Lifestyle

Dicas Para Melhorares o Teu Blogue

Fevereiro 2, 2019

Apesar de ter começado o ano já com mudanças no blogue, tenho cada vez mais procurado investir nele de forma a torná-lo mais meu e único. Estou nisto de ser blogger há bem pouco tempo comparado com outras bloggers, mas o pouco tempo que cá estou aprendi muita coisa. Já cometi erros que sinceramente, nem sei porque os fiz. Agradeço a todas as bloggers que me inspiraram de certa forma a ser melhor e procurar aprender mais.

A dica que muitas vezes dou a quem quer criar um blogue e manter um é: querer aprender e crescer. Hoje em dia existem imensos blogues e ser-se diferente no meio de tantos é complicado. É necessário querer aprender conforme a blogosfera cresce e muda, é necessário querer crescer com a blogosfera. No início pensava que bastava vir aqui e escrever uma ou duas frases que bastava. Não, pelo contrário. Quanto mais pesquisam sobre blogues e tudo à volta deles, desde criação de conteúdo, promover nas redes sociais, layout, SEO, etc, vocês ficam parvos com a quantidade de informação que têm para aprender.

Ando nisto de explorar mais e aprender dicas de como posso melhorar o meu blogue para que os seguidores se enquadrem e encontrem cá um pequeno lugar onde podem encontrar a informação que mais gostam. O blogue é meu, tem de ser como gosto, mas se não fossem os leitores não chegaria tão longe. Trago conteúdo que eu gosto e que os meus seguidores gostem. Não vou trazer conteúdo com o qual não me identifico de todo.

Para a publicação de hoje trago-vos algumas dicas que podem ajudar-vos a melhorar o vosso blogue Eu vou começar a implementar muitas destas dicas e outras já as uso. Não sou nenhuma expert na matéria, apenas reuni muita informação que encontrei aqui e acolá, informação que acho relativamente útil e que vos pode ajudar.

Anotar as ideias

Falei sobre criar uma nuvem de ideias em Dicas Para Planear Publicações, poderão ter interesse em visitar essa publicação. É muito importante termos um lugar onde coloquemos todas as nossas ideias que surgem, para depois na hora de criar conteúdo ter à mão mil e uma ideias. Para quem gosta de trazer conteúdo diariamente, como eu, precisa mesmo de usar esta dica. Nem sempre é fácil ter conteúdo disponível e às vezes a inspiração falha.

Planear as publicações

Eu achava que basta escrever e pronto, está uma publicação pronta para publicar. Quem quer trazer uma publicação com pés e cabeça, convém pensar e repensar. Eu gosto de fazer uma lista com os tópicas que são mais importantes para a publicação assim como as categorias e etiquetas, depois planeio alguns títulos e ideias para imagens, vídeos, etc. Coloco links que possam vir a ser interessantes para os leitores e se conseguir tiro uma foto original, em outros casos procuro nos bancos de fotos online com fotos grátis para criadores de conteúdo. Além disto, gosto de criar uma lista com as diversas redes sociais onde vou partilhar a publicação, assim como o que preciso de fazer, caso partilhe no Instagram trato de criar uma imagem para colocar no instastories. Claro, depois de tudo planeado é só passar à ação!

Nota: uma boa publicação merece ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Caso vos seja mais fácil, tratem primeiro do desenvolvimento e depois da introdução e conclusão. É assim que faço e é mais fácil para mim.

Querer realmente criar (bom) conteúdo

Se não for para fazer algo com vontade e interesse, nem vale a pena fazer. É realmente preciso querer trazer bom conteúdo para os leitores, só quando vocês começarem a dedicar-se de alma e coração é que vão ver o vosso blogue a chegar onde sempre quiseram. A palavra-chave daqui é: dedicação. Quando eu me limitava a escrever opiniões literárias, a publicar quando me apetecia, e muitas das vezes publicava uma vez por mês, sentia zero de motivação. Apenas tinha blogue porque me apetecia. Não é o melhor método, pelo contrário.

Eu gosto de publicar todos os dias, tenho imensos temas que gosto de falar cá no blogue, mas se por acaso vocês não gostam de publicar todos os dias: não pensem que um bom blogger carateriza-se pela quantidade de vezes que traz conteúdo. O que importa é qualidade, sempre qualidade acima de quantidade.

SEO

Algo que ainda estou a aprender e a tentar melhorar, não posso dar-vos muitas dicas quanto a isto, porém, recomendo-vos a procurar na internet ou perguntar a outros bloggers. Sem dúvida que o SEO é muito importante num blogue, é aquilo que traz mais visitantes ao blogue. Algo que devemos aprender para melhorar o nosso blogue e a forma como chegámos a mais gente.

A Divulgação é Importante

Muitas das vezes que escrevia e publicava no blogue eu não me preocupava com partilhar, acreditava que a internet por si só iria tratar dessa tarefa. Outro erro. Temos as redes sociais, não servem apenas para saber mais sobre a vida dos outros, podemos usar para divulgar os nossos trabalhos e conteúdo. As redes sociais que gosto de usar para partilhar as publicações são o Instagram, Facebook, Pinterest e Twitter. São aquelas que mais uso e sei trabalhar, além do mais, oferecem-me a possibilidade de analisar as estatísticas.

Não há assim nenhuma regra para ter um blogue de sucesso ou ser uma blogger de sucesso. Acima de tudo sigam o vosso instinto e escrevam sobre aquilo que vocês gostam. Façam aquilo que vão orgulhar-se no futuro. Procurem aprender e crescer. Ter um blogue é como ter uma casa, é preciso organizar, arrumar, planear. Espero que estas dicas sejam-vos úteis, assim que aprender mais dicas partilho com vocês.

  • Reply
    Catarina Cardeira
    Fevereiro 4, 2019 at 16:22

    Obrigada pela tua resposta Daniela!!! Afinal a resposta não foi assim tão má, mas custou e quem era suposto lá ir acho que não foi!!! Mas muito obrigada querida ❤

    • Reply
      Daniela
      Fevereiro 26, 2019 at 15:21

      Eu é que agradeço!

  • Reply
    Ana Bessa
    Fevereiro 4, 2019 at 16:18

    Obrigada pelas dicas, gostei muito 🙂

    • Reply
      Daniela
      Fevereiro 26, 2019 at 15:18

      Ainda bem que gostaste! Beijinhos <3

  • Reply
    Catarina Cardeira
    Fevereiro 2, 2019 at 19:59

    Eu gostei muito do teu post!! Mas tenho uma pergunta e se os nossos seguidores que dizem que querem ler um post ou que o achavam interessante depois não o forem ler?? É que já me aconteceu… e eu tento sempre falar sobre temas interessantes ou tentar explorar temas importantes duma forma diferente, as pessoas mostram-se interessadas mas depois não o vão ver.
    E sinceramente não sei bem o que fazer…desculpa não queria fazer disto um desabafo.

    • Reply
      Daniela
      Fevereiro 3, 2019 at 17:38

      Isso acontece-me imenso, acredita que é mais comum do que imaginas. As vezes as pessoas dizem que querem determinado conteúdo e depois nunca o vão ver. Não há muito que possas fazer quanto a isso, podes sempre ver o que podes melhor, mas como digo, isso não é tua culpa. A melhor dica que posso dar-te e falares daquilo que gostas, não te preocupes se não receberes o feedback que gostavas dos teus seguidores, aos poucos eles vão aparecer. Qualquer coisa que precises, podes falar comigo! Eu tento ajudar-te da melhor forma que souber <3

  • Reply
    Daniela Vieira
    Fevereiro 2, 2019 at 19:04

    Obrigada pelas dicas! Sem dúvida que foram uma grande ajuda para mim que sou nova neste mundo

    • Reply
      Daniela
      Fevereiro 3, 2019 at 17:36

      Ora essa, eu é que agradeço por teres dado uma vista de olhos na minha publicação! Se precisares de mais alguma ajuda avisa, eu ajudo-te no que poder <3

Deixar uma resposta