas quantas vezes colocámos projetos e objetivos quase impossíveis de cumprir ao mesmo tempo que os restantes? Pensar e repensar nas nossas prioridades, sempre! Comprometer-se com tarefas que sabes não irás cumprir nos próximos tempos não é nada benéfico para ti, vais sentir-te frustrado e além do mais irá prejudicar a tua rotina, produtividade, vida, etc.

Eu sei que não é fácil conciliar todas as áreas da nossa vida, é preciso saber o que temos de colocar em primeiro lugar e mesmo assim ter tempo para aquilo que gostamos. Com calma e dedicação, conseguimos ter tempo para projetos e sonhos. A melhor dica que tenho para vos dar é: Acham que estar num estado de querer fazer tudo e não conseguir é bom? Como podem mudar isso? Que tal, parar, pensar e ver o que devem mudar? Qual o aspeto da tua vida que queres trabalhar e desenvolver neste momento? O que achas que a tua vida precisa? A palavra-chave aqui é aceitar que nem tudo pode ser como queremos, nós não somos de ferro e temos limitações.

Achar que tempo para nós não é necessário ter na agenda

Quantas vezes bati de frente com a ideia de que podia planear as tarefas diárias e deixar de lado o tempo para tratar de mim. A verdade é que muitas vezes deixei de cuidar de mim porque tinha algo mais importante para fazer. Ok, sim, temos responsabilidades, porém, também necessitamos de ter aquele tempo onde podemos relaxar. A minha ansiedade ensinou-me que todos os dias preciso de nem que seja meia hora para tratar de mim e do meu bem-estar.

Ficar a trabalhar até tarde, dormir tarde… Isso não é bom para ninguém, fiz isso várias vezes apenas para despachar trabalho e no dia seguinte eu não me aguentava com sono e fadiga. Acabava por ter de dormir após a hora de almoço nem que fosse meia hora, porque eu simplesmente não aguentava. Claro, acabava por não ser produtiva e por ter todo o sono do mundo em mim. Quando chega às 8 horas da noite eu recuso-me a estar no computador a trabalhar ou pensar em trabalho. Depois dessa hora é para tratar de mim e relaxar.

Vou dormir a horas decentes e acordo mais cedo para trabalhar. Permito-me ter tempo para as tarefas que mais gosto, assim como para sair com amigos e família. Tenho a regra de trabalho é trabalho, mas há horários para trabalhar e para descansar. Resultado? Acordar com mais energia e com isso somos mais produtivos.

Outra dica: evitar as redes sociais antes de ir dormir, só vai servir para distrair o cérebro e ficar acordado até mais tarde. Recomendo ler um livro, ver um filme ou quem sabe ouvir um podcast, algo que não envolva pensar demasiado. Apenas para aliviar aquela pressão de ser produtivo durante todo o dia.

Pensa qual a hora mais produtiva do teu dia, usa e abusa dessa hora para avançar no trabalho. Mas, respeitar as horas que não és tão produtivo e fazer algo mais leve e simples. A vida não é só trabalho, há mais para além disso. Temos de ter tempo para tudo e mais alguma coisa, nem sempre é fácil. A melhor forma é saber bem aquilo que queremos e quem somos. Já é meio caminho andado para termos foco, motivação e vontade para lutarmos pelos nossos sonhos.

  • Reply
    Vl Baeta
    Março 16, 2019 at 21:20

    Adorei este post. Estava mesmo a precisar de ler algo assim para me guiar. Quero começar a ser organizada e já cometi todos estes erros.

    • Reply
      Daniela
      Março 19, 2019 at 12:56

      Eu é que agradeço por teres gostado da publicação. São erros que inclusive eu já cometi, não podemos saber tudo! Por isso, gosto de trazer este género de publicações para o blogue.

Deixar uma resposta