Literatura Opiniões Literárias

Fica Comigo Este Dia e Esta Noite de Belén Gopegui

Janeiro 28, 2019

Foi um livro que desde do início não tive grandes expectativas para ele, acredito que por isso consegui gostar tanto da leitura. Acho que se o livro não tivesse sido escolhido para o #NetBookClub eu nunca iria o ler apenas pela sinopse. Há muito mais para além desta sinopse. Acreditem que vale a pena dar uma oportunidade a esta história, que bem podia ser uma grande história de amor.

É um livro inspirador e acima de tudo, intenso (muito, na minha opinião). Personagens fora do comum, com mentes fora do comum e uma história fora do comum. Um narrador que me conquistou logo nas primeiras páginas, logo ao princípio conseguiu captar toda a minha atenção. Um método diferente de contar uma história. Surpreendeu.me. Acredito que por ter tão poucas expectativas quanto a este livro que consegui gostar mais do que a maioria. Uma pequena surpresa.

Existem diversas passagens do livro que destaquei e vejo-me a pensar nelas diversas vezes. O livro levanta imensas questões, questões essas que qualquer um dia de nós bem poderia começar a pensar e discutir acerca delas. A forma como o Mateo e mesmo a Olga apresentam os seus pontos de vista, fazem com que eu mesma pense nos meus. A relação de Olga e Mateo baseia-se em conversas profundas, no meu ponto de vista, desde conversas acerca de inteligência artificial a conversas sobre a vida. Os seus relatos sobre a dor, sofrimento, problemas pessoais, família, o poder da internet, e Google, a quem é dirigido este livro. Algo que ninguém espera encontrar num livro.

Aquilo em que não acredito é que possamos cortar o tempo aos bocados. Quando queremos recuar até ao momento em que se produziu a decisão fatal, ao momento que trouxe destruição e poderia ter sido evitado, apercebemo-nos de que não há saltos. «Se não tivesse pegado no carro naquele dia» é uma frase que, como tantas outras, não faz sentido. Nenhuma decisão está separada da anterior.

Outro detalhe que fez-me gostar da leitura foi a forma como inseriram os livros como base da relação de ambos. Os livros tiveram um papel importante na história, e claro, para qualquer amante de livros isto derrete o coração! Tudo começou com livro e por aí se desenrolou.

Porém, como nem tudo pode ser perfeito, senti que na segunda parte do livro ele perdeu um pouco da sua essência. A história deixou de ser assim tão apelativa quanto a primeira parte, parece que deixou de fazer sentido e parecia quase uma confusão. A primeira parte foi bastante interessante e até divertida, ao contrário da segunda que assim fez com que o final parecesse muito pobre.

Recomendo o livro, acreditem que a história vale realmente a pena. Mas, dou-vos um pequeno conselho, comecem esta leitura sem quaisquer expectativas para esta aventura de Olga e Mateo. Comecem a leitura com a mente vazia, não pensem em nada e acima de tudo, não leiam a sinopse. Pensem com os personagens. Partilhem ideias. Leiam e descubram um livro completamente diferente daquilo que já leram.

  • Reply
    C.
    Janeiro 29, 2019 at 12:06

    Fiquei super curiosa… vou adicionar à minha lista 😉

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    • Reply
      Daniela
      Fevereiro 2, 2019 at 15:35

      Espero que leias, depois aguardo feedback! Beijinhos <3

  • Reply
    So happy with Less
    Janeiro 28, 2019 at 10:10

    Um livro que gostava de ter gostado, porque até gostei de muitas das reflexões da autora. E não estava com nenhuma expectativa mas acabou por me desiludir.

    • Reply
      Daniela
      Fevereiro 2, 2019 at 15:34

      Acho que o livro começa bem, mas acaba mal. Ainda bem que gostei, a primeira leitura do ano tinha que ser pelo menos quatro estrelas!

Deixar uma resposta