Lifestyle

Objetivos (Planos) Para 2019

Janeiro 19, 2019

Não é tarde, nem é cedo: chegou à hora de partilhar com vocês os meus (milhares) de objetivos, ou como prefiro chamar, planos para 2019. Se o ano passado foi cheio de reviravoltas, nem imagino como será este ano. Tenho diversos planos que quero colocar em prática, e se for possível, completar. Muitos deles já estão até quase a ser concluídos. Não coloco metas demasiado pesadas, procuro metas que sejam possíveis de cumprir e que vão de encontro com o meu dia a dia.

Pretendo este ano manter alguns hábitos, muitos terei de alterar devido a vários imprevistos. A ideia aqui é ser uma melhor pessoa, com melhores hábitos e com um olhar diferente. Procuro melhorar a cada ano que passa, seja física ou mentalmente. Já tratei de escolher a palavra do ano. Ao princípio pensei escolher algo do género arriscar, mas preferi escolher outra. Pensei e acabei por ter uma lista infinita de palavras que queria que descrevessem o meu ano. Resultado? Optei por escolher uma frase que pudesse descrever como quero que seja o meu 2019.

bbfaf476ed40d07bfa7707d7ab37d920

Será a frase que irá acompanhar-me durante este ano. Já escrevi ela em diversos lugares, inclusive é o fundo do meu telemóvel. Será aquele mantra para me levantar todos os dias e ter motivação para agir. Além desta frase, mantenho outras guardadas num álbum do Pinterest que irei consultar sempre que precisar de uma motivação extra, convido-vos a fazer o mesmo.

Decidi que não iria fazer duas publicações distintas entre objetivos pessoais e literários. O blogue há muito que deixou de ser apenas sobre livros. Vou falar de todos os meus objetivos, alguns claro são mais privados, mas na maioria acabam por ser objetivos bem comuns. Vamos a isso?

Ler 70 Livros | Para quem me acompanhou em 2018 deve achar esta meta um bocado esquisita. Primeiro porque a minha meta de leitura no ano que passou era de 100 livros e consegui ultrapassar a meta duas vezes, terminando o ano com 230 leituras. Porém, este ano pretendo procurar ler mais calhamaços, mais clássicos, mais qualidade. Reduzi a meta a pensar nos imprevistos que podem aparecer na vida, claro isso também é importante. Acho que 70 livros é um número bom de leituras, caso não chegue à meta não há nenhum problema.

Zero Fora de Casa | Sou uma pessoa que cada vez mais procura formas de poupar. Se anos anteriores já poupava então este ano serei mais rígida. Pretendo futuramente viajar e dar luz a vários projetos, para tal preciso de dinheiro. Vou deixar de comprar seja o que for à rua que facilmente possa levar de casa. Como, por exemplo, levar snacks na mala em vez de comprar na rua, assim como uma garrafa de água. Vou evitar refeições fora de casa só mesmo em ocasiões mais especiais. Acreditem ou não já vão estar a poupar imenso.

Deixar Terminar Antes de Comprar | Outra coisa que tenho por hábito fazer, devido à minha família também, é comprar sempre produtos antes dos que possuo em casa terminarem. Quero mudar isso, várias vezes acabei por ter diversos produtos de beleza em demasia e depois volta e meia tinha de mudar porque só me estavam a fazer mal. Portanto, comprar quando acabar e quem sabe aproveitar um ou outra promoção.

21 Dias Sem Açúcar | Após Natal e Fim de Ano o meu corpo está literalmente a gritar por uma pausa. Ainda este mês irei começar com o desafio de 21 Dias Sem Açúcar, será complicado, mas sei que irei conseguir. Pretendo ainda adotar o mesmo método para as carnes, mas isso está relacionado com outro objetivo.

Cuidado com o Plástico | A verdade é que ultimamente quase nem uso plástico, e se uso é mesmo em casos extremos. Tenho sempre sacos reutilizáveis no carro caso precise de ir às compras sem esperar, quando vou aos shoppings recuso sempre o saco e coloco na mala ou num saco reutilizável. Nos cafés recuso a palhinha caso seja de plástico. Quero aprender mais formas de reduzir o consumo de plástico, aos poucos conseguirei usar o mínimo de plástico possível.

Um Dia Por Semana Sem Carne | Abusei das carnes durante as festas, nada que me orgulhe, mas vindo de uma família que quase todos os pratos consistem em carnes é complicado. Como acima referi, quero fazer um género de desafio de 21 Dias Sem Consumir Carne, será um desafio, pois, nem sempre sou eu quem cozinha as refeições. Terei de contornar o problema e desafiar-me. Vamos ver como corre.

Fazer da Corrida um Estilo de Vida | Sempre admirei as pessoas que tinha vontade de sair da cama bem cedo para ir correr. Admiro-as imenso, pois, eu consigo acordar cedo, mas correr bem cedo não é de todo algo que goste de fazer. Tentei várias vezes fazer, mas acabava por deixar a ideia para trás. Tentei fazer o mesmo durante a tarde, mas sinto que preciso de o fazer de manhã para acordar melhor e ter mais energia durante o dia. O desafio é mesmo começar aos poucos a correr de manhã, umas duas a três vezes por semana, e conforme me for habituado aumentar o ritmo e números de vezes que corro. É o meu grande desafio.

YOGA, Meditação e Gratidão | O ano que passou ensinou-me que preciso de parar e manter a calma. Foi assim que procurei saber mais sobre a meditação, o yoga e depois aprendi a importância da gratidão. Os três são importantes para mim, sei disso porque mesmo com 5 minutos de meditação sinto-me outra pessoa, com o facto de anotar os motivos pelos quais estou grata sinto-me ainda mais feliz e quando pratico um pouco de yoga sinto o meu corpo a agradecer. Detalhes simples, mas que transformam o meu dia de uma forma inexplicável. Em 2019 irei colocar em prática cada um deles e ver onde me levam.

Montar um Cantinho de Leitura | O meu quarto não é de todo enorme, é o suficiente para eu me sentir confortável nele. Tenho tudo aquilo que preciso, principalmente estantes recheadas de livros. Infelizmente não tenho mais onde colocar estantes, portanto, tenho de comprar menos. Mas, decidi que quero investir num cantinho de leitura. Algo básico e que não me faça gastar muito dinheiro. Basta um cadeirão confortável e já fico feliz.

Diminuir a Compra de Livros | Como referi acima já não tenho mais espaço para estantes, então vou comprar menos livros de forma mais consciente. Pretendo no máximo comprar três a quatro livros por mês, livros que estão relacionados com desafios e clubes literários. Comprar com cabeça, e pensar que tenho imensos livros na estante ainda por ler.

E quanto ao blogue? O blogue já falei numa publicação – O Que Mudará no Blogue em 2019? -, mas mudei um pouco de opinião após publicar o post. Como sabem recentemente o blogue mudou-se para WordPress e passou a ter ddomínio próprio. Há imenso trabalho para fazer durante este ano. O meu principal objetivo é sem dúvida continuar a trazer-vos conteúdo, com cada vez mais qualidade. Não estou preocupada em atingir metas ao nível de números, estou mais preocupada em organizar-me e ter tempo para falar em todas as ideias que tenho para publicações. Logo veremos onde nos leva.

Vocês após lerem esta publicação longa pensam que finalmente acabou, mas não. Quero ainda vos falar dos projetos literários que pretendo fazer parte em 2019. Não são muitos, alguns já falei aqui na publicação de Projetos Literários Para Participares 2019.

Não são assim muitos projetos, não quero sobrecarregar a minha lista de leituras para este ano. Para além de querer despachar os livros da minha tbr, de preferência todos, quero reler muitos dos livros que são os meus favoritos. Será um bom ano, eu acredito nisso. Tenho planos, objetivos, metas, ideias e o mais importante: força de vontade. Vem 2019, estou preparada para o que der e vier.

  • Reply
    Vl Baeta
    Março 16, 2019 at 20:44

    Excelentes objectivos para 2019! Muitos são iguais aos meus mas tem sido complicado conseguir me manter firme. Mas teu post inspirou me a nao desistir. E tu tens conseguido cumpri-los?

    • Reply
      Daniela
      Março 19, 2019 at 12:53

      Por acaso tenho conseguido cumprir muitos, alguns ainda estão em andamento, mas sei que estou num bom caminho! Muita força e foco, assim consegues manter-te firma para cumprir todos os objetivos.

  • Reply
    Como Foi Ler +230 Livros? GoodReads Challenge 2019? – The Little Angie
    Janeiro 30, 2019 at 18:00

    […] vos falei um pouco das minhas Metas (planos) para 2019 noutra publicação. Pretendo descobrir escritores novos, portanto, há muitos escritores que quero […]

  • Reply
    Patrícia Silva
    Janeiro 22, 2019 at 10:33

    Adorei as tuas “resoluções” para este novo ano ?
    Espero que consigas concretizar tudo isto! Inspiraste-me com alguns dos teus objetivos! Isto do plástico também quero muito melhorar, bem como o “terminar antes de comprar” e o de gastar em qualquer coisa, para assim poder poupar ?
    Beijinhos, I’m Patrícia Silva ?

    • Reply
      Daniela
      Janeiro 23, 2019 at 19:51

      Muito obrigada! Ainda bem que consegui inspirar-te com os meus objetivos. Espero que os teus corram muito bem durante o novo ano! Beijinhos!

  • Reply
    Nominal Nomad
    Janeiro 20, 2019 at 15:02

    Gosto muito deste detalhe, do tipo de letra e tamanho, do texto no teu blog, parece que estamos a ler um livro!
    Excelentes objectivos para 2019 ! Siga !

    • Reply
      Daniela
      Janeiro 23, 2019 at 19:54

      Muito obrigada! É importante para mim saber a opinião dos meus leitores! Agradeço-lhe imenso!

  • Reply
    Luísa
    Janeiro 20, 2019 at 13:39

    Adoro!
    Muitos desses teus objetivos já estão implementados na minha vida. Espero que consigas atingir tudo o que desejas 🙂

    Beijinho bom*

Deixar uma resposta