Lifestyle Literatura

Como Leio Quando Tenho Preguiça

Janeiro 24, 2019

Nem sempre apetece ler, e verdade seja dita, passei quase o mês de Dezembro todo sem ler quase uma única página. Há dias assim, e não é de todo mau ter momentos assim. Precisámos de tirar algum tempo das leituras, colocar pressões não ajuda a fluir leituras, pelo contrário. Eu que estou habituada a ler todos os dias, nem que seja pouco, acho estranho quando passo dias e dias sem ler uma página que seja. Arranjei métodos para contornar esse problema, gosto de ler e sei o quanto é importante para mim, ter a leitura na minha rotina.

Nunca me esforço para ler, por mais frustrada que me sinta, nunca leio por obrigação. Se sinto que a leitura não flui, paro ou avanço para outra. Não sou pessoa de deixar livros a meio ou por acabar, só em casos extremos e muito raros. Sou daquelas pessoas que lê os livros até ao fim, mesmo que não esteja a gostar. Porquê? Porque até as leituras que não gostamos podem ensinar-nos alguma coisa.

As dicas que eu reuni são simples, e qualquer um pode fazer. Funcionam comigo, por isso não quer dizer que vá funcionar com vocês. Como eu não deixo leituras a meio, vocês podem vir a deixar, depende de vocês mesmos. Apenas, volto a repetir, não se obriguem de todo a ler.

  • Define uma meta diária

Eu quando sinto que nenhuma leitura flui e tenho milhares de livros para ler faço uma simples coisa: pego nos livros que estou a ler, divido cada um deles em 50 páginas por dia, e tento ler essas páginas por dia até acabar o livro. Caso esteja a ler dois livros ao mesmo tempo, leio 50 páginas de um e 50 de outro. Costumo utilizar post-its para ajudar na divisão, assim temos uma noção de quantos dias podemos demorar para terminar o livro. Eu escolho sempre 50 páginas porque é o que eu costumo ler em cerca de 1 hora de leitura, vocês escolhem um número conforme o vosso ritmo, claro.

  • Ler algo que não demore muito tempo

A melhor forma de estimular a leitura é ler, nem que seja uma simples notícia. Como nem sempre começo o dia a ler, era bom, gosto de inserir algo que envolva leitura. Durante a manhã passo muito tempo de um lado para o outro, mas ao pequeno-almoço gosto de ler um pouco os blogues que sigo. Acabam por ser a primeira leitura do dia, isto quando não pego num livro para ler algumas páginas. Podem sempre optar por ler mesmo as notícias, ou pegar num livro menor, como, por exemplo, um livro de poemas, banda desenhada, mangá, graphic novel, etc. Desde que vos estimule para ler mais é o que importa.

  • Deixar-se influenciar por outros leitores

Tenho utilizado esta dica várias vezes, e na minha opinião é uma das melhores para nos influenciar a ler quando não nos apetece e, ao mesmo tempo, apetece, vocês sabem. Vejam outros leitores a ler, como agora anda muito na moda, os reading vlogs, gosto de ver pessoas a partilhar a sua rotina de leitura, opiniões dos livros, etc. Influenciam-me a ler, sinto aquela necessidade enorme de ler e acabámos por dar valor ao trabalho dos nossos booktubers. Podem ainda passar imenso tempo a ver fotos no bookstagram, também pode-vos dar inspiração para fluir nas leituras.

  • Reler um livro antigo

Nunca pensei vir a utilizar esta dica. Quando comecei isto do blogue disse a mim mesma “não vais perder tempo a ler o que já leste”. Verdade seja dita, hoje em dia sinto mais vontade em reler obras que já li, do que propriamente a ler as novidades que por aí andam. Compro novidades, é complicado não o fazer, mas hoje em dia controlo-me mais porque sei que pretendo reler muitos outros livros. Já reli imenso durante o ano passado, e sem dúvida que adorei a experiência. Tenho o exemplo do “O Grande Gatsby” que já li e reli diversas vezes, e se correr bem, vou reler novamente este ano. São livros que me fazem sentir bem, por isso acabo por ler mais após uma releitura desses livros. Experimentem esta dica quando as leituras em andamento não fluírem

  • Não te obrigues a ler, não falta escolhas

Achei necessário voltar a falar no quanto é importante não sentir obrigação a ler, vejo todos os dias pessoas que se obrigam a ler apenas porque sim. Não o façam, é a pior coisa que um leitor pode fazer. Leiam por prazer. Se aquele livro não vos agarra agora, peguem nele depois. Avancem para outra leitura e deixem esse em pausa. Não percam assim tempo com essa leitura que não fluí, quando têm outra à vossa espera e que pode ser muito melhor. Isto vindo de uma pessoa que detesta deixar livros a meio até parece estranho. Mas é verdade, eu posso não gostar de deixar livros a meio, mas quando não fluí a leitura paro e avanço para outra.

  • Dica de risco e conta própria: ir a uma livraria ou biblioteca

Esta dica é muito arriscada, eu sei, mas nada melhor para estimular a leitura do que visitar um lugar recheado de livros, correto? Claro, vão sentir aquela tentação de levar um ou outro livro, mas se não levarem a carteira isso não acontece! Vão de espírito livre e carteira livre, é a melhor forma de poupar dinheiro e mesmo assim dar uma voltinha pelo mundo dos livros. Eu sei, falar é fácil, fazer é outra história.

  • Audiobooks até são bons

Nunca pensei vir a gostar deste formato literário. Não é um formato de leitura que use regularmente, opto por usar para livros em inglês ou livros que já tenha lido e queira reler enquanto faço outra tarefa, como limpar a casa. O meu método quando se trata de ouvir audiobooks, em inglês, por exemplo, é ter o livro à minha frente e ir acompanhado a leitura. Assim desenvolvo um pouco melhor o meu inglês e a leitura acaba por fluir. Não são todos que gostam deste género, mas olhem que acaba por ser uma boa dica.

  • Simplesmente aceitar

A vida é assim, temos de aceitar que nem sempre teremos tempo e motivação para ler. Não queremos aceitar porque vemos a nossa tbr com imensos livros para ler e que nunca baixa, livros novos que queremos comprar… Eu sei que é complicado, mas vejam o lado positivo: algum dia, a vontade de ler irá reaparecer e poderão ler muitos livros. Não fique frustrados se a leitura não fluir, há momentos que devemos parar e fazer outra coisa, como ver uma série ou um filme. Sugiro verem adaptações de livros, aí pode surgir uma vontade de ler, quem sabe.

São estas a dicas que muitas vezes utilizo, são dicas que podem ou não ser úteis para vocês. Depende claro de cada um de vós, nem todos somos iguais. Ainda bem que assim é. Deixem-se levar pelas leituras, com o tempo irão atingir um ritmo de leitura bom, que vos dê satisfação. Eu consigo bem ler um livro de 300 páginas em 2 dias caso não tenha nada para fazer, mas nem todos são assim. Cada pessoa com o seu ritmo. O que realmente importa é ler. E, não se deixem assustar pela tbr que está na vossa estante, ela pode ser enorme, mas vocês são mais.

  • Reply
    José Lança
    Janeiro 25, 2019 at 10:59

    É interessante ver como são os hábitos de leitura de outras pessoas e as estratégias que cada um arranja para se motivar.

    No meu caso, tenho definido 1 hora de leitura diária, de 2ª a Sábado, quer me apeteça ou não. Contudo, e como disseste, cada pessoa é diferente e o processo de leitura de uma pessoa pode não ser indicado para outra.

    Para mim ler é obrigatório para manter uma cabeça saudável. É algo que está ao mesmo nível do que fazer exercício físico e ter uma alimentação equilibrada.

    Audiobooks também oiço muito, uso principalmente o Audible e o Blinkist, mas não os conto como tempo da minha hora de leitura diária, na qual uso exclusivamente livros. Os Audiobooks são excelentes para ouvir durante uma caminhada ou nos transportes públicos.

    Ótimo post. Gostei.

    desbloqueie-se.com

    • Reply
      Daniela
      Janeiro 26, 2019 at 12:47

      Identifico-me imenso com o seu comentário. Desde que comecei a ler mais que sinto que um dia sem leitura não é o mesmo. Gosto de ler um pouco de manhã, no mínimo uma meia hora e faço o mesmo à noite. É quase como um ritual para manter o meu bem-estar e felicidade. Audiobooks normalmente apenas oiço enquanto faço tarefas domésticas, e ajuda-me imenso. Claro que não há nada como um bom livro!

  • Reply
    Melanie Moreira
    Janeiro 24, 2019 at 20:36

    Eu adoro adoro ler e nunca tenho preguiça para ler ahahah
    Não consigo ouvir os audiobooks!
    Subscrevi por email 🙂
    Beijinhos

    • Reply
      Daniela
      Janeiro 26, 2019 at 12:45

      Eu de tanto ler acabo por vezes cair no género de uma ressaca literária! Eu gosto imenso de audiobooks, ajuda-me de certa forma a relaxar! Obrigada por subscreveres! Espero que gostes do conteúdo que por aqui encontrares <3

  • Reply
    Abiaaa
    Janeiro 24, 2019 at 13:21

    Olá , verdade sinto isso tanta vez.. e por vezes é dificil voltar a ler , porque sinto-me sem vontade simplesmente. Tal como referiste todos somos diferentes por isso tentemos arranjar as nossas melhores formas para voltar a ler , algo que se gostamos de fazer não temos de ver nisso um frete. Um beijinho

    • Reply
      Daniela
      Janeiro 26, 2019 at 12:44

      Até eu que todos os dias tenho o hábito de ler acaba por sentir isso. Temos de arranjar formas de deixar a preguiça de lado, não é fácil, eu bem sei, mas temos de ser fortes e seguir as paixões!

Deixar uma resposta