Lifestyle

Dicas Para Planear Publicações

Fevereiro 1, 2019

Cada vez mais vemos novos blogues por aí. Acredito que apesar da quantidade de publicações que há disponível com dicas para quem está a começar na blogosfera, haverá sempre uma dúvida maior: Como escrevo para o blogue? Como consigo trazer conteúdos bons e de qualidade? Como ter sempre ideias para publicações?

Tive esta dúvida quando comecei, procurei várias ideias que fossem ajudar-me com as publicações. A verdade é que os primeiros tempos foi realmente difícil trazer conteúdo novo, fixei-me imenso nas críticas literárias e por aí fiquei. Publicava no blogue lá quando me lembrava ou tinha ideias, e muitas vezes pensei em desistir. Só o ano passado procurei mudar um pouco o blogue e a forma como encarava isto de ter um blogue. Trouxe novos conteúdos e rubricas, inspirei-me em outras bloggers e agora tenho milhares de ideias para o blogue, assim como um estilo próprio. Sei aquilo que gosto ou não de ver cá no blogue, sei qual a melhor hora para publicar ou mesmo para escrever.

Mas, como? Como é possível ter conteúdo diariamente? Ou até mesmo duas/três vezes por semana? Não vos vou dar uma lista com ideias para publicações, não é para isso que cá estou hoje, e acima de tudo: temos de ser originais. O que mais atraí é conteúdo novo e que ainda não vimos em lado nenhum. Portanto, hoje a publicação são dicas de como podes planear as publicações do teu blogue e ter conteúdo sempre que precisares para o teu blogue.

Nuvem de Ideias

Basicamente é um banco de ideias onde vocês escrevem qualquer ideia que vos surja. Não pensem que vão lembrar-se depois, quando surgir uma ideia escrevam na vossa lista e pronto. Assim, quando forem produzir conteúdo terão mil e uma ideias para começar a escrever. O que não falta são lugares onde podem buscar ideias para a vossa nuvem de ideias, eu gosto imenso de utilizar o Pinterest ou até mesmo revistas e blogues para ter ideias. Muitas vezes enquanto estou a ler um livro ou a ver um filme surge uma ideia.

Quanto Mais Escreves, Mais Queres

A verdade é esta: quanto mais escreves para o blogue, mais queres escrever. Em Agosto comprometi-me a escrever publicações todos os dias por causa do LEDA e BEDA, adorei a experiência que tive de repetir. Durante quase três meses trouxe conteúdo quase diário. O que aprendi com esta experiência? Que quanto mais eu escrevo para o blogue, mais ideias surgem e além do mais, mais leitores vão aparecer.

Se preferirem podem sempre publicar apenas duas ou três vezes por semana, é essencial ter um horário e dia da semana que os leitores possam contar com publicação nova. Eu gosto de publicar todos os dias, tenho tentado publicar dia sim e dia não, mas prefiro mesmo trazer conteúdo novo todos os dias. Assim, sinto que tenho mais oportunidades para investir nas ideias que tenho em mente.

Organização é a Chave Para Tudo

Acreditem ou não, só quando comecei a anotar tanto as ideias e as publicações que estava a planear é que comecei a gostar mais do blogue e investir mais nele. Na minha agenda costumo colocar as publicações que irei publicar em cada dia da semana e escrevo tudo aquilo que a publicação precisa de ter ou ser feito após publicação. Ajuda-me imenso, e na hora de agendar conteúdo tenho uma visão mais alargada do que preciso de fazer.

Sugiro usar um género de calendário mensal onde tenham uma visão geral do que vos reserva esse mês. Anotem datas importantes que queiram relembrar no blogue e anotem as publicações que planeiam publicar nesse mês. Eu costumo anotar na agenda como referi, e para ser mais prático, uso o Google Calendar que sincronizo diretamente com o meu telemóvel. Outra aplicação que podem usar tanto para a vossa nuvem de ideias ou planear publicações para o mês é o Trello, eu não uso lá muito para organizar publicações, mas uso para outros fins e é muito prático.

Escrever com Antecedência

Uma boa ideia para nunca ficar sem ideias é planear conteúdo com antecedência, assim não sentimos a pressão de fazer tudo à última hora. Acaba por facilitar imenso o trabalho e assim podem apenas escrever nos tempos livres, ter tempo para mais tarefas/projetos e ainda descansar. Outro resultado de planear é que não acabamos desmotivados com o blogue, outro ponto muito importante para quem está a começar. É uma questão de organização e esforço.

Hoje em dia qualquer pessoa pode produzir conteúdo, é tão fácil ter ideias e inspirar-se que só não traz conteúdo quem não quer. Mas, não queiram trazer demasiado conteúdo e com pouca qualidade. Foquem-se acima de tudo na qualidade das vossas publicações. Mais vale publicarem poucas vezes por semana e trazerem publicações cheias de qualidade e que os leitores vão gostar e partilhar. É essencial ser blogger, mas também colocar-se no lugar do leitor e saber se iria gostar daquele tipo de conteúdo.

  • Reply
    Digam Olá a BLOGGYSITTER! - The Little Angie
    Janeiro 1, 2020 at 10:01

    […] Dicas Para Planear Publicações […]

  • Reply
    Kuki
    Fevereiro 12, 2019 at 14:56

    Adorei as dicas… E gostei muito do blog.. Parabéns 🙂

    • Reply
      Daniela
      Fevereiro 26, 2019 at 15:27

      Muito obrigada, espero que as dicas tenham sido úteis! Beijinhos!

  • Reply
    Patrícia Lobo
    Fevereiro 3, 2019 at 16:38

    Ando mesmo a precisar de ler dicas como estas. O blog tem andado mais parado do que o suposto, mas a falta de inspiração é a maior culpada. Tenho de começar a procurar melhor!
    Obrigada pelas sugestões!

    Beijinhos

    • Reply
      Daniela
      Fevereiro 3, 2019 at 17:39

      Ao início era muito preguiçosa e não procurava mais ideias, às vezes somos mesmo nós o problema. Queremos trazer conteúdo, mão não procurámos por ideias. O que não falta hoje em dia são ideias. Tudo de bom! E boa sorte, beijinhos <3

  • Reply
    Dicas Para Melhorares o Teu Blogue – The Little Angie
    Fevereiro 2, 2019 at 15:27

    […] sobre criar uma nuvem de ideias em Dicas Para Planear Publicações, poderão ter interesse em visitar essa publicação. É muito importante termos um lugar onde […]

  • Reply
    So happy with Less
    Fevereiro 2, 2019 at 12:22

    Gosto muito deste género de publicações 🙂 Este ano é que comecei a levar o Blog mais a sério e faço a maioria das coisas que escrevestes…

    • Reply
      Daniela
      Fevereiro 2, 2019 at 15:37

      Eu também gosto deste género de publicações, achei por bem trazer para o meu blogue! Espero que gostes, já tenho mais algumas planeadas <3

  • Reply
    Liliana Silva
    Fevereiro 1, 2019 at 19:50

    Adorei o post, e concordo com a tua opinião. Hoje em dia temos tanto em que nos inspirar, que ideias não faltam. Mas acho que acima de tudo devemos trazer conteúdo de que nos orgulhemos e que gostemos, e não só para termos muitos seguidores, porque na minha opinião acaba por não ter qualidade quando não gostamos.
    Beijinhos

    https://a-lilianaraquel.blogspot.com/

    • Reply
      Daniela
      Fevereiro 2, 2019 at 15:36

      Isso sem dúvida, temos de trazer conteúdo que gostemos, se assim não for nem vale a pena ter um blogue. Ter um blogue é ter um cantinho nosso, temos de o decorar conforme gostamos! Beijinhos <3

Deixar uma resposta