Bookstagram Lifestyle

Como Edito Fotos Para o #Bookstagram?

Janeiro 21, 2019

Quando criei a minha primeira conta de instagram nunca na vida imaginei que pudesse haver uma comunidade relacionada apenas com livros. Acabei por descobrir esta comunidade em 2016, tinha acabado de ir a primeira vez à feira do livro da minha cidade e senti necessidade de partilhar o meu amor pelos livros. Já tinha visto umas contas só de livros, e achei que poderia vir a tentar.

Voilá. Quase 3 anos depois sinto que foi a partir daquela comunidade que criei mais raízes com os livros, que criei amizades, descobri livros, autores, e acima de tudo, criei o meu blogue. O que aprendi durante estes anos? Imensa coisa, várias dicas. Mudei, podem ver que realmente eu mudei. Desde a primeira foto até à última publicada. Desde da forma de tirar as fotos à forma de editar. É sobre isso que venho cá hoje falar. Edição de fotos para o #bookstagram.

Como tiro fotos?

Uso apenas o meu telemóvel, não vejo qual a necessidade de investir numa máquina especial para tirar fotografias. O meu telemóvel é um iPhone 6 Plus, tem boa qualidade e consigo ter as fotos com uma qualidade magnífica. Procuro um fundo do meu agrado, normalmente opto por um fundo castanho ou até mesmo neutro, acrescento detalhes que deem um pouco de cor à foto e coloco o foco todo da foto no livro. O livro é mesmo o destaque, por isso, eu coloco-o centrado e faço com que a foto seja tudo para o livro. A melhor dica que posso dar é escolherem um fundo que passe despercebido, assim o livro nunca perde o destaque.

Qual aplicação uso? E como?

Eu tenho uma forma muito simples para editar as fotos. Uso uma aplicação que acho deve ser do conhecimento de todos: o VSCO. Aposto nesta aplicação por dois motivos: tem uma grelha que me dá a possibilidade de ter uma noção do como ficará a foto no meu feed de instagram e possui diversas funcionalidades grátis para edição. Os filtros são bons, sem ter necessidade de comprar mais, os grátis são suficientes para todos os gostos.

O primeiro passo que faço é sem dúvida tirar a foto, procuro um fundo do meu agrado, coloco uns objetos para dar um toque especial à foto e foco-me em ter luz natural suficiente na foto para já por si só, ela estar muito bonita. Depois passo para a aplicação, não coloco um filtro logo, pelo contrário. Mexo nas opções secundárias, como o contraste, luz, sombras, exposição, nitidez, etc. Faço com que a foto fique do meu agrado, mexo em todas as definições, sem medos. Só no fim, coloco um filtro, mas costumo baixar a intensidade do filtro para não perder a qualidade da foto. Há outros casos até que eu nem coloco filtro, é o exemplo da foto abaixo.

Vamos a um exemplo?

Esta foto foi a que publiquei hoje no instagram. A fotografia da esquerda não está editada, tirei a foto assim. A da direita, essa sim, já está editada. Tem muita coisa que não gosto nesta foto na foto original, principalmente a pouca luz. Infelizmente a luz não estava favorável, acontece, mas o que fazer para contornar esse problema? Ainda bem que as aplicações oferecem a possibilidade de aumentar a luz da foto. Abaixo, mostro-vos uma lista com as edições que fiz na foto.

  • Exposição +2,0
  • Contraste + 2,0
  • Equilíbrio do Branco: Temperatura -1,0
  • Equilíbrio do Branco: Matiz -0,5
  • Saturação +1,0
  • Nitidez +5,0
  • Claridade +2,0
  • Dividir Tom: Matiz de Realces +2,0

Como viram não utilizei nenhum filtro, não é obrigatório colocar filtro. Acreditem que as fotos ficam bonitas mesmo sem filtro. O resultado ficou do meu agrado, como eu queria e imaginei. A edição foi simples e rápida. Após editar uma foto basta apenas copiar e colar nas restantes.

Dicas Extra:

  • Procurem sempre luz natural, isso dará outro efeito às fotografias;
  • Não usem várias aplicações para editar a mesma foto, foquem-se em editar numa só aplicação para não perder qualidade;
  • Podem sempre editar as fotos na própria aplicação do instagram, porque não?
  • Não usem flash para tirar fotos, dá um ar terrível às fotos (apenas a minha opinião);
  • Basta terem o fundo sempre da mesma cor, ou detalhes da mesma cor nas fotos para o vosso perfil ter logo um ar mais bonito;
  • Limpem a lente antes de tirar uma foto, seja o telemóvel ou não;
  • Usem sempre as mesmas edições para as fotos que publicarem, assim terão um género de feed sem terem muito trabalho.

Estas são apenas algumas dicas e a forma como edito as fotos do meu instagram. Pensavam que seria algo de mais? Eu gosto imenso de ser muito simples, pois, eu sou perfecionista e sei que acabo por perder imenso tempo a editar. Não gosto de pensar demasiado nas edições, se fica ou não bom no perfil… Edito conforme gosto e apetece-me, caso não fique como quero, apago e tiro outra. E quando fico farta do mesmo estilo de fotos? Mudo. Simples.

Não coloquem demasiada pressão em cima de vocês por causa de uma rede social. Partilhem aquilo que gostem. Se não gostam de uma foto, apaguem. Se gostam, partilhem. Mas não percam horas à procura de aplicações e edições para as tornar iguais a todas as outras que vimos todos os dias, sejam diferentes e únicos.

    Deixar uma resposta